Ericeira

Ericeira é uma vila piscatória localizada na costa ocidental de Portugal, 35 quilómetros (22 mi) a noroeste de Lisboa, freguesia do município de Mafra, considerada a capital do surf da Europa por ser o único spot europeu entre as Reservas Mundiais de Surf e pelas excepcionais condições costeiras para a prática do Surf. 

A Ericeira tem uma população de 10.260 habitantes (censo de 2011), que residem numa área de 12 km².

A Ericeira foi um retiro de verão popular para muitas das famílias de Lisboa nas décadas de 1940 e 1950. Hoje, é um destino popular para turistas locais e visitantes, bem como surfistas de todo o mundo devido às quarenta praias com boas condições na área.

Praias da Ericeira

As praias da Ericeira de areias douradas, são banhadas pelo Oceano Atlântico, e são reconhecidas mundialmente

  • Praia de São Julião - Localizada na freguesia da Carvoeira, é uma das praias mais bonitas do concelho de Mafra. Possui um extenso areal rodeado de arribas e é muito procurada pela sua beleza, por surfistas ou por praticantes da pesca lúdica.
  • Praia da Foz do Lizandro - A sul da Ericeira, na foz do Rio Lizandro, esta praia é muito apreciada pelas crianças graças às pequenas lagoas formadas pelo rio. É frequentada por surfistas que apreciam as suas excelentes ondas e possui animação noturna devido aos bares nela localizados.
  • Praia de São Lourenço - A 7km da Ericeira, próximo de Ribamar, esta praia é famosa pelos muitos restaurantes especializados em peixe fresco e mariscos. Situada numa baía abrigada, possui boas infraestruturas de apoio e excelentes condições para a prática de surf.
  • Praia dos Pescadores - Também designada por Praia do Peixe, localizada no centro da Ericeira, é uma das praias mais frequentadas da zona, abrigada dos ventos sul por uma arriba de 40 metros de altura, e é frequentada pelos pescadores profissionais que ali resguardam os seus barcos.
  • Praia de São Sebastião - Localizada na ponta norte da Ericeira, junto à Ermida que lhe dá o nome. O areal fica totalmente coberto na maré cheia, pelo que a sua utilização está algo limitada durante o dia. É bastante procurada por surfistas e bodyboarders pelas suas ondas.
  • Praia da Baleia  - Encostada à Ericeira, também designada por Praia do Sul, fica ao lado do Hotel Vila Galé, e é procurada por banhistas por estar abrigada dos ventos de norte. Pontilhada por barracas e toldos coloridos, possui infraestrururas de apoio.
  • Praia de Ribeira d’Ilhas - Facilmente reconhecida pela estátua dum surfista localizada no miradouro, situa-se num vale entre arribas altas, 3,5 km a norte da Ericeira e desde 1985 que é palco do campeonato mundial de surf (WQS), graças às ondas ideias para a prática do surf e bodyboard. Possui estruturas de apoio: balneário, wc, restaurante/bar com esplanada, escolas de surf e posto de primeiros socorros.
  • Praia dos Coxos - À saída de Ribamar, situa-se esta pequena praia e constitui uma das melhores escolhas para dias de vento por se encontrar abrigada do vento de norte. De águas transparentes, mas com correntes fortes, possui uma vista deslumbrante a partir do miradouro no alto da falésia.
  • Praia da Calada - Abrigada por falésias altas, é um local muito bonito situado a norte da vila da Ericeira (10 kms). O seu areal bastante espaçoso tem áreas delimitadas para a prática de voleibol e futebol e possui infraestruturas de apoio, incluindo um parque de estacionamento desnivelado, e um excelente miradouro sobre a costa.
  • Praia da Empa - É frequentada na maré baixa quando o areal apresenta uma maior extensão e é uma das praias mais encantadoras da Ericeira. Atrai surfistas, bodyboarders e banhistas que se deliciam com as pequenas poças formadas entre as rochas durante a maré baixa.
  • Praia do Matadouro - Possui um areal pouco extenso e não tem capacidade para receber muitos banhistas. É escolhida por muitas escolas de surf para a formação inicial da modalidade.
  • Praia do Norte - Ou Praia do Algodio, é uma praia urbana limitada pelo molhe da Ericeira. Com acesso a partir do centro da vila, esta é uma das praias mais concorridas da região, pela sua localização central e pelo facto de ser vigiada, embora esteja desprotegida dos ventos de norte.
Mapa: 
Atualizado em: 
22. Setembro 2020

Siga-me nas redes sociais