Turismo

O Turismo é um forte impulsionador do mercado imobiliário, quer por via da compra e venda de imóveis destinados a servir este sector, quer porque muitos turistas após visitarem Portugal acabam interessados em adquirir uma casa, como segunda ou primeira habitação.

É pois um assunto que irei acompanhar nesta página, através das notícias que forem sugindo sobre este tema.

Atualizado em: 
14. Maio 2016

Outrora, foram os portugueses a emigrar para o Brasil, tendo a vaga migratória atingido o pico durante as décadas de 60 e 70 do século passado. A partir da segunda metade da década de 80 do século XX, o sentido inverteu-se e teve lugar a primeira vaga migratória de brasileiros para Portugal. Eram maioritariamente imigrantes com níveis de instrução elevados e que se inseriram em segmentos mais...

Ler mais

O Global Peace Index, que já vai na 16ª edição, resulta de uma análise abrangente sobre as tendências da paz, o seu valor económico e como desenvolver sociedades pacíficas.

Este índice é baseado em 23 indicadores qualitativos e quantitativos agregados em três domínios: o nível de segurança e proteção social, a dimensão do conflito doméstico e...

Ler mais

Vem isto a propósito do acórdão emitido pelo Supremo Tribunal de Justiça (STJ), noticiado hoje, que vem anular a possibilidade de coexistirem, no mesmo prédio, habitação permanente e temporária. Ou seja, o Arrendamento Local deixa de ter enquadramento legal que o suporte, se o imóvel para o qual foi atribuída a Licença de AL não prever o seu uso para fins turísticos. 

O...

Ler mais

O último mês de 2020, dezembro, contribuiu para atenuar a estabilização dos preços de venda registada ao longo de todo o ano. Recorde-se que os sucessivos confinamentos e restrições causadas pela pandemia Covid-19 impuseram um travão na evolução crescente dos preços, no mercado residencial.

Esta travagem não foi uniforme e varia com a tipologia do imóvel ou a região do país....

Ler mais

Recorde-se que os bairros da Graça, Colina de Santana, Alfama, Bairro Alto, Castelo, Madragoa e Mouraria têm estado impedidos de aceitar novos registos de Arrendamento Local aguardando pela definição de um novo regulamento, o qual foi agora publicado.

Este novo regulamento visa dar resposta à crescente alocação de habitações em Lisboa para a atividade de Arrendamento Local, criando ...

Ler mais

Segundo um comunicado da organização do Web Submmit:

Uma parte do acordo é duplicar o tamanho do Altice Arena e da FIL durante os próximos três anos, para responder aos planos de crescimento do Web Summit. O arranque da primeira fase de expansão do projeto vai começar nos próximos meses e estará concluído para o Web Summit de 2019.

A primeira fase da obra, irá iniciar-se nos...

Ler mais
*/ /*-->*/

Parece coisa pouca, mas Portugal dificilmente poderia aspirar a uma estratégia de marketing mais eficaz, em prol da promoção do país: é fácil, barata, e dá milhões!

Invocando a portuguesa Carmen Miranda: "O que é que a baiana tem?... Tem graça como ninguém!". Nos dias que correm, parece que Portugal caiu nas graças do Mundo.

UMA EQUIPA DE LUXO

...

Ler mais

Eduardo Jesus, o secretário de estado, justificou este diploma com a necessidade de “adequar a oferta de alojamento, no que concerne às tipologias, à realidade e às tendências de mercado”, bem como simplificar procedimentos.

A simplificação dos licenciamentos far-se-á através da diminuição de prazos e da inclusão de novos modelos de alojamento como o ...

Ler mais

Siga-me nas redes sociais