Casas inteligentes, a eficiência energética ao seu dispor

Quando se fala em popuança energética todos sabemos que se deve desligar as luzes quando não necessitamos delas, ou evitar usar aparelhos que gastem muito, tais como o ar condicionado ou sistemas de aquecimento.

Claro que estas continuam a ser sugestões úteis para poupar energia, mas nem sempre nos lembramos delas e por vezes passam-nos completamente ao lado. Sabia que pode melhorar a eficiência energética do seu lar, aliada à tecnologia e ainda poupar dinheiro?

Automatizar o lar é uma tendência que tem ganho cada vez mais adeptos, sendo umas das melhores soluções para quem procura conforto, segurança, mas ao mesmo tempo pretende um uso mais eficiente da energia consumida, e deste modo reduzir a fatura energética.

Como vê, todos estes motivos são uma boa justificação para beneficiar das vantagens da domótica e morar numa casa inteligente,

O que é uma casa inteligente?

Casas inteligentes são aquelas em que somos capazes de controlar as instalações elétricas, a segurança, o gás, ou até o consumo da água, através de um dispositivo eletrónico, tal como um smartphone, computador ou tablet, desde que disponha de uma ligação internet. Pode testar aqui a qualidade e a velocidade da sua internet.

Ao automatizar a sua casa com um sistema de domótica, poderá ajustá-la às suas necessidades reduzindo deste modo o desperdício energético.

As principais vantagens de uma casa inteligente e os pontos a considerar na sua implementação são:

  • Iluminação: Permite que o sistema de iluminação da sua casa se adapte ao seu perfil de consumo. A iluminação tem um grande impacto no seu conforto e bem-estar. Através da combinação de diferentes tipos de luz LED, é possível criar ambientes adequados a cada espaço, com baixo consumo e integrados no conjunto de funcionalidades da instalação.
  • Elementos de proteção solar: A automatização dos estores e persianas e outros elementos de proteção solar, como toldos ou cortinas, é fundamental, pois o controlo mais eficiente dos mesmo permite fornecer sombra, promovendo a eficiência energética, além de aumentar a segurança e a privacidade da sua casa.
  • Climatização: Quando o controlo climático é automático, os sistemas trabalham para manter a temperatura correta a qualquer hora do dia. Dste modo, você não precisa ajustar os valores da climatização, nem estar preocupado com a qualidade do ar ou da humidade.
  • Segurança: Durante a noite, enquanto todos dormem, o sistema vigia para que tudo funcione corretamente. Monitoriza quando alguém tenta entrar na sua casa sem autorização, deteta se há fuga de água ou libertação de fumo, etc. Antes que ocorra qualquer incidente inesperado, o sistema reage alertando os residentes e evitando males maiores.
  • Acesso: Reconhece e fala com quem toca à campainha da sua porta, ou a partir de qualquer lugar através do Smartphone, integrando diferentes níveis de acesso.
  • Eficiencia energética: Aproveita a energia solar, elimina o desperdício energético, gere a energia renovável e carrega por exemplo, o carro elétrico a custo zero.

A domótica representa um passo em frente na inovação tecnológica da sua casa, permitindo obter maior rendimento dos sistemas interligados, demonstrando que a domótica e a eficiência energética andam de mãos dadas nos edifícios inteligentes do futuro. Não viva no passado e adira a uma realidade cada vez mais presente.

Atualizado em: 
9. Junho 2020
 
195 leituras

Siga-me nas redes sociais