Carnaxide

Outrora sede de freguesia, hoje Carnaxide pertencente à nova União de Freguesias de Carnaxide e Queijas. Carnaxide tem-se distinguindo nos últimos anos como pólo de atração para novos projetos residenciais e de serviços. A sua vocação inicial como localidade dormitório, pela proximidade a Lisboa, foi preterida face ao desenvolvimento registado nas duas últimas décadas.

A designação de Carnaxide tem origem a lingua árabe: "carna-axide", que significa "monte de terra vermelha", ou no celta «carn-achad» (terra de pedras soltas). Esta é uma das localidades de Oeiras com antecedentes de ocupação histórica mais antigos. Celtas e Árabes, já por aqui passaram e deixaram rastros da sua ocupação. Local de passeio de nobres e poetas, de entre os quais se destacam o rei D. Pedro V, em termos de registos históricos documentais Carnaxide remonta ao século XII.

A zona de influência de Carnaxide extravasa o núcleo central antigo e é constituída pelos aglomerados urbanos de Carnaxide (25 911 habitantes), Outurela, Portela, Gandarela, Casal da Serra, Valejas Norte, Alfragide (quinta do paizinho), Nova Carnaxide e Alto dos Barronhos, distribuidos por 6,63 km² de área, contando com um total global de 80 000 habitantes (Censo 2011).

Para além da vocação habitacional, como localidade dormitório de Lisboa, Carnaxide tem um número elevado de grandes empresas como a EFACEC, Sumol ou Mota-Engil, diversos parques empresariais, espaços industriais, pequeno e grande comércio. Partilha com a Amadora uma das principais zonas comerciais de Lisboa, com vários centros comerciais como o Alegro (centro comercial), a IKEA, a Decathlon, Makro, Norauto, Seaside Center, Media Markt, Moviflor, Continente, Jumbo, Tartaruga Imobiliária etc.

Recentemente, novos projetos urbanísticos trouxeram a Carnaxide uma dinâmica de crescimento, a saber:

Cinco District - Complexo imobiliário vocacionado para o setor de serviços, conta com uma torre com 80 metros de altura e 20 pisos e outros dois edifícios de escritórios, um hotel do Grupo Marriott, jardins (interiores e exteriores) e uma praça para receber eventos, num investimento total de 80 milhões de euros.

World Trade Center - O projeto, em fase de construção, integra três edifícios com escritórios, um hotel, auditório e espaços comerciais, graças a um investimento total de €120 milhões;

Aquaterra Masterplan - Atualmente em fase de Projeto e Estudo por parte da Câmara Municipal de Oeiras (Janeiro de 2021), este complexo é uma infraestrutura de entretenimento com mais de 18 hectares, contemplando uma oferta integrada de desporto, zonas verdes e comercio de qualidade que irá funcionar como um novo pólo de atração e de vivência do espaço exterior ao nível da zona norte de Carnaxide.

Sky City - Um empreendimento na serra de Carnaxide, que irá contemplar 49 moradias isoladas, 66 em banda e 255 apartamentos, da responsabilidade do JPS Group.

Alto da Montanha - Um loteamento em fase de construção, que engloba diversos projetos imobiliários, com destaque para o Dream Living do JPS Group, um investimento de 45 milhões de euros, contemplando 90 apartamentos.

Mapa: 
Atualizado em: 
13. Julho 2021
 
16 leituras

Apartamentos, moradias, terrenos e outros para venda em Carnaxide

Se deseja comprar casa, (apartamento, moradia, um terreno para construção, quinta, herdade, etc.) em Carnaxide, consulte aqui a oferta que tenho disponível. Caso não encontre o imóvel que procura consulte-me, pois a rede interna da Keller Williams Portugal dispõe de muitas oportunidades que esperam por si e alguma delas vai por certo corresponder às suas necessidades.

Siga-me nas redes sociais