- Home
- Ana Mação
- KW
- Imóveis
- Blog
- Contactos
O Colégio Marista de Carcavelos é uma escola, localizada em Parede / Carcavelos, fundada em 1965 com valências que vão desde o pré-escolar até ao 12º ano. O colégio tem como inspiração o exemplo de São Marcelino Champagnat em "formar bons cristãos e virtuosos cidadãos".
O Colégio Marista de Carcavelos integra a Rede Global de Escolas Maristas, um projeto do Conselho Geral do Instituto dos Irmãos Maristas que tem como objetivo interligar mais de 600 escolas Maristas de 80 paÃses dos 5 continentes.
O projeto de uma escola com melhores condições concretizou-se em Carcavelos, numa área privilegiada da linha do Estoril. A escolha do local, influenciada pela procura de internatos em zonas em crescimento demográfico, contou com o apoio de entidades privadas e públicas. A área, inicialmente rural, foi progressivamente urbanizada devido ao aumento demográfico nacional, à deslocação de pessoas da cidade para a periferia e ao êxodo rural impulsionado pela industrialização.
Localizada num vasto terreno e contando com diversas edificações vocacionadas para diferentes ciclos de aprendizagem, o colégio conta com diversos equipamentos de modo a oferecer uma experiência de ensino o mais completa possÃvel:
É este o grande farol que ilumina e dirige toda a caminhada de uma Escola Marista, voltada para a Educação Integral e sólido Ensino de Qualidade. Orientamo-nos para uma pedagogia integrada em que fé, cultura e vida se harmonizam, segundo quatro linhas fundamentais:
Para além das atividades letivas, os alunos dispões de um vasto leque de atividades extracurriculares:
Preçário: Consulte a tabela para 2023/2024
Os Irmãos Maristas fundaram em Portugal a sua primeira escola em outubro de 1947, na Rua da Estrela, em Lisboa, inicialmente denominada Colégio Champagnat e, mais tarde, Externato Champagnat. Começou com cerca de 30 alunos, aumentando para duas centenas três anos depois. Em 1950, abriram um internato na Quinta de Vila Formosa, junto ao aeroporto, chamado Colégio Champagnat, com uma dúzia de alunos internos e 10 externos. Rapidamente, este número aumentou, levando à busca de um espaço maior que satisfizesse as necessidades pedagógicas e vivenciais dos estudantes.
A 8 de outubro de 1965 o Colégio Marista de Carcavelos tornou-se uma realidade. A 23 de outubro de 1969, por despacho ministerial foi concedido o Alvará à Congregação Marista para a operação do estabelecimento de ensino particular, denominado Colégio Marista de Carcavelos, com lotação máxima de 768 alunos, incluindo 240 internos. Inicialmente, o colégio acolhia apenas alunos do sexo masculino. Foi no ano letivo de 1971/72 que abriu as portas ao sexo feminino.
A falta de escolas públicas na área, agravada após o 25 de abril, levou à celebração de um acordo para ceder cerca de dois terços das instalações do colégio à recém-criada Escola Secundária de Carcavelos, situação que perdurou de 1978 a 1986. Após a recuperação total das instalações, o colégio expandiu-se significativamente e atualmente conta com mais de 1600 alunos, em regime de paralelismo pedagógico.
Marcelino Champagnat, nascido a 20 de maio de 1789 em Marlhes, França, foi o nono filho de uma famÃlia cristã. Inspirado por sua fé profunda e devoção a Maria, seguiu o caminho sacerdotal, ordenando-se em 22 de julho de 1816. Fundou a Congregação dos Pequenos Irmãos de Maria (Irmãos Maristas) a 2 de janeiro de 1817 em La Valla.
Apesar das dificuldades e do ceticismo inicial, a sua missão prosperou, com foco na educação e catequese de jovens, especialmente em áreas rurais. Marcelino faleceu a 6 de junho de 1840, foi canonizado em 1999 pelo Papa João Paulo II, deixando um legado de dedicação à educação e amor pelas crianças.