Paço de Arcos

Paço de Arcos é uma localidade pertencente à freguesia de Oeiras e São Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias. A sua localização privilegiada junto às praias, na Costa do Sol entre Lisboa e Cascais, a herança história, a arquitetura, a oferta turística e a proximidade com a linha do comboio, fazem desta uma vila muito apetecível para viver e visitar.

O nome da vila advém do Palácio dos Arcos (construído no século XV e hoje transformado em hotel de luxo) e da designação que o povo lhe aribuia: o "Paço", graças ao facto de El-Rei D. Manuel I e sua filha D. Maria se hospedarem frequentemente neste palácio, para assistir à saída das naus rumo à Índia. Durante a época dos descobrimentos foi erguido o Forte de São Pedro de Paço de Arcos, um monumento marcante na linha costeira de Oeras. Noutros tempos Paço de Arcos foi também conhecida pelas suas pedreiras e pelos fornos de cal.

Durante séculos esta vila foi muito frequentada pela nobreza e burguesia portuguesa, atraída pelas caractristicas veraneantes e balneares do local. 

Com a chegada do Caminho-de-ferro, a linha de Lisboa-Cascais e a Estação Ferroviária de Paço de Arcos (1889) dão um novo impulso no crescimento da vila. Em 1940 a construção da Avenida Marginal, que liga Lisboa a Cascais, encostada às praias e ao mar, permitiu que mais lisboetas passaseem a frequentar as suas praias e acelerou o desenvolvimewnto da localidade.

Em 1972, foi inaugurada a Escola Náutica Infante D. Henrique, que trouxe ainda mais notoridade a Paço de Arcos.

Hoje, Paço de Arcos é uma vila que assenta o seu crescimento na componente empresarial, turistica e residencial. Aqui se instalaram diversas empresas: a HP, Procter & Gamble, Merck Sharp & Dohme (no Office Park Quinta da Fonte), a sede do Grupo Impresa (SIC, Expresso, a Caras, a Visão, etc.) e a sede da NetJets Europe.

O Hotel Real de Oeiras, o Hotel Solar Palmeiras e o Hotel Vila Galé Collection Palácio dos Arcos representam um marco na oferta turistica do concelho de Oeiras. Com a recuperação do espaço urbano e das praias, a proximidade do Parque dos Poetas e a oferta de restauração de qualidade, Paço de Arcos constitui hoje um dos principais locais de atração turística na Linha de Cascais. 

Pontos de Interesse

  • Palácio/Paço dos Arcos
  • Casa da Dízima
  • Fornos da Cal
  • Capela do Senhor Jesus dos Navegantes
  • Palácio Flor da Murta
  • Forte de Nossa Senhora de Porto Salvo
  • Forte de São Pedro de Paço de Arcos
  • Escola Militar de Eletromecânica
  • Jardim Municipal de Paço de Arcos
  • Jardim do Palácio dos Arcos
  • Passeio Marítimo
  • Praia de Paço de Arcos
Mapa: 
Atualizado em: 
25. Junho 2021
 
8 leituras

Apartamentos, moradias, terrenos e outros para venda em Paço de Arcos

Se deseja comprar casa, (apartamento, moradia, um terreno para construção, quinta, herdade, etc.) em Paço de Arcos, consulte aqui a oferta que tenho disponível. Caso não encontre o imóvel que procura consulte-me, pois a rede interna da Keller Williams Portugal dispõe de muitas oportunidades que esperam por si e alguma delas vai por certo corresponder às suas necessidades.

Siga-me nas redes sociais