A Amadora é uma cidade recente (1979), é parte integrante da Área Metropolitana de Lisboa, tem uma área de 23,8 km2, 171.500 habitantes (2021) e é a 4ª maior cidade do país.
A Amadora está divida em 6 freguesias: Águas Livres, Alfragide, Encosta do Sol, Falagueira-Venda Nova, Mina de Água e Venteira. Encontra-se confinada pelos seguintes municípios: Odivelas (nordeste), Lisboa (sudeste), Oeiras (sul e oeste) e Sintra (oeste e norte).
Inicialmente uma zona de matriz fortemente rural, o município viu o ritmo de crescimento urbano e industrial acelerar entre as décadas de 1950 e 1970, em grande parte graças à melhoria das acessibilidades, nomeadamente após a construção da linha de comboios Lisboa-Sintra.
A partir dessa época sofreu uma forte explosão demográfica, em virtude da sua proximidade geográfica a lisboa, assumindo-se como uma zona dormitório para trabalhadores que migravam do campo para a capital (maioritariamente provenientes do Alentejo) em busca de melhores condições de vida.
Em termos habitacionais e segundo dados do INE:
Em termos de segurança, na última década, a Amadora tem feito um excelente trabalho ocupando hoje a 9ª posição no ranking de incidência de crimes na Área Metropolitana de Lisboa, tendo passado de 41,3 crimes em 2013 para 27,2 crimes em 2020.
A Amadora conta com diversos equipamentos de saúde, com destaque para o hospital público Professor Doutor Fernando Fonseca e 3 hospitais privados: o Hospital da Luz, o Hospital da Trofa e o Hospital Lusíadas Saúde.
Apesar de ser uma cidade essencialmente residencial, a Amadora apresenta parques comerciais, indústrias e sedes de empresas relevantes e importantes a nível nacional. Como parques comerciais, tem o IKEA, Decathlon, Continente e o UBBO (um dos maiores centros comerciais de Portugal). A Amadora tem também as sedes de algumas empresas internacionais a operarem em Portugal como a Siemens e a Roche. Tem também as fábricas dos rebuçados Dr. Bayard, a fábrica de vidro da BA Glass, etc.
A Amadora dispõe de variados equipamentos culturais públicos, entre os quais se destacam:
Entre os clubes desportivos mais importantes contam-se o Estrela da Amadora, a Associação Académica da Amadora e o Clube Natação da Amadora. O Parque Central da Amadora, um espaço multifuncional com 65 mil metros quadrados de zonas verdes, um lago e diversos equipamentos para a prática de atividades físicas e de lazer.
Na Amadora encontra-se a Escola Superior de Teatro e Cinema com várias Licenciaturas, Mestrados, Pós-Graduações e possibilidade de Doutoramentos. Possui ainda um dos campi da Academia Militar, onde se situa parte significativa do corpo de alunos, nomeadamente os alunos internos, os serviços académicos, e parte proporcional dos serviços de apoio e administração. Possui diversas escolas da rede de Escolas Públicas bem como diversos colégios privados.
Para além do transporte ferroviário e metropolitano a Amadora é servida por diversos operadores de autocarros, que asseguram as ligações internas dentro da Amadora e aos municípios vizinhos de Lisboa, Odivelas, Oeiras e Sintra.
Em termos de infraestruturas rodoviárias, entre as principais artérias rodoviárias destacam-se a IC19, A9, A16, A36 e A37.
Se deseja comprar casa, (apartamento, moradia, um terreno para construção, quinta, herdade, etc.) em Amadora, consulte aqui a oferta que tenho disponível. Caso não encontre o imóvel que procura consulte-me, pois a rede interna da Keller Williams Portugal dispõe de muitas oportunidades que esperam por si e alguma delas vai por certo corresponder às suas necessidades.