Quando falamos da promoção comercial do aluguer de curta duração de casas, todos sabem que as plataformas digitais são uma opção imbatível. O sucesso de plataformas como o Airbnb suscitou o aparecimento de diversas alternativas. Vamos aqui descrever algumas delas.
A atividade económica de aluguer de casas, em regime de curta duração, tem-se expandido muito por via da procura turística, alavancada pela promoção internacional de regiões como Lisboa, Porto e Algarve. Há quem procure alojamentos de curta duração para férias, viagens de negócios, congressos e conferências, escapadinhas de fim-de-semana, etc. Alguns dos fatores impulsionadores deste tipo de negócio são:
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O PREÇO - De uma forma geral é mais favorável do que os preços praticados pela hotelaria tradicional.
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PERSONALIZAÇÃO - Permite um índice de segurança maior ao estabelecer uma relação com o proprietário(s) construindo relações de confiança que penduram e se transformam muitas vezes em visitas recorrentes.
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OS TESTEMUNHOS - Os depoimentos registados pelos hóspedes que já visitaram uma dada casa também fazem a diferença, permitindo muitas vezes excluir opções em função das experiências dos hóspedes anteriores.
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O ESPAÇO - Espaço é um fator de diferenciação, pois para famílias numerosas faz toda a diferença o orçamento quando comparado com a solução de alojamento em hotel. Os jardins e piscina privativa, quartos extras, a cozinha, a lavandaria sem custo extra, são vantagens adicionais associadas ao espaço.
Airbnb
Esta empresa foi fundada em agosto de 2008 e tem sede em São Francisco, Califórnia. A Airbnb permite aos anunciantes inscritos no Website e App, alugar totalmente ou uma parte da sua própria casa, como uma forma de alojamento extra. O site funciona como uma plataforma mediadora entre a oferta de alojamento particular e os visitantes interessados, facilitando a procura e a reserva do espaço. É a plataforma mais importante neste sector apresentando números impressionantes: Mais de 150 milhões de hóspedes, em mais de 65.000 cidades em +191 países, associados a mais de 3 milhões de anúncios que obtiveram mais de 10 milhões de reservas. A plataforma está traduzida em português.
As receitas da Airbnb, advêm da cobrança de duas taxas:
- Uma taxa de serviço de 3% cobrada aos proprietários das casas, cada vez que é feita uma reserva, que segundo esta empresa visa suportar despesas com o sistema de transações online. O valor desta taxa de serviço é calculado a partir do subtotal da reserva (antes de taxas e impostos).
- Uma taxa de serviço cobrada aos hóspedes sempre que uma reserva é confirmada. Esta taxa é variável entre 6% e 12% e quanto mais alto for o subtotal, menor será a percentagem.
Todas as transações financeiras são da responsabilidade da Airbnb o que é uma garantia de segurança para as partes envolvidas, tendo como senão que o proprietário só recebe o pagamento após 24h. A Airbnb tem um serviço telefónico de assistência ao cliente que funciona 24/7. Ao contrário da maioria dos seus concorrentes a Airbnb possui um serviço de seguro incluído.
A Airbnb faculta também o serviço de reportagem fotográfica da casa a arrendar.
HomeAway
A HomeAway é um concorrente da Airbnb com crescente adesão am Portugal, mas a sua filosofia é diferente. Através do seu site e da App é possível consultar a oferta de casas para alugar, e solicitar uma reserva - a qual deverá ser confirmada pelo proprietário num prazo de 24hr - mas ao contrário da Airbnb esta platafoma não é responsável pelas transações financeiras. Existe também uma grande diferença, na HomeAway o proprietário da casa, ao contrário da Airbnb, não pode alugar uma parte da casa e permanecer alojado na outra parte em simultâneo. A plataforma está traduzida em português.
A aplicação móvel permite-lhe procurar por características específicas (se tem ar condicionado, p.ex.), e afinar a procura perante um vasto universo de propriedades disponíveis, para cada orçamento e estilo: praia, aventura, escapadelas românticas, viagens de luxo e muito mais.
