10 vantagens de ter um cão em casa

A maioria de nós, amantes de cães, sabe que a vida é melhor quando se vive com um animal de estimação e o cão, o melhor amigo do homem, é um animal muito especial. A decisão de escolher um cão como animal de companhia e assim preencher ainda mais o espaço da sua casa, com alegria amor incondicional, companheirismo e entretenimento é uma decisão e que irá trazer muitas vantagens à sua vida!

Desfrutar da companhia de um cão pode fazer maravilhas pelo seu bem-estar. Pesquisas recentes demonstraram que ter um cão é bom para si e para a sua família, física e emocionalmente. Os cães nos deixam mais felizes, mais saudáveis ​​e nos ajudam a lidar com uma crise - e podem até mesmo ajudá-lo a conseguir um encontro. Leia mais sobre os 10 benefícios científicos de se ter um cachorro.

1. Os cães fazem-nos a sentir menos sozinhos

Os cães podem fazer-lhe companhia mesmo quando outras pessoas não podem. Eles têm um amor incondicional para lhe oferecer, apoio emocional e abraços constantes que ajudam a colmatar o isolamento social. 

Na Austrália, onde existem tantos animais de estimação quanto seres humanos, um estudo descobriu que a posse de cães pode reduzir a solidão. Os proprietários de cães afirmaram socializar mais do que os não proprietários da vizinhança. Mais de metade dos 339 entrevistados, afirmou que conheciam os seus vizinhos e a comunidade local graças ao seu cão e mais de 4/5 disseram ser habitual falar com outros donos ao passear o seu animal.

Noutro estudo, uma pesquisa com donos de animais de estimação realizada pelo Human Animal Bond Research Institute, 85% dos entrevistados afirmaram que a interação com animais de estimação reduzia a solidão. A maioria concorda que as interações entre humanos e animais de estimação podem ajudar a lidar com o isolamento social.

2. Os cães fazem bem à saúde

Ter um cão pode ajudá-lo a viver mais. Com base numa compilação de estudos publicados entre 1950 e 2019, concluiu-se que os donos de cães têm menor risco de morte. 

Até mesmo morar com um cão pode fazer a diferença. Pessoas com problemas anteriores de coração tiveram um nível ainda maior de redução do risco de morte. A pesquisa concluiu que o vínculo entre humanos e cães reduz o stress, que é uma das principais causas de problemas cardiovasculares.

Acariciar um cão familiar reduz a pressão arterial, a frequência cardíaca, retarda a respiração e relaxa a tensão muscular. Cientistas da Washington State University descobriram que apenas 10 minutos de carícias podem ter um impacto significativo. Os participantes do estudo tiveram uma redução significativa no cortisol, uma importante hormona do stress.

3. Os cães ajudam a lidar com as crises

Os cães podem ajudar a recuperar psicologicamente de uma crise. A Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Purdue descobriu que os veteranos militares com PTSD (Stress Pós-Traumático) apresentaram melhores resultados físicos e psicológicos quando possuem um cão de serviço. Veteranos com um cão de serviço apresentaram menos sintomas de PTSD e maior capacidade para o combater. A simples companhia de um cão pode oferecer conforto e reduzir a ansiedade. Vários outros estudos demonstraram que os cães contribuem decisivamente para aliviar o stress e a ansiedade originada por vivências traumáticas.

4. Os cães contrariam a sedentariedade

Quer se goste ou não, um cão está sempre presente para nos forçar àquelas longas caminhadas ao longo de calçadas e caminhos, que de outro modo não ocorreriam. Um estudo britânico de 2019 descobriu que os donos de cães têm uma probabilidade 4 vezes maior, do que os não donos, para cumprir as recomendações diárias de atividade física. O dono de um cão passa quase 300 minutos por semana a caminhar com o seu companheiro canino, o que representa mais 200 minutos do que o habitual para as restantes pessoas.

5. Os cães ajudam a socializar

Se está à procura da alguém para namorar, pode ter chegado a hora de arranjar um cão. A presença de um cachorro torna as pessoas mais agradáveis ​​e atraentes.

Nma série de estudos, concluiu-se que o dono(a) de um cão tem maior probabilidade de conseguir o número de alguém, se se fizer acompanhar por um "cachorro fofinho". Noutro estudo, os investigadores pediram aos participantes que classificassem e escolhessem, em fotos, as pessoas que pareciam mais felizes e relaxadas. A maioria escolheu as que apareciam na companhia de um cão.

Um estudo realizado pelo Pet Wingman descobriu que homens e mulheres sentem-se mais atraídos, nas redes sociais, por aqueles que incluem o seu cão na foto de perfil. Esse estudo revelou ainda que, em relação a esse tema, as mulheres são ainda mais beneficiadas do que os homens. Outro estudo revelou que 65% dos donos admitem tirar mais fotos com os seus cães do que com os restantes amigos e membros da família.

6. Os cães tornam-nos mais sociais

Caminhar com um companheiro canino pode tornar-nos mais acessíveis e ser um ponto de partida para o início duma conversa com um estranho. Basta lembrar-se de quantas vezes parou para conversar com outras pessoas num parque para cães, fossem eles seus vizinhos ou amigos novos.

Os pesquisadores descobriram que cerca de 40% dos donos de cães têm mais facilidade em construir amizades. Os cães são a forma perfeita de se relacionar com estranhos e fazer novas amizades.

Um  estudo da Escola de Medicina Veterinária Cummings da Tufts University concluiu que as pessoas que têm um forte apego a um animal de estimação se sentem mais conectadas em seus relacionamentos humanos e em suas comunidades.

7. Os cães são tão adoráveis ​​que nos fazem amá-los

Há uma razão pela qual os cachorros são tão irresistíveis: as características faciais de um cão possuem um " esquema infantil ". Esses “libertadores sociais” desencadeiam uma resposta inata do cuidador nos humanos. Portanto, da próxima vez que você não conseguir parar de assistir a um vídeo de um cachorro, saiba que aqueles olhos grandes e orelhas caídas são cientificamente atraentes.

8. Os cães tornam-nos mais felizes

Um simples olhar para um cachorro pode levantar o seu ânimo: um estudo de 2009 no Japão descobriu que olhar nos olhos de seu cachorro aumenta o seu nível de oxitocina, também conhecido como a "hormona do amor". Além dos benefícios gerais para a saúde em ter um cão, eles são estimuladores naturais do seu humor. De acordo com um estudo de 2017, pessoas com SIDA têm menos probabilidade de sofrer de depressão se tiverem um animal de estimação.

9. Os cães ajudam os idosos na vertente cognitiva e na interação social

Estudos que exploraram os efeitos dos cães em idosos encontraram resultados muito positivos. Um estudo descobriu que a terapia com animais de estimação melhora a função cognitiva de residentes com doenças mentais em cuidados de longa duração. Outro estudo mostrou diminuições significativas nos comportamentos agitados de idosos com demência e melhoria nas interações sociais.

O melhor amigo de quatro patas oferece amor e apoio incondicional, o que é especialmente importante em tempos difíceis. Embora as pessoas possam pensar que estamos cuidando de nossos companheiros caninos, na verdade o benefício é mútuo: os cães cuidam de nós, e a ciência confirma isso.

Atualizado em: 
4. Abril 2021
270 leituras

Siga-me nas redes sociais