Hipoteca

Hipoteca

No ramo imobiliárioinfo-iconhipotecainfo-icon de uma casainfo-icon é frequentemente utilizada sempre que o comprador recorre a um empréstimo à habitaçãoinfo-icon. A hipoteca voluntária é um documento legal, acordado entre o credor (habitualmente um banco ou outra entidade de crédito) e o devedor (o beneficiário do empréstimo), o qual menciona uma ou mais garantias reais, de modo a assegurar ao credor o pagamento do valor em dívida, em caso de incumprimento por parte do devedor. 

A garantia pode ser o próprio bem imobiliário, sobre o qual incide o empréstimo, ou outro qualquer pertencente ao devedor ou a terceiros, desde que o respetivo valor cubra o montante em dívida.

Em caso de incumprimento a entidade credora, o banco, pode executar a hipoteca e proceder ao registo de posse da propriedade, se for inferior ao montante em dívida, ou à venda do mesmo de modo a ser ressarcido do valor ainda em divida, acrescido de juros de mora.

O registo da hipoteca

A hipoteca de uma casa tem que ser obrigatoriamente registada na Conservatória do Registo Predialinfo-icon. Se tal não acontecer a hipoteca deixa de ser válida. 

Cancelamento da hipoteca

A hipoteca de uma casa pode ser cancelada, e deverá sê-lo após o términos do empréstimo, sendo necessário que para tal se proceda ao cancelamento da hipoteca. Este procedimento terá que ser registado uma vez mais numa Conservatória do Registo Predialinfo-icon, sendo necessária a entrega de um documento autenticado em que se declara o consentimento expresso do credor.

Quando o motivo do cancelamento é a venda do imóvel, aquele deverá ser efetuado com uma antecedência de 15 dias face à data da escritura de venda. Se o cancelamento ocorre por ter sido liquidado o valor do total do empréstimo, o proprietário terá que requer ao banco que emita um documento em que renuncia à hipoteca e declara saldada a dívida. Este documento intitula-se distrateinfo-icon da hipoteca. Neste caso, quando o proprietário proceder ao registo do cancelamento da hipoteca, na Conservatória do Registo Predial, deverá fazer entrega do distrate bancário.

Custos associados à hipoteca

Existem vários custos associados: taxas cobradas pelo banco, custos com o notário/solicitador e os registos na Conservatória. Estes custos são variáveis e não tabelados, exceto os atos praticados por entidades públicas.

Artigos Relacionados

Conservatória do Registo Predial Conservatória do Registo Predial
É um serviço público que tem como principal função registar toda a informação relativa aos bens imóveis, ou seja: a localização, composição e identificação dos sucessivos proprietários.
Hipoteca Hipoteca
A hipoteca corresponde a uma garantia real que assegura ao credor (habitualmente um banco) que, em caso de incumprimento por parte do devedor do pagamento integral do valor do empréstimo, o primeiro possa ser ressarcido do valor em divida.
Caderneta Predial Caderneta Predial
A Caderneta Predial é um documento emitido por qualquer repartição de finanças, para todos os prédios suscetíveis de pagamento do IMI e atesta a propriedade do mesmo, as suas características bem como a situação regularizada da matriz.