Avenidas Novas

As Avenidas Novas é uma freguesia do concelho de Lisboa, localizada no centro da capital, com 2,99 km² de área e 21 625 habitantes.

Foi criada no âmbito da reorganização administrativa de Lisboa em 2012, e resultou da agregação das antigas freguesias de Nossa Senhora de Fátima e São Sebastião da Pedreira, bem com uma pequena parcela da freguesia de Campolide.

As Avenidas Novas nasceram junto à Avenida da Liberdade, e cresceram para norte em redor do eixo da Avenida da República, nos finais do século XIX e na primeira metade do século XX. 

O território mais amplo e com menor densidade demográfica facilitou a geometria urbana e aí nasceram novas e espaçosas avenidas, cujo nome ficou associado a importantes figuras da Revolução Liberal de 1820: Saldanha, Fontes Pereira de Melo, etc.

Aqui nasceram novos bairros, com moradias unifamiliares e luxuosos palacetes, ocupados por uma classe média, média-alta e alta em expansão à época. Desses palacetes, ainda restam alguns, ofuscados por edifícios de 7 e 8 pisos de altura, construídos durante o Estado Novo, bem como modernos e altos edifícios, ocupados maioritariamente por empresas, no que é hoje o centro de negócios de Lisboa.

As Avenidas Novas são bastante movimentadas durante o dia e à noite atraem visitantes para os muitos restaurantes, que aumentaram de número nos últimos anos, graças à requalificação urbana em curso. Por aqui encontram um comércio ativo, áreas de lazer e cultura, restaurantes e cafés acolhedores.

Pontos de Interesse:

  • Diversos centros comerciais, tais como: o Monumental, o Saldanha Residence, o Atrium Saldanha, o Centro Comercial do Campo Pequeno, o El Corte Inglés, etc.
  • O Bairro Azul, uma zona residencial muito característica e onde está situado o Palácio da Justiça (aí funcionam o Tribunal e a Procuradoria das Varas e Juízos Cíveis de Lisboa):
  • A Fundação Calouste Gulbenkian, um centro de cultura, com as suas exposições temporárias, a Orquestra da Gulbenkian, simplesmente, passear no seu Jardim. 
Mapa: 
Atualizado em: 
6. Dezembro 2020
 
61 leituras

Apartamentos, moradias, terrenos e outros para venda em Avenidas Novas

Se deseja comprar casa, (apartamento, moradia, um terreno para construção, quinta, herdade, etc.) em Avenidas Novas, consulte aqui a oferta que tenho disponível. Caso não encontre o imóvel que procura consulte-me, pois a rede interna da Keller Williams Portugal dispõe de muitas oportunidades que esperam por si e alguma delas vai por certo corresponder às suas necessidades.

Siga-me nas redes sociais