Licença de Habitação

É uma autorização que atesta que a habitação já foi inspecionada e respeita a legislação em vigor para poder ser habitada. Este documento é emitido pela Câmara Municipal onde o imóvel se encontra localizado.

A formulação deste documento pode sofrer algumas variantes, consoante a Câmara onde é emitido e pode conter diferentes designações tais como: Licença de Utilizaçãoinfo-icon, Licença de Habitaçãoinfo-icon, Alvaráinfo-icon de Utilização, etc. etc. Deve conter o número da licença e a data de emissão.

Para que serve a Licença de Habitação?

É um dos documentos imprescindíveis para poder vender uma casa. A apresentação deste documento é obrigatória nos actos formais de comercialização de um imóvel tais como o CPCV (Contrato de Promessa de Compra e Venda) e nas escritura de CCV (Contrato de Compra e Venda).

Artigos Relacionados

Área de implantação Área de implantação
A área de implantação é a área situada dentro do perímetro de fixação do edifício ao solo medida pela parte exterior, incluindo a área ocupada por alpendres e telheiros com pilares fixos ao solo.
Angariação Imobiliária Angariação Imobiliária
A actividade de angariação imobiliária é aquela em que, por contrato de prestação de serviços, uma pessoa singular se obriga a desenvolver as acções e a prestar os serviços previstos necessários à preparação e ao cumprimento dos contratos de mediação imobiliária, celebrados pelas empresas de... Ler mais...
Ficha técnica da habitação Ficha técnica da habitação
A Ficha Técnica da Habitação (FTH) é um documento com a descrição das características técnicas e funcionais de um prédio urbano para fim habitacional.