Alvalade

Alvalade é uma freguesia do município de Lisboa, com 5,34 km² de área e 31 812 habitantes, que agrega as antigas freguesias de Alvalade, Campo Grande e São João de Brito, unificadas a partir de 2012.

Até meados do século XX, Alvalade era caraterizada por campos, quintas e hortas, usadas como espaço de lazer para a nobreza de então. A partir dos anos 30 do século XX, inicia-se um processo de construção de novos edifícios, que haveria de dar forma à sua matriz atual.

Surgem então a Avenida de Roma, o Bairro das Estacas, o Bairro de São Miguel, as Torres da Avenida dos Estados Unidos da América e, já nos anos 40, a construção do Bairro de Alvalade.

Durante algum tempo, Alvalade foi considerada um símbolo da Lisboa Moderna, pois trata-se de um bairro relativamente moderno, desenhado por um grupo de arquitetos, que dividiram entre eles 8 projetos com identidade arquitetónica própria.

Caracterizado por ruas largas e prédios altos, à semelhança das Avenidas Novas, cedo atraiu a classe média, que lhe deu vida e o tornou conhecido como um "bairro de elite".

Na freguesia de Alvalade estão localizadas algumas das maiores e mais prestigiadas Universidades do país. O destaque vai para a Cidade Universitária da Universidade de Lisboa, a maior universidade do país, o Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE), a Universidade Católica Portuguesa e a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

Ao contrário de outras freguesias, Alvalade não é pródiga em monumentos e património, mas destaca-se o Solar da Quinta dos Lagares d'El-Rei.

Mapa: 
Atualizado em: 
31. Março 2022

Siga-me nas redes sociais