Moradia

Moradia

Esta é uma designação comum para uma casainfo-icon independente, com ou sem jardim.

Também se usa a palavra vivenda em vez de moradiainfo-icon, pois são sinónimos (embora a origem latina de moradia venha de «casa para morar» e vivenda de «casa para viver». 

A moradia pode ou não ter o seu espaço delimitado por muros. Existem diferentes tipos de moradia:

  • Moradia em banda - mais do que 2 moradias construídas de modo a que as suas paredes laterais e o seu telhado são comuns;
  • Moradias geminadas - 2 moradias, em que uma das paredes laterais e o telhado é comum. O espaço de jardim, quando existe pode ser comum, ou separado por muros;
  • Moradia uni-familiar - a moradia é completamente independente e as suas paredes exteriores e telhado não são partilhadas, com nenhuma outra moradia.

As moradias em banda normalmente constituem-se num condomínio, havendo lugar ao pagamento de uma taxa para despesas comuns. As moradias também podem estar inseridas num condomínio comum, fechado ou não.

Artigos Relacionados

Taxa de Esforço Taxa de Esforço
A taxa de esforço é um indicador que mede o peso das despesas financeiras no rendimento total do agregado familiar e que é utilizado na análise de risco.
Certificado Energético Classes do Certificado Energético
Este documento visa informar o potencial comprador de um imóvel acerca do desempenho energético global do edifício, medidas de melhoria que aumentem a eficiência energética, o conforto e a eventual redução dos consumos de energia.
Moradia Moradia
Esta é uma designação comum para uma casa independente, com ou sem jardim, sendo também comum usar a palavra vivenda em vez de moradia.