Spread

Do ponto de vista imobiliárioinfo-icon, o Spreadinfo-icon de um empréstimo bancário para compra de habitaçãoinfo-icon, é a percentagem fixa que se adiciona à taxa de referência (normalmente indexada ao índice Euribor).

Ou seja, a prestação mensal relativa ao empréstimo facultado pelo Banco é calculada mensalmente como o somatório do valor da amortização do empréstimo + o valor dos juros calculado com base na taxa indexante + o valor do Spread + outros serviços (tais como seguros, e serviços).

A taxa do Spread é fixa para todo o período do empréstimo e dependente das condições iniciais referidas no contrato com o Banco e replicadas na escritura de compra do imóvel. A revisão da taxa de juro indexada é feita de forma periódica, de acordo com o período acordado (pode ser de 3 em 3 meses, 6 meses, anualmente ou por um período fixo que não costuma exceder os 5 anos).

A taxa do Spread contratada inicialmente com o banco pode variar em função da taxa de esforçoinfo-icon do tomador do crédito, ou da contratação de serviços adicionais obrigatórios tais como cartões de crédito, domiciliação do vencimento, planos de poupança reforma, etc. baixando desta forma o valor do Spread.

Artigos Relacionados

Conservatória do Registo Predial Conservatória do Registo Predial
É um serviço público que tem como principal função registar toda a informação relativa aos bens imóveis, ou seja: a localização, composição e identificação dos sucessivos proprietários.
FINE FINE - Ficha de Informação Normalizada Europeia
A FINE (Ficha de Informação Normalizada Europeia) é um documento de carácter obrigatório, que emana do Banco de Portugal e que os bancos têm que facultar a quem contrata um crédito, nomeadamente o crédito para habitação, onde são facultadas informações sobre as principais caraterísticas do... Ler mais...
Moradia Moradia
Esta é uma designação comum para uma casa independente, com ou sem jardim, sendo também comum usar a palavra vivenda em vez de moradia.