Apartamento

Apartamento é a designação para uma fração independente dum edifício, destinada a habitação particular, residindo desta forma diversas famílias no mesmo edifício.

Um apartamento é distinguido pela sua área e pelo número de quartos que o compõem: T1 significa 1 quarto, T2: 2 quartos, T3: 3 quartos, T4: 4 quartos, etc. Para esta tipologia não contam as salas, cozinhas, casas de banho, ou divisões de arrumação.

O conjunto de apartamentos pertencentes ao mesmo edifício (ou a vários edifícios, quando se inserem numa área exterior partilhada) é regido por um condomínio, ao qual cada proprietário do apartamento, paga uma taxa para liquidação de despesas comuns, tais como: pintura das paredes exteriores do edifício, manutenção e reparação de elevadores, serviços de segurança, manutenção de áreas ajardinadas, consumo de eletricidade nas áreas comuns, limpeza das mesmas, etc.

Artigos relacionados

Duplex
Esta designação é habitualmente usada para classificar uma habitação que se encontra distribuída por dois pisos, existindo uma escadaria interior que faz a ligação entre eles. 
Moradia
Esta é uma designação comum para uma casa independente, com ou sem jardim, sendo também comum usar a palavra vivenda em vez de moradia.
Tipologias de Habitação
A Tipologia de uma Habitação é uma classificação que define o tipo de habitação com base no layout, número de quartos assoalhados, divisão das áreas, entre outros fatores. Por exemplo, T3 significa: "T" de tiplogia e "3" o número de assoalhadas.

Siga-me nas redes sociais