Requisitos para ser um consultor imobiliário

% Lida
5min de leitura

Se pretende conhecer quais os requisitos para abraçar a carreira de consultor imobiliárioinfo-icon, preparei alguns conselhos e dicas que julgo serem importantes para o seu sucesso nesta atividade profissional.

Competências de comunicação

Os consultores imobiliários de sucesso (Top Producers) dominam a arte de bem comunicar como ninguém, pois disso depende o sucesso do seu trabalho com clientes e compradores.

Estas são algumas das características mais importantes para se ser bem sucedido nesta carreira:

  • Comunicação não verbal - Alguém com boas capacidades de comunicação consegue ler a linguagem corporal dos outros e ainda transmitir a sua mensagem através deste meio.

  • Escuta ativa - Esta é uma das competências de comunicação mais importante e normalmente a menos dominada. É tão importante saber falar, como saber ouvir! Para existir escuta ativa tem que existir pré-disposição para que o diálogo envolva ambas as partes e nunca deixar que a pressão do tempo condicione o rumo da conversa. É necessário prestar atenção total à outra parte e utilizar as afirmações desta para conduzir o diálogo na direção pretendida. A escuta ativa promove e transmite uma atitude de respeito pelo outro e ajuda a desbloquear possíveis entropias. Mas para tal é importante deixar-se conduzir pela objetivade e concisão. Ter tempo para ouvir o outro e utilizar os seus argumentos implica também um filtro ativo para não deixar que o diálogo caia na "conversa de café". Comunicar com poucas palavras, mas utilizar as palavras certas e relevantes é uma competência que caracteriza os bons comunicadores.

  • Simpatia - Este é um requisito obrigatório! Seja qual for o momento ou a fase do processo de negociação a sua comunicação verbal e não verbal terá que ser sempre conduzida pela cortesia, expressão sorridente e por palavras simpáticas. Este é meio caminho para criar uma boa impressão, influenciar positivamente a decisão do seu interlocutor e marcar uma presença forte e positiva que no futuro poderá trazer mais negócios e clientes, num circulo crescente de boas referências.

  • Empatia - Pode-se ser simpático mas não empático. A empatia consegue criar uma ligação forte entre duas pessoas. Uma atitude de simpatia é fundamental para potenciar a empatia entre si e os seus clientes e colegas, mas não basta. A empatia resulta do cuidado pelas palavras escolhidas, da forma como organiza as suas ideias quando comunica, das pontes que consegue estabelecer em relação a tópicos que são do interesse mútuo, do modo como consegue desbloquear as resistências e objeções da outra parte, etc. É essencial escolher a forma certa para transmitir uma ideia, e garantir que ela é bem compreendida por quem o escuta

Respeito

O respeito é apreciado em todo o lado. Se respeitar as pessoas com quem lida, clientes ou colegas, sabendo os seus nomes, ouvindo-as atentamente e percebendo as suas ideias e posições, conseguirá com que estas o levem mais a sério.

Confiança

A pessoa confiante, que acredita no que diz, é mais persuasiva ao transmitir uma mensagem. As pessoas que o(a) ouvem também acreditarão mais facilmente no que diz. Há que tratar com elevação os seus clientes compradores e proprietáriosinfo-icon e saber como transmitir de forma clara mas eficaz os interesses de cada um, que nem sempre são coincidentes.

A boas capacidades de comunicação ajudam um consultor a discutir todos os assuntos antes dum contrato ser assinado. Uma vez que todos os detalhes são discutidos, um consultor deve ser capaz de negociar todos os aspectos de um acordo para que ambas as partes saiam beneficiadas. Um bom consultor sabe convencer ambas as partes a fechar um acordo com sucesso.

Integridade

Uma das características mais importantes de um bom consultor imobiliárioinfo-icon é a honestidade. Isso significa que, se você desejar tornar-se um consultor reconhecido por ser o melhor na sua área, então deve usar o seu carácter e integridade como um dos seus trunfos.

Ser desonesto, anti-ético e imoral pode manchar uma carreira rapidamente e de forma definitiva.

