Esta designação é habitualmente usada para classificar uma habitação que se encontra distribuída por dois pisos, existindo uma escadaria interior que faz a ligação entre eles.
Este conceito é mais utilizado sobretudo em apartamentos, uma vez que as moradias normalmente já se encontram distribuídas desta forma. Os apartamentos Duplex têm uma procura muito grande nas cidades, pois permitem replicar o conceito de moradia em ambientes de elevada densidade urbanística.
A possibilidade de dividir funcionalmente o apartamento, distribuindo os quartos no piso superior e as áreas de lazer e refeições no piso inferior, são um elemento de grande valorização do imóvel, daí que os apartamentos Duplex sejam facilmente vendidos.
Um apartamento Duplex pode apresentar esta característica de raiz, no caso deter sido construído como tal, ou então resultar de um projeto de remodelação e ampliação. Neste caso convém ter algum cuidado pois existem muitos apartamentos que foram ampliados e ligados ao sótão sem obedecer a um projeto de arquitetura devidamente autorizado e licenciado pela câmara municipal. Tal pode acarretar dissabores caso necessite de comprar o imóvel com recurso ao crédito à habitação, ou se a mesma situação ocorrer quando um dia mais tarde o desejar vender.
Nota Importante: A informação contida neste glossário destina-se apenas a fins informativos. Para o devido aconselhamento em matérias jurídicas ou fiscais, é indispensável a consulta de um advogado, notário, solicitador ou contabilista devidamente autorizado.
Seja para vender o seu imóvel pelo valor máximo ou para encontrar a casa ideal, conte com a minha experiência enquanto consultora Top Producer KW Portugal. Fale comigo sem compromisso. Comece hoje com um simples contacto.
Contacte-me Hoje