Em 2023, pelo sétimo ano consecutivo, o meu trabalho como consultora imobiliária foi distinguido com o 1º lugar entre os 3 000 consultores da KW Portugal. Esta distinção deve-se ao total acumulado de transações imobiliárias realizadas durante os doze meses do ano.
2023 foi, de facto, mais um ano repleto de desafios para o setor imobiliário em Portugal, seguindo a tendência dos três anos anteriores. Desde a pandemia de 2020, cada ano que passa parece trazer consigo novos obstáculos e complicações.
Em 2020, o panorama mundial foi abalado pelo confinamento, uma medida inesperada que veio alterar profundamente o nosso quotidiano. Seguiu-se um perÃodo de inflação significativa, impactando diversos setores económicos, nomeadamente o imobiliário. A este cenário já complexo, somou-se a guerra na Ucrânia, trazendo consigo mais incertezas e desafios. No setor imobiliário, um dos efeitos mais sentidos foi o aumento das taxas de juro do crédito à habitação. Esta mudança teve um impacto direto e considerável no mercado, afetando tanto compradores como vendedores.
Atualmente, enfrentamos uma nova dificuldade: a escassez de imóveis disponÃveis. Este fenómeno, aliado ao aumento dos preços, está a tornar o acesso à habitação cada vez mais complicado para a maioria dos portugueses. Estes desafios colocam uma pressão acrescida sobre o setor da mediação imobiliária, exigindo uma adaptação constante e uma busca por soluções inovadoras para atender à s necessidades de um mercado em constante evolução.
Contudo, apesar de todos estes desafios, 2023 revelou-se como o ano mais frutÃfero da minha carreira enquanto consultora imobiliária. Os números falam por si!
Porém, à semelhança de anos anteriores, o mercado trouxe novas particularidades. Em 2023, notei uma diminuição nas transações com clientes portugueses, que geralmente pertencem à classe média-alta, em favor de um aumento de clientes estrangeiros e portugueses residentes no estrangeiro. Em comparação com 2022, o valor médio por transação subiu, tanto pelo contÃnuo aumento do preço das habitações quanto pela venda de mais propriedades de luxo.
Concluà menos transações do que em 2022 - um total de 50 - mas estas representaram um valor de negócios superior ao ano anterior:
O valor total dos imóveis vendidos ascendeu aos impressionantes 33 milhões de euros!
Apesar do volume de vendas ter sido o meu melhor de sempre, o meu GCI (Gross Commission Income) ou seja o total de comissões recebido pelas transações fechadas foi praticamente igual ao de 2022, uma vez que alguns dos recebimentos foram diferidos para 2024.
Ou seja, segundo o escalão da KW Portugal, relativamente a 2023 irei receber a distinção de Tripla Platina, tal como em 2022, um patamar inédito em Portugal para os cerca de 3000 consultores que trabalham para a maior marca de franchising do mundo: a Keller Williams.  Pode ser que seja em 2024 que atinja finalmente o patamar de Quádruplo Platina. É bom termos objetivos!
Aqui fica o meu agradecimento a todos os clientes que contribuÃram para este feito, à marca (KW Portugal), ao Market Center ( KW Sol ) e a todos os colegas do setor imobiliário.
O trabalho, a consistência e a qualidade garantem resultados. Basta ter a resiliência necessária!