O que é que Portugal tem?

Invocando a portuguesa Carmen Miranda: "O que é que a baiana tem? ... Tem graça como ninguém!". Uma verdadeira equipa de luxo, composta por celebridades de Hollywood e por notáveis de várias nacionalidades, usam os media, as redes sociais e o passa-palavra para elogiar Portugal, gerando uma onda de curiosidade que traz cada vez mais gente a visitar e escolher Lisboainfo-icon, Porto e outras cidades como primeira ou segunda morada para viver.

Parece coisa pouca, mas Portugal dificilmente poderia aspirar a melhor estratégia de marketing em prol da sua promoção. Como diz a Santa Casa: é fácil, barata, e dá milhões!

UMA EQUIPA DE LUXO

  • Scarlett Johansson, a cantora e atriz norte-americana de 33 anos, comprou um apartamentoinfo-icon no Príncipe Real. Lisboainfo-icon torna-se assim na cidade mais recente nas escolhas da famosa atriz ( Lost in TranslationVicky Cristina Barcelona) a somar às cidades de Los Angeles e Nova York. O Príncipe Real é um bairro famoso pelo encanto dos seus edifícios e do seu jardim. É um dos bairros de Lisboa mais em voga e que tem crescido em pontos de interesse nos últimos anos. Populado por bares, restaurantes e lojas, atrai cada vez mais uma clientela jovem e "trendy". A sua proximidade com o Bairro Alto é também um dos seus principais chamarizes.
  • O ator John Malkovich, foi um dos primeiros famosos a escolher Portugal para viver e investir, há mais de 15 anos. Comprou um imóvel em Lisboa, abriu o restaurante Bica do Sapato, comprou o Lux, despertando assim a atenção do mundo para o nosso país.
  • O ator alemão Michael Fassbender escolheu Lisboa para adquirir um apartamento T5 em Alfama, com acabamentos de luxo, um jardim e vista privilegiada para o rio Tejo. Este é parte integrante do Palácio de Santa Helena, datado de finais do século XVI e estima-se que terá custado cerca de 2 milhões de euros.
  • Monica Bellucci, a lindíssima atriz italiana, apaixonou-se pelo bairro de Alfama, em Lisboa e adquiriu um apartamento para recuperar, com vista para o Tejo, também por 2 milhões de euros e também no Palácio de Santa Helena.
  • Madonna é uma das mais famosas cantoras rendidas à cultura portuguesa, tendo-se mudado mais a sua família para a nossa capital, onde arrendou um apartamento. São públicas as tentativas para obter um visto de residência e formalizar a aquisição de uma casa, com destaque para diversos imóveis apalaçados.
  • Alicia Vikander, a atriz sueca famosa por desempenhar o papel de Lara Croft no filme Tomb Raider, comprou um soalheiro apartamento em Alfama.
  • Christian Louboutin, o conhecido estilista francês dos famosos "sapatos de sola vermelha", também escolheu Alfama para adquirir um apartamento e a praia da Comporta para adquirir uma pequena quinta.
  • Philippe Starck o designer mais famoso do mundo, mudou-se para Portugal há 4 anos, onde alugou uma casa em Cascaisinfo-icon pertencente à Condessa de Monte Real e não se inibe de adjetivar os portugueses como “o povo mais amável do mundo”.
  • Eric Cantona, o ex-futebolista e agora ator, apaixonou-se pela capital portuguesa, à qual chama "Rio de Janeiro da Europa", vivendo atualmente com a sua família num apartamento no Príncipe Real.
  • Wayne Rooney, o jogador de futebol britânico, comprou uma moradiainfo-icon de luxo no Algarveinfo-icon, por mais de 5 milhões de euros e ofereceu-a à sua mulher.
  • Garrett McNamara, o famoso campeão e um dos maiores embaixadores do surf, tem casa na região de Sintrainfo-icon, e o seu tempo é partilhado entre o Havai e Portugal. Ficou mundialmente conhecido pelo duplo recorde que obteve ao surfar a maior onda de sempre (30m) na Praia do Norte, na Nazaré. A sua paixão por Portugal cresceu e foi aqui que se casou em 2012 e recentemente escolheu o nome de Nazaré para a sua recém-nascida filha.
  • Nesta lista não podiam faltar os nossos irmãos brasileiros e a lista é bem grande. Entre os nomes mais conhecidos que já investiram na compra de uma segunda casa em Portugal (com preferência pela região de Lisboa), contam-se Luana Piovani, Aguinaldo Silva, Paolla Oliveira, Giovanna Antonelli, Glória Perez, Joana Balaguer, Márcia Goldschmidt, Zezé Motta, Mallu Magalhães e Marcelo CameloFlávia Freire, Cláudia Abreu e Fernanda Torres. São actores e actrizes, músicos, figuras reconhecidas da TV e do Cinema e Jornalistas que procuram uma segunda oportunidade de vida em Portugal, fugindo ao clima de instabilidade e insegurança que se vive atualmente no Brasil.

