Apartamento

Apartamento

Apartamentoinfo-icon é a designação para uma fração independente dum edifício, destinada a habitaçãoinfo-icon particular, residindo desta forma diversas famílias no mesmo edifício.

Um apartamento é distinguido pela sua área e pelo número de quartos que o compõem: T1 significa 1 quarto, T2: 2 quartos, T3: 3 quartos, T4: 4 quartos, etc. Para esta tipologiainfo-icon não contam as salas, cozinhas, casas de banho, ou divisões de arrumação.

O conjunto de apartamentos pertencentes ao mesmo edifício (ou a vários edifícios, quando se inserem numa área exterior partilhada) é regido por um condomínio, ao qual cada proprietário do apartamento, paga uma taxa para liquidação de despesas comuns, tais como: pintura das paredes exteriores do edifício, manutenção e reparação de elevadores, serviços de segurançainfo-icon, manutenção de áreas ajardinadas, consumo de eletricidade nas áreas comuns, limpeza das mesmas, etc.

Artigos Relacionados

Adicional ao IMI Adicional ao IMI
Este imposto, ao contrário do IMI, reverte para os cofres do Estado e aplica-se a todos os contribuintes singulares e coletivos, que sejam detentores de um património imobiliário cujo valor global exceda os €600.000.
IMT IMT - Imposto Municipal sobre Transmissões Onerosas
O IMT ou Imposto Municipal sobre Transmissões Onerosas de Imóveis e aplica-se a transmissões de bens imóveis, localizadas dentro do território português.
VPT  VPT - Valor Patrimonial Tributário
O VPT ou Valor Patrimonial Tributário é o valor atribuído aos prédios urbanos para habitação, comércio, indústria e serviços, sobre o qual incide a taxa do IMI - Imposto Municipal sobre Imóveis.