Resolução alternativa de litígios

Em caso de litígio, pode contactar o Centro de Informação de Consumo e Arbitragem do Porto (CICAP) ou recorrer à Plataforma de Resolução de Litígios em Linha da Comissão Europeia (com acesso através do sítio do consumidor em https://ear-rentals.com/termos-e-condicoes/resolucao-alternativa-de-litigios/, entre outros), que direciona o consumidor para entidades de Resolução Alternativa de Litígios (RAL) autorizadas. Esta solução alternativa é mais rápida e acessível do que recorrer aos tribunais.

Quem são as entidades RAL?

  • São entidades que auxiliam consumidores e empresas a resolver conflitos através de mediação, conciliação ou arbitragem, que é um processo equiparado a uma decisão judicial, mas mais célere e com custos reduzidos.

Como funciona a Plataforma de Resolução de Litígios em Linha?

  1. O consumidor preenche um formulário na plataforma online da Comissão Europeia.
  2. O comerciante é notificado e ambos têm um prazo para dialogar e intentar chegar a um acordo.
  3. Se não houver acordo, a reclamação é encaminhada para uma entidade RAL, que será selecionada de uma lista apresentada na própria plataforma.

Onde encontrar as entidades RAL em Portugal?

  • A lista e contactos das entidades RAL autorizadas são divulgados pela Direção-Geral do Consumidor (DGC) no Portal do Consumidor, acessível no endereço www.consumidor.gov.pt, ou na lista abaixo:

Entidades RAL:

Contactos úteis