Spread

Do ponto de vista imobiliário, o Spread de um empréstimo bancário para compra de habitação, é a percentagem fixa que se adiciona à taxa de referência (normalmente indexada ao índice Euribor).

Ou seja, a prestação mensal relativa ao empréstimo facultado pelo Banco é calculada mensalmente como o somatório do valor da amortização do empréstimo + o valor dos juros calculado com base na taxa indexante + o valor do Spread + outros serviços (tais como seguros, e serviços).

A taxa do Spread é fixa para todo o período do empréstimo e dependente das condições iniciais referidas no contrato com o Banco e replicadas na escritura de compra do imóvel. A revisão da taxa de juro indexada é feita de forma periódica, de acordo com o período acordado (pode ser de 3 em 3 meses, 6 meses, anualmente ou por um período fixo que não costuma exceder os 5 anos).

A taxa do Spread contratada inicialmente com o banco pode variar em função da taxa de esforço do tomador do crédito, ou da contratação de serviços adicionais obrigatórios tais como cartões de crédito, domiciliação do vencimento, planos de poupança reforma, etc. baixando desta forma o valor do Spread.

Artigos relacionados

Leasing Imobiliário
O Leasing Imobiliário é uma solução de financiamento, para compra e/ou construção de imóveis, e que permite ao cliente, usufruir de um imóvel durante por um determinado período de tempo, contra o pagamento ao proprietário de uma renda. 
A hipoteca, associada ao empréstimo para compra de imóvel, é uma garantia real, normalmente sobre o próprio imóvel, que assegura ao credor, geralmente um banco, ser ressarcido do valor em dívida, caso haja incumprimento do devedor.
Taxa de Esforço
A taxa de esforço é um indicador que mede o peso das despesas financeiras no rendimento total do agregado familiar e que é utilizado na análise de risco.

Siga-me nas redes sociais