Lapa

O Bairro da Lapa, é uma das zonas mais nobres e tradicionais de Lisboa, que atrai residentes de todas as nacionalidades, bem como a classe alta que desde há muito elegeu a Lapa como o bairro predileto para residir.

É aqui que se situam grande parte das embaixadas de países estrangeiros, que dão preferência aos palacetes outrora habitados pela nobreza. Exemplos não faltam, tais como as embaixadas da: Áustria, Bulgária, Canadá, China, Finlândia, Indonésia, Irlanda, Luxemburgo, Ordem Soberana e Militar de Malta, Países Baixos, Reino Unido, Roménia, Suécia e Suíça. É também no bairro da Lapa que se situa o Palácio de São Bento (Assembleia da República) bem como a residência oficial do Primeiro-Ministro de Portugal.

A sua origem remonta ao ano de 1770, ano em que foi instituída a freguesia da Nossa Senhora da Lapa, que atualmente ocupa uma extensão de 0,74 km² e é habitada por oito mil pessoas. Após a reorganização administrativa de 2012, a freguesia da Lapa foi extinta e passou a fazer parte da freguesia da Estrela.

Apesar de se tratar de um bairro habitacional por excelência, possui uma vasta oferta de comércio local, bem como de afamados restaurantes e hotéis.

Pontos de Interesse:

  • Palácio de São Bento - Construído em finais do século XVI, é um palácio de estilo neoclássico, onde está sediado o Parlamento de Portugal desde 1834.
  • Palacete de São Bento - O histórico palacete é um edifício do último quartel do século XIX, onde está localizada a residência oficial do Primeiro-Ministro de Portugal.
  • Basílica da Estrela ou Basílica do Coração de Jesus - É uma igreja católica e antigo convento de freiras carmelitas e um dos edifícios mais icónicos da Lapa.
  • Hotel Olissipo Lapa - Com vista para o Rio Tejo, inserido num majestoso e centenário jardim subtropical, este hotel situado no bairro da Lapa é um dos hotéis mais românticos de Lisboa, com os seus interiores ricamente decorados.
  • Palácio dos Condes dos Olivais e da Penha Longa - Também denominado "Palacete da Lapa", este imponente edifício foi construído no séc. XIX por iniciativa do primeiro Conde dos Olivais. Aqui já estiveram sediadas a embaixada da Alemanha e a dos Estados Unidos da América, na primeira metade do século XX.
  • Palacete dos Viscondes de Sacavém - Este edifício é um belíssimo exemplar do romantismo dos finais do séc. XIX, mandado construir pelo Visconde de Sacavém, apresenta uma exuberante decoração cerâmica, que associa o azulejo azul e branco a peças em relevo, muito na linha da Escola de Bordalo Pinheiro.
  • Palacete do Conde de Agrolongo - É um edifício histórico projetado pelo arquiteto Arnaldo Redondo Adães Bermudes, a pedido do visconde de Sande e conde de Agrolongo em 1909. Nesse mesmo ano, recebeu uma menção honrosa do Prémio Valmor de Arquitetura.
  • Casa de António Sérgio - Casa onde residiu o famoso escritor e pensador António Sérgio, durante 40 anos e até à sua morte.
Mapa: 
Atualizado em: 
8. Julho 2022

Siga-me nas redes sociais