Contra os 2 milhões de anúncios de casas registados pela Airbnb, a HomeAway contrapõe com cerca de 1 milhão de casas aderentes ao seu serviço.
Villas (pertence ao Bookings)
Recentemente surgido no panorama web, não se trata de um principiante, o site Villas.com é uma aposta do reconhecido Bookings que sai assim da sua zona de conforto (pesquisa e reservas de alojamentos na hotelaria tradicional) para a atividade do aluguer de curta duração de casas. Esta não é uma aposta tão recente uma vez que, através do site Bookings.com, já era possível desde há algum tempo pesquisar apartamentos. Mas agora, através do site Villas esta é uma aposta mais especializada.
O Villas.com afirma que tem 529.400 alojamentos para férias, activos em mais de 24.736 destinos do mundo inteiro. O site Villas inclui, também, informação útil sobre as regiões onde os alojamentos estão localizados. Pode utilizar a pesquisa do Villas para procura casas rústicas com piscina, villas com vista mar, paraísos na cidade e locais idílicos no campo, com quartos suficientes para todos e casas que acolham toda a família...incluindo o cão. Desfrutará também do serviço de apoio ao cliente, 24hrx7.
A estrutura por detrás do Villas.com é impressionante: a Booking.com fundada em 1996, é líder mundial em reservas de acomodações on-line. contando com uma equipa de 13000 pessoas, em 184 escritórios em todo o mundo.
HouseTrip (pertence ao TripAdisor)
A HouseTrip é uma marca pertencente ao grupo TripAdvisor. é um dos maiores sites de aluguer de férias do mundo e um dos mais populares. Constitui uma alternativa ao alojamento em hotéis, para quem procura uma casas para férias. Afirma possuir mais de 300 mil propriedades ao redor do planeta (principalmente, na Europa e Estados Unidos).
Este é um portal para quem procura destinos para o fim-de-semana, para uma pausa urbana, para férias familiares ou de praia.
O HouseTrip é outra alternativa ao Airbnb, com cerca de Encontrar um imóvel começa com uma busca baseada em localização. Depois de ter decidido onde quer ir, a pessoa não precisa introduzir datas definidas, o que torna o serviço ótimo para férias espontâneas. A seguir, aparece uma lista de imóveis em que aparecem foto e informações básicas, como classificação e preço. Também dá para conferir as notas para o imóvel de hóspedes anteriores em quesitos como limpeza, facilidade de check-in e outras características. O HouseTrip tem site e o app é grátis para iOS e Android.
Roomorama
Fundado em 2009 e sediada em Singapura, o Roomorama é uma plataforma de aluguer de curta duração, com site e app que oferece mais de 80,000 anúncios de casas localizadas em mais de 5.000 locais em todo o mundo.
As reservas são confirmadas instantaneamente e o site possui um servico de chat on-line 24hr / 7dias. Um dos cartazes de promoção deste serviço face aos concorrentes é a sua ampla oferta espalhada pelo mundo inteiro, em regiões onde os seus concorrentes não possuem oferta. Através da sua plataforma é possível utilizar o recurso “perto de mim”, que lista as propriedades perto de sua localização atual. Tal como os seus concorrentes, o visitante pode fazer reservas e conversar com os proprietários.
Tal como a Airbnb, o Roomorama trata de todas as transações financeiras de modo a incutir maior segurança nos utilizadores mas, ao contrário da primeira, não tem qualquer serviço de seguros.
A Roomorama não cobra nada pelos anúncios dos proprietários, mas cobra uma "taxa Roomorama" aos hóspedes, que cobre todos os impostos, taxas de processamento e sobretaxas. Esta taxa adicional é de 12% do custo total para estadias de 1-30 noites e 8% para estadias de mais de 30 noites.
Greetings
A “Greetings” é uma empresa de gestão de alojamento local, com origem em Portugal, contando com uma equipa dedicada, profissional e versátil, de modo a conseguir adaptar-se a cada casa, a cada proprietário, e a cada hóspede, tornando a experiência única para o último, e rentável ao máximo para o proprietário. Esta empresa usa todos os principais sites de aluguer de casa de curto prazo para publicar e promover a sua casa (Ex: Airbnb, HomeAway, HouseTrip, TripAdvisor e muito mais).
