Quem quer comprar casa, e não tem os capital necessário para financiar a aquisição recorre normalmente a um banco / entidade financeira para contratar um empréstimo para habitação, parcial ou quase na totalidade.
Pode acompanhar aqui toda a informação e notícias associada a esta modalidade de crédito e já sabe, a diferença entre estar bem ou mal informado pode representar muito dinheiro, num empréstimo cujo período de amortização poderá ir até 40 anos.
Segundo dados recentes do Eurostat, cerca de 77% das famílias portuguesas são proprietárias das suas casas. Este número impressionante coloca-nos bem acima da média europeia, que ronda os 69%. Mas como chegámos até aqui e o que nos reserva o futuro? Vamos explorar!
Estatísticas e ComparaçõesQuando comparamos Portugal com outros países europeus, a diferença é...
Ler maisAo ser aprovado no dia 8 de janeiro de 2024 o "Simplex dos Licenciamentos", no âmbito do Pacote Mais Habitação, deixou de ser obrigatória a apresentação da licença de utilização e ficha técnica do imóvel, ou prova da sua existência, no momento em que realiza a escritura de compra e venda de uma casa, com efeitos retroativos a 1 de Janeiro de 2024.
Mas afinal, para que... Ler maisPortugal é um destino apreciado por estrangeiros, graças ao seu clima ameno, sentimento de segurança, boas escolas, serviços de qualidade e infraestruturas, por ter um povo recetivo e hospitaleiro, onde o domínio da língua inglesa é grande, paisagens magníficas e uma cultura rica. Estas razões são amplificadas por um mercado imobiliário atrativo,...
Ler maisO mercado imobiliário português tem enfrentado desafios significativos devido às variações nas taxas de juro. Em junho, os juros representaram mais de metade da prestação do crédito à habitação, afetando diretamente os proprietários e potenciais compradores.
A Situação em PortugalEm junho, a taxa de juro implícita nos contratos de crédito à habitação atingiu 3,649%, o valor mais alto...
Ler maisSejamos claros, sem o crédito à habitação não seria possível a muitos portugueses usufruir dum direito básico: ter um teto e condições de habitabilidade adequadas. O BCE acabou de anunciar medidas que vão encarecer o custo desse crédito. E avisou que vem aí mais aumentos!
Após uma subida de 0,5% em Julho, segue-se uma subida de 0,75% nas taxas diretoras do BCE....
Ler maisQuando se olha para a evolução estatística dos vários indicadores que compõem o cenário imobiliário é fácil de constatar que, caso não surjam eventos extraordinários com forte impacto na economia, essa evolução tenderá a seguir uma curva cuja tendência é previsível. Pelo menos é isto que as teorias matemáticas nos ensinam.
Por outro lado o preço das...
Ler mais