Leasing Imobiliário

O Leasing Imobiliário é uma solução de financiamento, para compra e/ou construção de imóveis, cuja simplicidade e rapidez processual, entre outras vantagens, atrai cada vez mais interessados.

Esta solução permite ao cliente (o locatário), usufruir de um imóvel durante por um determinado período de tempo, contra o pagamento ao proprietário (o locador) de uma renda. O cliente dispõe da opção de compra do imóvel, no final do contrato e contra pagamento do valor residual pré-estabelecido.

Trata-se de um financiamento a médio e longo prazo que não está restringido apenas a imóveis destinados à habitação, podendo também ser utilizado na aquisição de lojas, escritórios, clínicas, hotéis, armazéns, instalações industriais, etc.

Um contrato de Leasing Imobiliário tem múltiplas vantagens entre as quais a flexibilidade nas condições de financiamento, e é habitualmente caraterizado por:

  • Um prazo (para empresas o prazo pode variar entre 5 a 15 anos),
  • Uma entrada inicial (20% é um valor habitual)
  • Um valor residual (valores habituais entre 2% a 10%).

As vantagens do Leasing Imobiliário são várias:

Vantagens fiscais

  • Dedução fiscal dos encargos financeiros com os juros incluídos na renda do imóvel;
  • Depreciação dos bens em locação financeira até aos limites legais definidos;
  • Isenção do pagamento de IMT na eventual transmissão do imóvel, no final do contrato, para o proprietário definitivo.

Outra vantagens

  • Ausência de Imposto do Selo relativo aos juros e despesas com abertura do crédito;
  • Pagamento de uma parte do financiamento (valor residual) no final do contrato;
  • Menos custos: o Leasing Imobiliário dispensa hipoteca associada à operação, uma vez que o imóvel mantém-se como propriedade do Banco até ao pagamento do valor residual.
  • Possibilidade de incluir o valor do IMT e outras despesas associadas ao contrato/registos no financiamento global do Leasing, caso a avaliação do imóvel comporte essa margem;
  • Opção de, durante o período contratual, ceder a posição contratual a terceiros; 
  • Possibilidade de sublocação do imóvel (locar o imóvel a terceiro, mantendo-se como locatário);
  • As rendas a liquidar podem ser do tipo antecipadas, posterizadas, variáveis, mensais, trimestrais ou semestrais;
  • É compatível com sistemas de incentivos do Estado, bem como incentivos comunitários.

Condições de acesso a um Leasing Imobiliário

Existem leasings imobiliários para particulares e para empresas, embora nem todas as entidades financeiras que praticam esta modalidade de crédito sirvam ambos os mercados. As condições de financiamento, bem como o tipo e o valor das garantias exigidas podem diferir consoante se trate de um cliente particular ou de uma sociedade.

Um contrato de Leasing Imobiliário pode financiar a aquisição de imóveis já construídos e, ou obras de beneficiação ou adaptação, bem como a compra de terrenos e respetiva construção de imóvel.

Quanto Custa?

A TAE - Taxa Anual Nominal é calculada com base na taxa Euribor acrescida do valor do spread, o qual pode atingir valores elevados entre 5% e 10%, devido às taxas Euribor se encontrarem com valores historicamente baixos. Como exemplo: Ou seja, considerando uma taxa hipotética de 10% de 9,875%, para um crédito de 350.000 Euros a 120 meses, entrada inicial de 20% e valor residual de 2% e LTV de 80%, incluindo

Ao somatório das rendas liquidadas e do valor residual existem habitualmente despesas administrativas tais como Comissão de Dossier, Comissão de Processamento de Rendas, Comissão de Gestão de Contrato, Comissão de Reembolso Antecipado, Comissão de Cessação Contratual, Comissão de final de Contrato, etc.

Garantias exigidas

Quando se trata de empresas, normalmente é solicitada uma livrança subscrita pela Empresa com aval dos sócios e cônjuges. É claro que as garantias exigidas podem ser outras dependendo da análise de risco de crédito.

Quem disponibiliza Leasing Imobiliário

Os bancos são as principais entidades financeiras a disponibilizar este tipo de produto. Aqui ficam alguns links:

Artigos relacionados

Distrate da Hipoteca
No caso de um contrato relacionado com o crédito à habitação, o distrate é um documento emitido pelo banco e que comprova a extinção da dívida e a rescisão da hipoteca associada.
Crédito Consolidado
O crédito consolidado visa reduzir os encargos mensais com múltiplos empréstimos, através da negociação, visando reduzir os custos do crédito (uma só taxa de juro e uma maturidade mais favorável). Resumindo, a consolidação de créditos passa por renegociar uma carteira de vários créditos e convertê-...
A hipoteca, associada ao empréstimo para compra de imóvel, é uma garantia real, normalmente sobre o próprio imóvel, que assegura ao credor, geralmente um banco, ser ressarcido do valor em dívida, caso haja incumprimento do devedor.

Siga-me nas redes sociais