A Greetings cobra uma taxa de 10% a 20% (+IVA) + Taxa de Limpeza pela comunicação com os hóspedes, pela promoção e divulgação, pelo Check in/Check Out, limpeza e lavandaria, produtos essenciais, presente de boas vindas e serviço de manutenção 24hr/7hr.
Para além dos mencionados a Greetings dispõe de uma gama de serviços extra tais como transfers Aeroporto/Casa e Casa/Aeroporto, lista de compras de comida e bebida que os hóspedes selecionem para já terem em casa quando chegarem, babysitting, reportagem da estadia (fotografias e vídeo), "Jantar à Portuguesa" em casa, com comida, bebida e música portuguesa, Private Tours: a Sintra, Cascais, Estoril, Lisboa, menus em restaurantes tradicionais portugueses, aulas de surf e Pselecionamaintball.
Por agora, o site só aceita casas localizadas no distrito de Lisboa (Lisboa, Cascais, Estoril e Sintra). Possui uma equipa 24/7 disponível para proporcionar uma resposta e solução para qualquer tipo de problema durante a estadia. A plataforma está traduzida em português.
HomeStay
Iniciada em 2013, esta empresa tem sede em Dublin e foi criada com o propósito fornecer chegar aos viajantes uma experiência de viagem mais cultural e educacional. A Homestay é uma plataforma internacional que possui mais de 15.000 casas de família em 3.000 cidades, em mais de 150 países, que liga viajantes e proprietários de casas, que possuem interesses semelhantes para os hóspedes a experiência local, hospitalidade autêntica.
Uma das características diferenciadores deste serviço é que, os anfitriões da casa estarão sempre presentes durante toda a estadia, contribuindo para melhorar a experiência da viagem do hóspede, graças à sua hospitalidade e conhecimentos sobre o local. A plataforma está traduzida no idioma português-brasileiro.
Windu
Fundado em março de 2011, esta plataforma tem origem alemã. O Windu é uma plataforma internacional que compete diretamente como o AirBnB, daí que as condições para proprietários e hóspedes serem muito semelhantes (excepto pela taxa de serviço cobrada aos hóspedes que é 12%). Oferece mais de 350,000 apartamentos de férias em mais de 150 países em todo o mundo - de Berlim a Pequim. Segundo esta empresa, mais de 1 milhão de pessoas já se hospedaram em mais de 5 milhões de noites, através dos seus serviços.
Uma das marcas distintivas desta empresa face aos seus concorrentes é o Wimdu Triple Check, um serviço que tenta "checkar" presencialmente o máximo de apartamentos, pelo menos uma vez, de modo a garantir que estes se encontram à altura dos requisitos de qualidade exigidos pelo Wimdu. A plataforma está traduzida para português e possui um serviço gratuito de apoio ao cliente 27/7.
Casamundo
O site Casamundo afirma possuir nas suas listagens mais de 400.000 casas de férias de todas as variedades, para arrendar em locais em toda a Europa e nos EUA. Em 2015 este serviço afirma terem sido registadas mais de 4 milhões de reservas online.
O proprietário não tem que pagar pelos anúncios, mas apenas uma taxa após cada reserva: 12% do valor pago pelo hóspede + impostos. A Casamundo possui um sistema próprio de pagamentos assegurando as transações financeiras sem preocupação para os proprietários. Cada proprietário possui um Conselheiro Pessoal que o ajudará em caso de dúvidas, ou outras questões que possam surgir. No caso de o hóspede cancelar a reserva e não conseguir arrendar a casa a outro hóspede, para o mesmo período, a Casamundo pagar-lhe-á uma compensação que poderá ir até 100% do valor previsto.
O Casamundo tem um modelo de comissões para remunerar o proprietário, baseado em resultados bem sucedidos: até 6,0% de comissão sobre as suas reservas.