VPT

O VPT ou Valor Patrimonial Tributário é o valor atribuído aos prédios urbanos para habitação, comércio, indústria e serviços, sobre o qual incide a taxa do IMIImposto Municipal sobre Imóveis.

VPT - Valor Patrimonial Tributário

Este valor é calculado pelos serviços das Finanças, com base numa fórmula que leva em consideração diversos coeficientes, tais como a localização, os transportes e equipamentos sociais disponíveis, a qualidade e o conforto, etc.

Para os imóveis novos esta avaliação só pode ser feita pelas Finanças, mas para os restantes imóveis o proprietário poderá sempre solicitar uma reavaliação, solicitando a atualização de critérios tais como a idade, o valor de construção e o coeficiente de localização.

Caso pretenda aferir da justiça do atual valor do VPT e determinar se lhe compensa pedir uma reavaliação gratuita, pode sempre recorrer ao simulador das Finanças clicando aqui. 

Se os valores da simulação justificarem um pedido de reavaliação, terá de preencher o respetivo formulário do pedido de atualização (desde que não tenha feito um pedido idêntico nos 3 anos anteriores). O novo valor que daí resulte só terá efetividade no pagamento do IMI do ano fiscal seguinte.

Artigos relacionados

IMT

IMT - Imposto Municipal sobre Transmissões Onerosas
O IMT ou Imposto Municipal sobre Transmissões Onerosas de Imóveis e aplica-se a transmissões de bens imóveis, localizadas dentro do território português.

IMI

IMI - Imposto Municipal sobre Imóveis
O IMI ou Imposto Municipal sobre Imóveis é um imposto municipal que incide sobre o VPT (Valor Patrimonial Tributário) de todos os imóveis localizados em território nacional e cujo pagamento é anual
Avaliação imobiliária
A avaliação imobiliária é um processo que implica a inspeção física de um avaliador - profissional devidamente certificado - a um imóvel, com o propósito de estimar o valor financeiro do mesmo.

Siga-me nas redes sociais