Moradia

Esta é uma designação comum para uma casa independente, com ou sem jardim.

Também se usa a palavra vivenda em vez de moradia, pois são sinónimos (embora a origem latina de moradia venha de «casa para morar» e vivenda de «casa para viver»). 

A moradia pode ou não ter o seu espaço delimitado por muros. Existem diferentes tipos de moradia:

Moradia isolada ou unifamiliar

A moradia unifamiliar é completamente independente e as suas paredes exteriores e o telhado não são partilhadas com nenhuma outra moradia e trata-se da tipologia mais habitual fora das grandes cidades.

Moradia unifamiliar ou moradia isolada

As moradias isoladas são a opção de moradia mais exclusiva nas cidades, sendo por outro lado a solução mais usual nas vilas, aldeias e nas áreas rurais do país.

As moradias unifamiliares são construídas em terrenos particulares e geralmente possuem comodidades tais como piscina, jardim ou quintal, espaços de lazer (tais como barbecue, etc.).

As moradias isoladas são ideais para quem procura mais privacidade e espaço extra. Com a pandemia Covid-19 e os confinamentos que lhe sucederam, tornou-se uma solução de habitação muito procurada. Hoje em dia, a banalização do teletrabalho trouxe uma procura ainda maior por esta tipologia de habitação.

Moradias geminadas

Duas moradias são designadas como geminadas, quando compartilham o telhado e apenas uma parede lateral com a casa vizinha. 

Moradia Geminada

Tirando esta diferença são em tudo semelhantes às moradias em banda. O espaço de jardim, quando existe pode ser comum, ou separado por muros.

Moradia em Banda

Designam-se por Moradias em Banda conjuntos de três ou mais edifícios contíguos, sendo que as moradias do meio partilham ambas as paredes laterais e as 2 da ponta de banda (moradias geminadas) partilham apenas uma parede. O telhado é comum.

Moradias em Banda

As moradias em banda normalmente constituem-se num condomínio, fechado ou não, havendo lugar ao pagamento de uma taxa para despesas comuns.

Resumidamente, são 3 as principais tipologias de moradias, isoladas, geminadas e em banda, sendo o preço de construção e a privacidade os caracteristicas que mais as diferenciam, por ordem descendente de grau.

Normalmente, é o Plano Diretor Municipal (PDM) e os loteamentos que definem quais as tipologias de moradias que podem ser construidas num dado lote de terreno.

Artigos relacionados

Apartamento
Apartamento é a designação para uma fração independente dum edifício, destinada a habitação particular, residindo desta forma diversas famílias no mesmo edifício.
Duplex
Esta designação é habitualmente usada para classificar uma habitação que se encontra distribuída por dois pisos, existindo uma escadaria interior que faz a ligação entre eles. 
Tipologias de Habitação
A Tipologia de uma Habitação é uma classificação que define o tipo de habitação com base no layout, número de quartos assoalhados, divisão das áreas, entre outros fatores. Por exemplo, T3 significa: "T" de tiplogia e "3" o número de assoalhadas.

Siga-me nas redes sociais