No virar do século o termo "casa ecológica" começou a ganhar uma importância cada vez maior. A origem desta expressão remonta aos anos 70 do século passado, quando o termo "casa verde" começou a ser usado, em plena crise do petróleo. O objetivo de então passava por substituir os fornecedores de materiais usados na construção de casas, por fornecedores mais próximos, de modo a poupar nos custos de transporte, inflacionados pelo preço elevado do petróleo. Relacionado com este conceito, multiplicaram-se um sem número de termos associados: eco, verde, sustentável, ecoarquitetura, eco-friendly, etc.
Construir uma casa ecológica é cada vez mais um requisito das novas gerações, mais conscientes dos riscos que o planeta corre e da escassez dos recursos naturais e energéticos.
São muitos as possibilidades que podem contribuir para a criação duma casa autossustentável: painéis solares, microgeração eólica, técnicas de construção que melhorem o isolamento térmico dispensando a climatização energética, boa orientação solar tirando partido da luz natural, aproveitamento das águas pluviais, etc. Estas opções podem parecer destinadas ao futuro, mas nos últimos anos têm-se popularizado à medida que o seu custo foi baixando.
Aqui poderá acompanhar notícias e artigos relacionados com o tema da sustentabilidade aplicado à construção de casas: