Conselhos para poupar água com os eletrodomésticos

É daquelas pessoas que lava a loiça à mão antes de colocá-la na máquina de lavar? Que programa seleciona na máquina de lavar quando deseja lavar apenas algumas roupas desportivas? Apesar de estarmos cada vez mais conscientes da importância de cuidar do planeta e promover o consumo sustentável dos recursos à nossa disposição, continuamos a negligenciar alguns pontos essenciais.

Atualmente, todos nós temos eletrodomésticos em casa que facilitam a nossa vida. No entanto, o preço da água e da energia também aumenta com o seu uso, por isso devemos fazer todo o possível para usá-los de forma eficiente, já para não falar na preservação do meio ambiente.

O preço da água

A água é um bem escasso e caro

A água é um bem escasso e o seu preço reflete cada vez mais esta realidade, não só devido aos custos crescentes com o seu tratamento, armazenamento e distribuição, mas também com o aumento das taxas que incidem sobre o serviço de fornecimento. Em Portugal existem medidas de apoio que passam pela subsidiação por parte das empresas municipais de águas e ainda por tarifas especiais de apoio às famílias mais carenciadas. Apesar de tudo, tal como demonstra o Estudo da Água de 2020 a disparidade de tarifas por região e a penalização injusta no preço da água para as famílias mais numerosas, convidam à poupança deste bem essencial ao nosso bem estar.

Se tiver curiosidade, pode consultar o Índice de Equidade e Ranking da Água do seu concelho na página da APFN (Associação Portuguesa de Famílias Numerosas): https://www.apfn.com.pt/estudoagua

No poupar é que está o ganho

Casa - No poupar é que está o ganho

Nos dias que correm, o orçamento familiar é atacado em todas as frentes pela inflação crescente dos serviços essenciais, tais como a água, a energia e os custos com a habitação

Alguns eletrodomésticos como a máquina de lavar roupa e a máquina de lavar loiça podem consumir muitos litros de água: o primeiro pode chegar a cerca de 70 L enquanto o segundo a cerca de 20 L. No entanto, podemos tomar medidas para reduzir ao mínimo este gasto.

Desta forma, a Selectra, empresa no ramo da comparação de tarifas de energia, água e telecomunicações, sugere uma série de recomendações que ajudarão a reduzir a conta de água com os seus eletrodomésticos. Saiba quais...

Poupar água com os eletrodomésticos

Como poupar água com os eletrodomésticos

Manter os seus aparelhos em ótimas condições é importante para que funcionem com eficiência e não causem gastos desnecessários.

1 - Adquira produtos com etiqueta energética A

Os eletrodomésticos são sempre acompanhados por uma etiqueta energética homologada de acordo com os regulamentos da União Europeia, sendo a classificação A a mais eficiente em termos de consumo de água e energia. Tenha atenção que desde 1 de março de 2021 a classe energética de alguns eletrodomésticos foi revista. A legislação comunitária acabou com as classes A+, A++ e A+++ das etiquetas de vários eletrodomésticos (televisores, frigoríficos e arcas congeladoras, máquinas de lavar loiça, de lavar roupa e de lavar e secar roupa), passando a etiqueta a ostentar uma escala mais simples de interpretar, de A (mais eficiente) a G (menos eficiente).  Ou seja, os eletrodomésticos com a etiqueta G, são aqueles que gastam mais água e energia.

2 - Faça revisões periódicas aos seus aparelhos

É um aspeto fundamental para que o funcionamento do dispositivo permaneça intacto. Normalmente não costumamos dar atenção ao livro de instruções, e muito menos à parte relacionada à manutenção e revisão periódica que deve ser realizada em todos. Nesse sentido, a limpeza do filtro da máquina de lavar louça é fundamental para evitar entupimentos e o subsequente inundações e desperdício de água.

Se o filtro não funcionar corretamente, a proteção anti fugas de algumas máquinas de lavar loiça é ativada, impedindo que o ciclo de lavagem seja concluído corretamente. Como consequência, será necessário limpar o filtro e a tubagem de água e, em seguida, repetir o ciclo de lavagem.

3 - Limpe primeiro a louça antes da lavagem

Para evitar a lavagem à mão antes, basta retirar os restos de comida da loiça com um guardanapo ou talher e colocar toda a loiça na máquina de forma organizada. Não faça este procedimento com a água da torneira a correr, só desperdiça água e a conta chegará mais alta.

No caso da máquina de lavar louça, os restos de comida geralmente ficam nos filtros acabando por entupirem, e fazendo com que ocorram pequenas inundações. Na pior das hipóteses, isto pode danificar o motor. Portanto, convém remover a sujidade de vez em quando fazendo uma limpeza mais profunda.

Tenha também em atenção que o uso de torneiras modernas de baixo fluxo, ou adaptadores de controle de fluxo nas torneiras antigas (bem como chuveiros com a classe WaterSense ou autoclismos modernos, nas casas de banho) podem reduzir significativamente o consumo de água na sua casa. Torneiras modernas usam 40% menos água do que as torneiras anteriores a 1995.

4 - Adapte a carga de roupa ao programa de lavagem

A lavagem da roupa não deve ser feita apenas de acordo com o grau de sujidade da roupa ou a cor da roupa, mas também prestar atenção ao nível máximo de carga de cada tipo de roupa.

Atualizado em: 
20. Maio 2022
 
41 leituras

Siga-me nas redes sociais