TAE

Para efeitos dos empréstimos à habitação, a T.A.E. ou Taxa Anual Efectiva corresponde ao custo anual do empréstimo bancário, em função do montante em dívida.

A T.A.E. contabiliza os custos associados ao pedido de empréstimo tais como juros, despesas de processo e comissões. Todavia a TAE não reflete os encargos com seguros e outros produtos associados ao crédito à habitação

É normalmente utilizado como referência de comparação entre bancos, pois permite analisar com maior rigor o custo total dos juros associados ao crédito à habitação.

Artigos relacionados

Distrate da Hipoteca
No caso de um contrato relacionado com o crédito à habitação, o distrate é um documento emitido pelo banco e que comprova a extinção da dívida e a rescisão da hipoteca associada.
A hipoteca, associada ao empréstimo para compra de imóvel, é uma garantia real, normalmente sobre o próprio imóvel, que assegura ao credor, geralmente um banco, ser ressarcido do valor em dívida, caso haja incumprimento do devedor.
Crédito Consolidado
O crédito consolidado visa reduzir os encargos mensais com múltiplos empréstimos, através da negociação, visando reduzir os custos do crédito (uma só taxa de juro e uma maturidade mais favorável). Resumindo, a consolidação de créditos passa por renegociar uma carteira de vários créditos e convertê-...

Siga-me nas redes sociais