Conservatória do Registo Predial

Conservatória do Registo Predial

É um serviço público que tem como principal função registar toda a informação relativa aos bens imóveis, ou seja: a localização, composição e identificação dos sucessivos proprietários.

Qua ações podem ser realizadas numa Conservatória de Registo Predial

  • A constituição, o reconhecimento, a aquisição ou a modificação dos direitos de propriedade, usufruto, uso e habitação, superfície ou servidão.
    (por exemplo a aquisição de um imóvel por compra ou doação. Neste último caso, se o doador reservar para si o usufruto do bem doado, o registo de aquisição a favor do donatário implica a realização, oficiosa (sem depender da vontade das partes), do registo de usufruto.)
  • A constituição ou a modificação da propriedade horizontal e do direito de habitação periódica;
  • As operações de transformação fundiária resultantes de loteamento, de estruturação de compropriedade e de reparcelamento, bem como as respectivas alterações;
  • Hipotecainfo-icon;
  • Locação financeira;
  • Penhora e declaração de insolvência;
  • Reconhecimento, constituição, modificação ou extinção de algum dos direitos anteriormente referidos, as acções de impugnação pauliana ou as respectivas decisões finais.

Os atos de registo predial passaram a poder ser efetuados e os respetivos meios de prova obtidos, em qualquer conservatória, independentemente da sua localização geográfica.

Na Conservatória do Registo Predialinfo-icon da área onde se situa o imóvel poderá consultar: 

  • Qual o proprietário em nome do qual que se encontra registado um dado imóvel; 
  • Se existem hipotecas ou penhoras a favor de terceiros; 
  • Se o imóvel ou a fracção está sujeito a qualquer usufruto, ou outro ónus ou encargo (por exemplo acção judicial) a favor de terceiros.

Onde posso encontrar uma Conservatória de Registo Predial?

Existe uma conservatória por cada concelho de Portugal. Na página do IRN - Instituto dos Registos e do Notariado poderá consultar a lista completa das conservatórias em território nacional.

Artigos Relacionados

Distrate Distrate da Hipoteca
No caso de um contrato relacionado com o crédito à habitação, o distrate é um documento emitido pelo banco e que comprova a extinção da dívida e a rescisão da hipoteca associada.
FINE FINE - Ficha de Informação Normalizada Europeia
A FINE (Ficha de Informação Normalizada Europeia) é um documento de carácter obrigatório, que emana do Banco de Portugal e que os bancos têm que facultar a quem contrata um crédito, nomeadamente o crédito para habitação, onde são facultadas informações sobre as principais caraterísticas do... Ler mais...
Angariação Imobiliária Angariação Imobiliária
A actividade de angariação imobiliária é aquela em que, por contrato de prestação de serviços, uma pessoa singular se obriga a desenvolver as acções e a prestar os serviços previstos necessários à preparação e ao cumprimento dos contratos de mediação imobiliária, celebrados pelas empresas de... Ler mais...