Golden Visa volta a atrair investimentos para Portugal

O Programa de Vistos Gold, criado para atrair investimentos e facilitar deste modo a autorização de residência a estrangeiros com nacionalidade fora do espaço Shegen, acelerou de novo em 2016 após um período de estagnação no ano passado.

Só no primeiro semestre deste ano, foi já superado o valor total do investimento obtido por esta via durante todo o ano de 2015.

Do total do investimento associado aos Golden Visa, a fatia de leão vai para o investimento no ramo imobiliárioinfo-icon. Segundo a CPCI – Confederação Portuguesa da Construçãoinfo-icon e do Imobiliário, em 2016 já foram investidos 509 milhões de euros no primeiro semestre, mais 111% do que ano anterior.

Desde o início da introdução desta prerrogativa legal, foram já captados 2.104 milhões de euros de investimento externo (90% respeitantes do sector imobiliário).

Sendo que o investimento no imobiliário por parte de cidadãos estrangeiros é efetivamente uma parcela importante da atividade exportadora nacional e contribui para o equilíbrio das contas externas, penso que deverá ser dado todo o apoio à melhoria da eficiência, rapidez e transparência de todo este processo. Portugal precisa!

127 leituras