Se você está à procura da casa de verão perfeita, este guia passo a passo pode ajudá-lo a encontrar o imóvel dos seus sonhos. Desde a escolha da localização até a negociação do preço, este guia irá orientá-lo em cada etapa do processo de compra da casa de verão ideal.
A casa de verão, também conhecida como segunda residência ou casa de fim-de-semana, é uma moradia adicional geralmente utilizada para lazer ou férias. Com a aceleração da tendência do teletrabalho no período pós-covid, muitos aproveitaram a oportunidade para fazer desta habitação temporária a sua residência principal. Afinal, quem não gostaria de viver numa espécie de casa de férias permanente, longe do stress e agitação das cidades?
Estabeleça o Orçamento e a Localização Desejada
Antes de embarcar na jornada de procura da casa de verão ideal, é crucial definir o seu orçamento e a localização desejada. Calcule cuidadosamente quanto está disposto a investir e qual região mais apelativa para a sua nova casa de verão. Leve em conta fatores como a proximidade à praia, acesso a locais de interesse, facilidade de transporte e segurança da região. Estes detalhes irão direcionar a sua pesquisa para a casa de verão perfeita para si e para a sua família.
Considerar as condições climáticas e a exposição solar também é fundamental. Avalie o grau de humidade, a amplitude térmica e a quantidade de dias ensolarados no ano, para assegurar o seu conforto e bem-estar.
Não se esqueça de um fator muito importante: qual o potencial de valorização dos imóveis similares nessa zona? Se não tiver acesso a ferramentas de pesquisa de imóveis vendidos na zona, peça a ajuda de um consultor especializado. Em Portugal, a evolução real dos preços das casas entre 2011 e 2021 foi de 4,1% ao ano e ficou acima da média da OCDE (3,2 por cento). Considerando a inflação média durante esta década de 1,1%, temos um ganho liquido anual de 3%.
É claro que durante 2022 e 2023 a taxa de valorização dos imóveis foi maior em quase todas as regiões do país, especialmente nas zonas urbanas e do litoral, quer porque os preços das casas subiram mais, quer porque a inflação também foi maior. De uma forma ou de outra o investimento imobiliário acaba sempre por se revelar uma aposta ganhadora, face a outros alternativas financeiras. Mas não deixe de analisar esta variável pois nunca se sabe se não terá que vender o imóvel e neste cenário convém que não fique a perder dinheiro.
Explore as Opções Disponíveis e Estabeleça Prioridades
Com o orçamento e localização definidos, inicia-se a fase de pesquisa das opções disponíveis. Ao analisar cada propriedade, faça uma lista de prioridades. Considere o tamanho da casa, o número de quartos e casas de banho, a existência de uma piscina ou área de lazer externa, entre outros aspetos que sejam importantes para si. Esta lista ajudará a filtrar as opções que mais se adequam ao seu estilo de vida, otimizando o seu tempo de pesquisa.
Agende Visitas e Realize uma Inspeção Detalhada da Propriedade
Uma vez que tenha selecionado as casas que correspondem ao seu orçamento e às suas necessidades, é tempo de agendar visitas para uma inspeção completa das propriedades. Durante a visita, atente-se ao estado de conservação da casa, procurando por problemas estruturais ou de canalização, bem como ao cuidado com a área externa. Não hesite em questionar o consultor imobiliário, ou o proprietário, e se possível leve alguém de confiança consigo, para ter uma segunda opinião. A casa deve atender todas as suas expectativas antes de avançar com uma proposta de compra.
- Pesquise apenas em sites de confiança. Comece pelas plataformas mais importantes (Idealista, Imovirtual, Supercasa e em caso de necessidade recorra aos sites das principais marcas de imobiliário (p.ex. https://www.kwportugal.pt)
- Desconfie dos anúncios em que o preço de venda é muito convidativo, ou seja, estão muito abaixo do valor de mercado. Tente avaliar com o proprietário, ou agência, qual o motivo que o justifica e não aceite razões que soem a "respostas padrão";
- Dê prioridade a anunciantes profissionais de agências ou consultores credíveis. Quem paga a comissão é o proprietário e a segurança do processo é maior, evitando assim possíveis burlas ou negócios "armadilhados";
- Selecione imóveis que mostrem bastantes fotografias ou vídeos e visitas virtuais. Quando isto não acontece, habitualmente é porque o imóvel tem algo a esconder. Pode sempre pedir mais fotografias do interior da habitação, além das anunciadas, bem como outros detalhes não publicados;
- Nunca partilhe dados pessoais ou dados bancários com ninguém. Não faltam situações de burla nesta atividade;
- Se recorrer a uma agência ou consultor imobiliário, escolha várias opções e peça para fazer várias visitas no mesmo dia. Se possível, dispense um fim de semana para fazer visitas. Este é um processo que pode ser esgotante e quanto mais concentrado for no tempo, melhor será;
No caso de o imóvel precisar de intervenções ou obras de beneficiação, peça um ou mais orçamentos e tente negociar um desconto com base nesse valor. Lembre-se, alguns dos bons negócios conseguem-se deste modo.
Avalie as Comodidades e Serviços Disponíveis na Área
Além de encontrar a casa de verão ou de férias perfeita, é igualmente importante considerar as comodidades e serviços disponíveis na área circundante. Verifique a proximidade de supermercados, restaurantes, farmácias e hospitais, bem como opções de lazer, como praias, parques e trilhas para caminhadas. Leve em conta também a segurança da região e a acessibilidade a transportes públicos ou a principais vias de acesso. A localização deverá satisfazer todas as suas necessidades e preferências antes de tomar a decisão final de compra.
Analise as Opções de Financiamento e Avance com uma Proposta
Depois de encontrar a casa de verão ideal, é tempo de avaliar as opções de financiamento disponíveis, caso seja necessário. Consulte diferentes instituições financeiras para encontrar a melhor taxa de juro e condições de pagamento. Existem algumas agências imobiliárias que facultam este tipo de serviço, o que permite poupar tempo e aumentar a chance de obter a melhor proposta de crédito.
Certifique-se de que consegue arcar com as prestações mensais sem comprometer a sua situação financeira. Com a aprovação do financiamento, pode então fazer uma proposta ao proprietário da casa. Garanta que a sua oferta é justa e baseada numa avaliação precisa da propriedade. Se a proposta for aceite, está a um passo de realizar o sonho de ter a sua casa de verão, seja para segunda casa de férias ou para viver.