- Home
- Ana Mação
- KW
- Imóveis
- Blog
- Contactos
Esta é uma designação comum para uma casa independente, com ou sem jardim.
Também se usa a palavra vivenda em vez de moradia, pois são sinónimos (embora a origem latina de moradia venha de «casa para morar» e vivenda de «casa para viver»).Â
A moradia pode ou não ter o seu espaço delimitado por muros. Existem diferentes tipos de moradia:
A moradia unifamiliar é completamente independente e as suas paredes exteriores e o telhado não são partilhadas com nenhuma outra moradia e trata-se da tipologia mais habitual fora das grandes cidades.
As moradias isoladas são a opção de moradia mais exclusiva nas cidades, sendo por outro lado a solução mais usual nas vilas, aldeias e nas áreas rurais do paÃs.
As moradias unifamiliares são construÃdas em terrenos particulares e geralmente possuem comodidades tais como piscina, jardim ou quintal, espaços de lazer (tais como barbecue, etc.).
As moradias isoladas são ideais para quem procura mais privacidade e espaço extra. Com a pandemia Covid-19 e os confinamentos que lhe sucederam, tornou-se uma solução de habitação muito procurada. Hoje em dia, a banalização do teletrabalho trouxe uma procura ainda maior por esta tipologia de habitação.
Duas moradias são designadas como geminadas, quando compartilham o telhado e apenas uma parede lateral com a casa vizinha.Â
Tirando esta diferença são em tudo semelhantes às moradias em banda. O espaço de jardim, quando existe pode ser comum, ou separado por muros.
Designam-se por Moradias em Banda conjuntos de três ou mais edifÃcios contÃguos, sendo que as moradias do meio partilham ambas as paredes laterais e as 2 da ponta de banda (moradias geminadas) partilham apenas uma parede. O telhado é comum.
As moradias em banda normalmente constituem-se num condomÃnio, fechado ou não, havendo lugar ao pagamento de uma taxa para despesas comuns.
Resumidamente, são 3 as principais tipologias de moradias, isoladas, geminadas e em banda, sendo o preço de construção e a privacidade os caracteristicas que mais as diferenciam, por ordem descendente de grau.
Normalmente, é o Plano Diretor Municipal (PDM) e os loteamentos que definem quais as tipologias de moradias que podem ser construidas num dado lote de terreno.