Moradia

Esta é uma designação comum para uma casa independente, com ou sem jardim.

Moradia

Também se usa a palavra vivenda em vez de moradia, pois são sinónimos (embora a origem latina de moradia venha de «casa para morar» e vivenda de «casa para viver». 

A moradia pode ou não ter o seu espaço delimitado por muros. Existem diferentes tipos de moradia:

  • Moradia em banda - mais do que 2 moradias construídas de modo a que as suas paredes laterais e o seu telhado são comuns;
  • Moradias geminadas - 2 moradias, em que uma das paredes laterais e o telhado é comum. O espaço de jardim, quando existe pode ser comum, ou separado por muros;
  • Moradia uni-familiar - a moradia é completamente independente e as suas paredes exteriores e telhado não são partilhadas, com nenhuma outra moradia.

As moradias em banda normalmente constituem-se num condomínio, havendo lugar ao pagamento de uma taxa para despesas comuns. As moradias também podem estar inseridas num condomínio comum, fechado ou não.

Artigos relacionados

Apartamento
Apartamento é a designação para uma fração independente dum edifício, destinada a habitação particular, residindo desta forma diversas famílias no mesmo edifício.
Tipologias de Habitação
A Tipologia de uma Habitação serve para designar o número de quartos assoalhados de uma casa, bem como a estrutura e divisão das áreas.
Duplex
Esta designação é habitualmente usada para classificar uma habitação que se encontra distribuída por dois pisos, existindo uma escadaria interior que faz a ligação entre eles. 

Siga-me nas redes sociais