O Programa de Vistos Gold, criado para atrair investimentos e facilitar deste modo a autorização de residência a estrangeiros com nacionalidade fora do espaço Shegen, acelerou de novo em 2016 após um perÃodo de estagnação no ano passado.
Só no primeiro semestre deste ano, foi já superado o valor total do investimento obtido por esta via durante todo o ano de 2015.
Do total do investimento associado aos Golden Visa, a fatia de leão vai para o investimento no ramo imobiliário. Segundo a CPCI – Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário, em 2016 já foram investidos 509 milhões de euros no primeiro semestre, mais 111% do que ano anterior.
Desde o inÃcio da introdução desta prerrogativa legal, foram já captados 2.104 milhões de euros de investimento externo (90% respeitantes do sector imobiliário).
Sendo que o investimento no imobiliário por parte de cidadãos estrangeiros é efetivamente uma parcela importante da atividade exportadora nacional e contribui para o equilÃbrio das contas externas, penso que deverá ser dado todo o apoio à melhoria da eficiência, rapidez e transparência de todo este processo. Portugal precisa!