Arrendamento

Aqui abordo todas as notícias e assuntos relacionados com o tema do arrendamento habitacional: legislação, impostos, investimento, etc. O mercado do arrendamento é um sector em crescimento em Portugal nos últimos anos, quer por via do descongelamento das rendas, quer por via do arrendamento local.

Atualizado em: 
11. Julho 2016

Sejamos claros, sem o crédito à habitação não seria possível a muitos portugueses usufruir dum direito básico: ter um teto e condições de habitabilidade adequadas. O BCE acabou de anunciar medidas que vão encarecer o custo desse crédito. E avisou que vem aí mais aumentos!

Após uma subida de 0,5% em Julho, segue-se uma subida de 0,75% nas taxas diretoras do BCE. ...

Ler mais

Tal como noutras questões relativas ao ramo imobiliário não existe uma resposta "chave na mão" que sirva para todas as portas. Cada caso é um caso. Assim, vou abordar este tema falando sobre várias perspetivas que o podem ajudar a formular a escolha mais adequada.

O tempo e o local são determinantes

O que parece adequado num dado momento não o será noutro. Ao equacionar as vantagens e...

Ler mais

Vem isto a propósito do acórdão emitido pelo Supremo Tribunal de Justiça (STJ), noticiado hoje, que vem anular a possibilidade de coexistirem, no mesmo prédio, habitação permanente e temporária. Ou seja, o Arrendamento Local deixa de ter enquadramento legal que o suporte, se o imóvel para o qual foi atribuída a Licença de AL não prever o seu uso para fins turísticos. 

O...

Ler mais

A resposta não é a mesma para todos. É claro que se analisarmos apenas do ponto de vista financeiro, comparando a prestação a pagar ao banco versus valor da renda a pagar ao senhorio, a conclusão poderá apontar para a compra da casa, em detrimento da opção arrendamento.

Vantagens e Desvantagens entre comprar ou arrendar casa

A decisão de comprar uma casa ou procurar uma alternativa no...

Ler mais

Lisboa, há muito que deixou de conseguir satisfazer a procura de habitações e daí o forte crescimento registado do preço por metro quadrado, na venda e arrendamento de casas. Em 2019, a capital apresentou o preço mediano de alojamentos familiares mais elevado (3 247 €/m2), entre as 7 cidades de Portugal com mais de 100 mil habitantes e registou um crescimento homólogo...

Ler mais

O acordão do Tribunal Constitucional, decidiu pela inconstitucionalidade da norma constante do n.º 8 do artigo 1091.º do Código Civil - Direito de Preferência de Inquilino. Entre outros argumentos o TC conclui que:

Esta lei sacrifica excessivamente o direito à livre transmissibilidade do prédio, sem satisfazer o objetivo da estabilidade habitacional... Trata-se, pois,...

Ler mais

Recorde-se que os bairros da Graça, Colina de Santana, Alfama, Bairro Alto, Castelo, Madragoa e Mouraria têm estado impedidos de aceitar novos registos de Arrendamento Local aguardando pela definição de um novo regulamento, o qual foi agora publicado.

Este novo regulamento visa dar resposta à crescente alocação de habitações em Lisboa para a atividade de Arrendamento Local, criando ...

Ler mais

Eduardo Jesus, o secretário de estado, justificou este diploma com a necessidade de “adequar a oferta de alojamento, no que concerne às tipologias, à realidade e às tendências de mercado”, bem como simplificar procedimentos.

A simplificação dos licenciamentos far-se-á através da diminuição de prazos e da inclusão de novos modelos de alojamento como o ...

Ler mais

Siga-me nas redes sociais