Vila Franca de Xira é a sede do concelho com o mesmo nome, situado na província do Ribatejo, com uma área de 318.194 km2. Foi elevada a cidade em 28 de Junho de 1984 e os seus 137.659 residentes distribuem-se por 6 freguesias:
O concelho integra características urbanas e rurais e a sua localização permite-lhe usufruir de um valioso património natural: da beleza do rio Tejo, à Reserva Natural do Estuário do Tejo; do esplendor das Lezírias à imponência dos Montes.
Vila Franca de Xira é reconhecida como "a terra mãe de grandes nomes do toureio mundial". A ligação secular às lides do campo e à criação de gado nas terras da Lezíria, constitui uma das principais bases da sua identidade: a festa brava. Campino, touro e cavalo compõem um quadro único na vivência da região. Nela está implantada a praça de Touros “Palha Blanco”, construída em 1901, um dos ex-libris da sede de concelho.
As festas conhecidas como "Colete Encarnado" realizam-se no primeiro fim-de-semana de Julho e durante a primeira semana de Outubro realiza-se a antiga "Feira de Outubro", hoje designada por Feira de Artesanato.
O seu património histórico é rico, com especial destaque para as quintas apalaçadas e as suas belas áreas verdes (Quinta Municipal da Piedade, na Póvoa de Santa Iria; Quinta Municipal do Sobralinho e Quinta Municipal de Subserra, em São João dos Montes).
Outro dos seus atrativos da região é a sua gastronomia: a açorda de sável, os linguadinhos e enguias fritas, a sopa de bacalhau, o torricado de bacalhau, o cozido de carnes bravas, o melão da Lezíria, os bolos regionais (“Garraios”, “Esperas” e “Lezírias”) são algumas das especialidades mais típicas e saborosas.
No território há vestígios de presença humana desde o Paleolítico Inferior (entre 3 milhões de anos e 250 mil anos atrás), nomeadamente na zona de Alverca e Castanheira do Ribatejo.
Desde a fértil produção de trigo, cevada, milho e legumes, à abundância de caça e de gado, bem como a atividade de pesca no rio Tejo, estas são marcas distintivas que atraíram desde sempre habitantes e trabalhadores sazonais. Nas feiras locais em Alhandra, Alverca ou Vila Franca de Xira comercializavam-se os produtos regionais.
Foi aqui que surgiu a primeira fábrica de curtumes no país, em 1729. A chegada do comboio em 1856 (a linha de Lisboa ao Carregado), marcou o início de um novo período no desenvolvimento da região, através da industrialização. Ainda hoje a matriz económica do Concelho é definida, essencialmente, por uma concentração de atividades no sector terciário, nomeadamente ao nível do comércio e serviços.
Na década de 70 do século passado, o concelho conheceu um forte crescimento populacional. A sua localização geográfica privilegiada, junto ao Tejo e a construção da principal via de acesso a Lisboa a Autoestrada A1, facilitou a fixação de populações oriundas de várias regiões que para aqui vieram residir, trabalhando nas zonas industriais ou em Lisboa.
Se deseja comprar casa, (apartamento, moradia, um terreno para construção, quinta, herdade, etc.) em Vila Franca de Xira e Alverca, consulte aqui a oferta que tenho disponível. Caso não encontre o imóvel que procura consulte-me, pois a rede interna da Keller Williams Portugal dispõe de muitas oportunidades que esperam por si e alguma delas vai por certo corresponder às suas necessidades.