Queijas

Queijas é uma vila do concelho de Oeiras, com 2,27 km² e 10 377 habitantes (censo de 2011) e está integrada na União de Freguesias de Carnaxide e Queijas.

Queijas, até pela sua proximidade com a capital Lisboa tem uma vocação urbana de localidade-dormitório, embora possua alguma 

Pontos de Interesse

A Casa de D. Miguel, que segundo a tradição era usada por D. Miguel quando se deslocava a Queijas para caçar, ou por ter funcionado como pouso nas suas viagens entre Lisboa e Queluz.

Datada do século XVIII, é constituída por dois pisos, possui no seu interior um conjunto de azulejos barrocos e pombalinos. No piso térreo, que se pensa corresponder a uma antiga capela, são parcialmente visíveis os painéis azuis e brancos, de cerca de 1740, com cenas do Cântico dos Cânticos. No salão nobre, são visíveis revestimentos em azulejo com representações de paisagens e cenas galantes.

À entrada de Queijas, na rotunda, vindo da Autoestrada A5 (Lisboa-Cascais), foi construída uma Fonte Luminosa e uma estátua em homenagem a São Miguel Arcanjo, patrono da freguesia, com um dragão a seus pés, representando o combate entre o bem e o mal.

A Vila de Queijas, situa-se na proximidade (separada apenas pela A5) do complexo desportivo do Jamor, do Estádio Nacional, da Cidade do Futebol e do rio Tejo.

Mapa: 
 
765 leituras

Siga-me nas redes sociais