- Home
- Ana Mação
- KW
- Imóveis
- Blog
- Contactos
Do ponto de vista imobiliário, o Spread de um empréstimo bancário para compra de habitação, é a percentagem fixa que se adiciona à taxa de referência (normalmente indexada ao Ãndice Euribor).
Ou seja, a prestação mensal relativa ao empréstimo facultado pelo Banco é calculada mensalmente como o somatório do valor da amortização do empréstimo + o valor dos juros calculado com base na taxa indexante + o valor do Spread + outros serviços (tais como seguros, e serviços).
A taxa do Spread é fixa para todo o perÃodo do empréstimo e dependente das condições iniciais referidas no contrato com o Banco e replicadas na escritura de compra do imóvel. A revisão da taxa de juro indexada é feita de forma periódica, de acordo com o perÃodo acordado (pode ser de 3 em 3 meses, 6 meses, anualmente ou por um perÃodo fixo que não costuma exceder os 5 anos).
A taxa do Spread contratada inicialmente com o banco pode variar em função da taxa de esforço do tomador do crédito, ou da contratação de serviços adicionais obrigatórios tais como cartões de crédito, domiciliação do vencimento, planos de poupança reforma, etc. baixando desta forma o valor do Spread.