Sacavém

Sacavém é uma povoação portuguesa do município de Loures ocalizada a poucos quilómetros a Nordeste de Lisboa, com 4,08 km² de área e 18 469 habitantes. A origem do seu nome deverá estar ligada à palavra árabe sagahi ou sagabi, que significa “próximo de”, devido à sua proximidade de Lisboa. 

Em 2013, no âmbito de uma reforma administrativa nacional, passou a fazer parte de uma nova freguesia denominada União das Freguesias de Sacavém e Prior Velho, da qual é a sede.

No passado recente foi um centro industrial, onde se destacou a Fábrica de Loiça de Sacavém, inaugurada em 1856, e que representou uma influencia importante na paisagem humana e geográfica da freguesia. Em 1930, quase toda a população de Sacavém trabalhava na fábrica. Depois do seu encerramento, e como homenagem aos trabalhadores e à sua produção, nasceu o Museu de Cerâmica de Sacavém, rodeado pelo moderno empreendimento habitacional: Urbanização Real Forte que se tem expanido em diversas fases.

O núcleo histórico da cidade foi alvo de proposta de classificação e também de um plano de salvaguarda municipal, que visou a sua requalificação urbana. Observe as fachadas das casas e detenha o olhar nos inúmeros azulejos espalhados por toda a cidade, marcas inequívocas da importância e da forma como a Fábrica de Loiça moldou esta terra e as suas gentes.

Pontos de Interesse

  • Museu de Cerâmica de Sacavém - O Museu de Cerâmica de Sacavém, localizado na localidade que lhe deu nome, nasceu em homenagem e no mesmo local da antiga Fábrica de Loiça de Sacavém, hoje desativada, onde é possível recuperar a memória da antiga unidade industrial, através do acervo restante da antiga fábrica.
  • Santuário de Nossa Senhora da Saúde e Santo André - A ermida é anterior a 1599. A sua invocação primitiva era Santo André. Foi hospital para doentes de lepra, e serviu igualmente de albergaria a peregrinos. A mudança para Nossa Senhora da Saúde está ligada à peste que assolou Lisboa em 1599. Arruinada com o terramoto de 1755, foi reedificada em 1756 e restaurada em 1872.
  • Igreja Matriz Paroquial de Santa Maria de Sacavém - Este templo pertenceu ao Convento com o mesmo nome, tendo a sua construção sido iniciada em 1596. 
  • Convento de Nossa Senhora dos Mártires e da Conceição - A construção do convento data do século XVI, mandado construir por D. Afonso Henriques após a conquista de Lisboa aos mouros. O mosteiro albergou as freiras da 1ª regra de Santa Clara até 1877, quando foi entregue ao Ministério da Guerra. 
  • Quinta de São José - Quinta foreira da Casa de Bragança, do século XVII, o palacete data provavelmente do final do século XVII. No século XIX pertenceu ao barão de Pomarinho e, em 1940, foi adquirida pelo engenheiro José Manuel Leitão. Em 1896 foi adquirida pelo Município de Loures, que a transformou numa zona de lazer e tempos livres.
  • Reduto de Monte Sintra/Forte de Sacavém - Pequeno forte isolado, do século XIX/XX, destinado a reforçar as guarnições de uma das linhas defensivas da cidade de Lisboa. O seu fosso natural era o rio Trancão. Daqui pode contemplar a magnífica paisagem sobre Sacavém. Neste momento aqui funciona o IHRU – Sistema de Informação para o Património Arquitetónico.
Mapa: 
Atualizado em: 
6. Outubro 2021
 
7 leituras

Apartamentos, moradias, terrenos e outros para venda em Sacavém

Se deseja comprar casa, (apartamento, moradia, um terreno para construção, quinta, herdade, etc.) em Sacavém, consulte aqui a oferta que tenho disponível. Caso não encontre o imóvel que procura consulte-me, pois a rede interna da Keller Williams Portugal dispõe de muitas oportunidades que esperam por si e alguma delas vai por certo corresponder às suas necessidades.

Siga-me nas redes sociais