Santa Clara

Santa Clara é uma freguesia recente, pertencente à Zona Norte de Lisboa com 3,36 km² de área e 22 480 habitantes (Censo de 2011).

A freguesia de Santa Clara resultou da união das extintas freguesias da Charneca e da Ameixoeira, bem como algumas parcelas de território anteriormente pertencentes às freguesias do Lumiar e de Santa Maria dos Olivais, em 2012, após a Reorganização Administrativa da cidade de Lisboa.

A zona da Ameixoeira é a zona mais procurada para residir, quer pela proximidade com a estação do metropolitano, quer pela proximidade com os eixos rodoviários que ligam Lisboa à periferia: Eixo Norte-Sul, Calçada de Carriche, Autoestradas: A8, A36 e A40.

Para além disso possui zonas verdes, entre as quais importa destacar:

  • o Jardim da Quinta de Santa Clara (ou Jardim da Ameixoeira), um jardim de estilo barroco, outrora uma antiga quinta do século XVIII e que inclui um parque infantil e um quiosque; 
  • o Jardim do Campo das Amoreiras,
  • o Jardim do Parque Oeste, etc.

Outro ponto de interesse é a Igreja de Nossa Senhora da Encarnação, anterior a 1500, é um edifício de estilo barroco que sofreu diversas obras de ampliação ao longo do tempo. Contém os painéis de Pedro Alexandrino de Carvalho e azulejos figurativos do séc. XVIII, que revestem a nave.

Mapa: 
Atualizado em: 
15. Junho 2021
 
15 leituras

Apartamentos, moradias, terrenos e outros para venda em Santa Clara

Se deseja comprar casa, (apartamento, moradia, um terreno para construção, quinta, herdade, etc.) em Santa Clara, consulte aqui a oferta que tenho disponível. Caso não encontre o imóvel que procura consulte-me, pois a rede interna da Keller Williams Portugal dispõe de muitas oportunidades que esperam por si e alguma delas vai por certo corresponder às suas necessidades.

Siga-me nas redes sociais