Ninguém gosta de trabalhar com um consultor que tenha uma reputação duvidosa. Tanto vendedores como compradores procuram o melhor retorno para os seus negócios e provavelmente pedirão referências antes de o decidir contratar. A reputação é importante e, portanto, você deve ter um "rasto" de clientes satisfeitos que possam transmitir testemunhos enaltecedores acerca de negócios recentes e bem-sucedidos.

Integridade e Ética

Uma atitude de trabalho, empenho e exigência faz com que um consultor se destaque dos restantes colegas e concorrentes. Vender e comprar casas não é um trabalho de um dia só! É preciso muito tempo, dedicação e esforço para que ambas as partes concordem com os termos antes de assinar um contrato.

É por isso que um bom consultor imobiliário nunca desiste e esforça-se por comprar ou vender imóveisinfo-icon em nomes dos seus clientes de forma árdua e empenhada. Uma vez que comprar ou vender uma casainfo-icon ou outra propriedade é uma decisão muito importante, ninguém quererá contratar um consultor desleixado, nem alguém que não leve o seu trabalho a sério.

Familiaridade com as Regras, Regulamentos e Legislaçãoinfo-icon

Um consultor imobiliário deverá conhecer as regras e regulamentos que se aplicam ao setor imobiliário do seu país. O consultor deverá estar familiarizado com todas as leis relacionadas com a transação de um imóvel, para que não comunique informações imprecisas aos seus clientes ou os induza em erro de qualquer outra forma.

O consultor terá que orientar os seus clientes garantido que este possui toda a documentação necessária e que respeita os aspectos técnicos legais relacionados com a venda. Como a maioria dos proprietários não tem conhecimento das leis imobiliárias quando compra ou vende uma casa, eles dependem de um consultor imobiliário para os orientar nesse complicado processo.

Persistência

Muitos consultores que pretendem ter sucesso no setor imobiliário falham num aspecto importante: o acompanhamento. Quando você deixa de seguir todas as leads, é menos provável que tenha um bom desempenho O acompanhamento de cada lead é crucial para alcançar o sucesso.

Acompanhar cada lead exige o recurso a um software CRM de modo a controlar sem falhas as leads registadas. Abandone os seus cadernos e anotações e utilize as novas tecnologias! Hoje em dia, você pode acompanhar todos os detalhes relevantes até com a ajuda de programas instalados num simples smartphone.

Os consultores imobiliários de sucesso não esperam que os clientes os chamem, eles mantêm um registo de todos os compromissos, reuniões e visitas efetuadas e não se esquecem de nenhum cliente. 

Paixão

Consultores imobiliários populares e bem sucedidos são aqueles que gostam do que fazem. Você deve ter paixão por ser útil aos seus clientes mostrar as melhores propriedades dentro do seu orçamento. A empresa imobiliária que representa também deve exigir respeito pela diversidade, para que pessoas de todas as culturas e bairros sejam acomodadas, satisfeitas e felizes.

Você nunca verá um consultor imobiliário de sucesso abatido, frustrado ou com tédio do seu trabalho. Os bons consultores estão sempre entusiasmados com o que fazem, apresentam-se bem ​e cuidam da sua aparência. Eles estão neste ramo imobiliário para ajudar os seus clientes a realizar investimentos nos imóveis certos, bem como construir a sua própria carreira de sucesso neste setor.

Considerações finais

Estas são apenas algumas das qualidades e competências que um consultor imobiliário de sucesso deverá possuir caso pretenda ter sucesso nesta indústria.

Um bom consultor mantém-se atualizado das mudanças que estão sempre a ocorrer, nas regras e nos regulamentos relativos ao setor imobiliário. Quem é persistente, apaixonado e consciente da dinâmica do mercado imobiliárioinfo-icon na sua comunidade local pode aspirar a ser um bom consultor imobiliário.

Um consultor de imóveis de sucesso mantém-se a par dos desenvolvimentos tecnológicos relevantes, como recursos on-line, sites, fóruns e software, que os poderão ajudar a melhorar o atendimento aos seus clientes. A agilidade mental, a boa comunicação e a disposição para adotar novas tecnologias combinam-se para criar um consultor imobiliário de sucesso.

29 leituras