Mas a lista de "imigrantes de luxo" não pára de crescer e anunciam-se novas promessas:

  • Harrison Ford, o famoso Indiana Jones, quer adquirir uma herdade em Castelo Branco.
  • Phil Collins estará interessado em comprar um imóvel no Chiado.

Confirmadas ou não, o efeito destas alegadas "notícias" que invadem a imprensa mundial têm o mesmo impacto das intenções já confirmadas, gerando "buzz marketing" e mantendo Portugal no top dos melhores locais para viver. Lisboa já foi mesmo apelidada como ”a nova casa dos famosos”.

AO SERVIÇO DE PORTUGAL

Se o Turismo de Portugal pretendesse admitir para os seus quadros, profissionais para trabalhar na promoção do país, seria difícil recrutar gente tão abnegada, e comprometida com tal propósito. Eles dão entrevistas nos seus países de origem, escrevem artigos, filmam e divulgam através dos seus canais de marketing próprios, participam em eventos sociais, etc, etc. e sempre a elogiar Portugal e os portugueses.

As redes sociais são o seu espaço de trabalho predileto e o seu público alvo são os seus fãs e seguidores, espalhados por todo o mundo. Promovem Lisboa, Porto, Nazaré, Comporta, Algarve, etc. mostrando imagens que apaixonam o mundo, como Madona o fez recentemente, ao ser filmada enquanto passeava a cavalo pelas praias desertas da Comporta. Público da Madona? Mais de 30 milhões de seguidores, só entre o Facebook e o Instagram.

PORQUÊ PORTUGAL? E O QUE PROCURAM?

Lisboa - Parque das Nações

A lista de motivos que atraem famosos a Portugal é partilhada com os muitos milhões de turistas que não param de afluir ao nosso país, com especial destaque para Lisboa, Porto e Algarve:

Segurança, privacidade, sol e clima ameno, a hospitalidade dos portugueses, boas escolas internacionais, pessoas que dominam várias línguas, um bom sistema de saúde, arquitectura com história, boa gastronomia, praias, golf, etc. etc. 

Não se prevê que esta onda venha a perder força, pois o passa-palavra e as amizades que caracterizam estes meios sociais reforçam-na e contribuem para que as novidades se vão sucedendo, dia após dia.

Ainda este fim-de-semana um reconhecido ator e produtor americano, numa visita relâmpago de 48 horas ao nosso país, apaixonou-se por um imóvel promovido por mim, no famoso bairro de Campolide e não fora já estar reservado e ele te-lo-ia comprado na hora. Razões para esta paixão? Mais uma vez a fama de Lisboa, o charme dos nossos bairros históricos e as "dicas" que os amigos lhe haviam dado.

Mas existem outros motivos que também constituem um forte apelo: Portugal tem, apesar das confusões e notícias recentes menos abonatórias, programas de Visa Gold e de Autorização de Residência para Investimento (ARI) com diversas vantagens fiscais, que oferecem um motivo adicional para atrair os famosos mais "endinheirados".

Por outro lado, os preços dos imóveis praticados em Portugal são mais baixos, quando comparados com os praticados noutros países europeus, constituindo uma vantagem de peso na hora de decidir. Todavia este trunfo já foi maior, pois recentemente temos assistido a taxas de inflação significativas nos preços dos imóveis, principalmente em Lisboa, Porto e Algarve.