Lar Doce Lar... Mesmo às Escuras? Guia para enfrentar um apagão

Lar Doce Lar... Mesmo às Escuras? Face ao recente apagão de larga escala que afetou Portugal e Espanha, é fundamental preparar a sua casa para enfrentar as consequências de uma eventual interrupção prolongada do fornecimento elétrico, caso um evento desta natureza se repita, o que os especialistas acreditam possa vir a acontecer. Está preparado para o próximo? Leia o meu Guia prático sobre como enfrentar um Apagão em Casa e proteger a sua família.

Olá a todos os seguidores do meu Blog! Nos últimos tempos, temos ouvido falar de um evento que, embora não seja diário, pode virar o nosso mundo (e a nossa casa!) do avesso: um apagão generalizado, como o que recentemente afetou várias zonas de Portugal (Madeira e Açores escaparam ao apagão) e Espanha. Mais do que o susto ou o desconforto de ficar às escuras por umas horas, estes eventos alertam-nos para a enorme dependência da eletricidade e da importância de estarmos um passo à frente.

O que "descobrimos" tardiamente foi que, quando a luz falha, não é só a televisão que se desliga. É o frigorífico e a arca frigorífica que começa uma contagem decrescente para a comida se estragar, o telemóvel que fica sem bateria quando mais precisamos dele, o rádio digital que não funciona sem eletricidade, a água do banho que que de morna passa a fria, o portão da garagem que teima em não abrir e, em alguns casos, até a água pode deixar de correr. No meio do caos, ter um plano e alguns recursos preparados pode fazer toda a diferença entre enfrentar um pequeno percalço e uma valente dor de cabeça (ou até um prejuízo considerável).

Por isso, em vez de entrarmos em pânico quando o interruptor não funcionar, que tal pensarmos no assunto com calma e prepararmos o nosso "bunker" caseiro? Este guia não pretende ser alarmista, mas sim uma fonte de aconselhamento com dicas valiosas e, quem sabe, até originais, para que um apagão não te apanhe desprevenido. E sim, algumas destas dicas podem até valorizar e tornar a sua casa mais resiliente ou ajudar na compra do seu próximo imóvel!

O Kit de Sobrevivência Doméstico: Mais do que Velas e Fósforos

Quando se fala em preparação para apagões, a primeira imagem que vem à cabeça é, provavelmente, uma gaveta cheia de velas e uma caixa de fósforo. É um bom começo, mas podemos ir muito mais além! Pense num "kit de sobrevivência doméstico" adaptado às necessidades da sua família:

Iluminação Estratégica:

Guia do Apagão - Lanternas Solares

  • Lanternas LED: São as rainhas da eficiência. Tem várias, de diferentes tamanhos – uma potente para a casa toda, mais pequenas para cada membro da família e uma de cabeça para ter as mãos livres. Pilhas, claro, e um stock delas! Mas existe outra alternativa: lanternas com dínamo, em que basta dar à manivela e voilà, faz-se luz!
  • Luzes Solares de Jardim (Versão Interior): Sabia que aquelas luzes solares que tem no jardim ou na varanda podem ser as suas melhores amigas num apagão? Durante o dia, deixe-as a carregar ao sol e, à noite, espalha-as pela casa. São seguras e não gastam pilhas.
  • Velas e Castiçais Seguros: Sim, as velas continuam a ter o seu lugar, especialmente para criar um ambiente mais acolhedor. Mas atenção: use sempre castiçais estáveis e nunca as deixe acesas sem supervisão, especialmente perto de cortinas ou materiais inflamáveis. Não se esqueça dos fósforos ou isqueiro;

Comunicação e Energia Móvel:

Guia do Apagão - Comunicação e Energia Móvel

  • Power Banks carregadíssimos: O telemóvel é a nossa ligação ao mundo. Garanta que tem um ou dois power banks sempre carregados e com capacidade para várias cargas. Um Powerbank Solar pode ser um excelente investimento a longo prazo.
  • Rádio a Pilhas ou Dínamo: Quando a internet falha, um rádio AM/FM pode ser crucial para obter informações das autoridades. Os modelos a dínamo (manivela) ou solares são ideais porque não dependem de pilhas. Existem modelos que combinam as funções de rádio, lanterna e carregamento de telemóveis (a pilhas, solar e manivela).
  • Lista de Contactos em Papel: Parece uma coisa da Idade da Pedra, não é? Mas se o seu telemóvel ficar sem bateria e precisar de ligar a alguém urgentemente a partir de outro telefone, vai agradecer ter os números importantes anotados e bem à mão. Aliás este é um bom procedimento mesmo sem apagão.

Alimentação Inteligente (e sem Eletricidade): 

Guia do Apagão - Alimentação Inteligente (e sem Eletricidade)

  • Despensa de Emergência: Mantenha um stock de alimentos não perecíveis que não necessitem de refrigeração nem de muita confeção: enlatados ou em conserva (atum, salsichas, leguminosas, fruta), alimentos secos como bolachas e barras energéticas, leite UHT, café solúvel, boiões de comida para bebé (se aplicável) e ração para os animais de estimação, caso tenha algum. A Comissão Europeia aconselha o armazenamento de produtos essenciais para viver durante 72 horas  Verifique regularmente os prazos de validade!
  • Água, Muita Água: Recomenda-se armazenar, no mínimo, 3 litros de água por pessoa, por dia, suficientes para pelo menos 3 dias. Há países que recomendam 6 litros por pessoa. Garrafões de água engarrafada são a opção mais prática. Para utilização sanitária, opte por armazenar água num bidão com capacidade entre 30 a 50 litros, desde que disponha de espaço para o guardar. Em caso de corte de água eminente e caso não possua recipientes de maior dimensão pode sempre optar por usar a banheira.
  • Cozinhar à Moda Antiga (com Segurança): Se o apagão se prolongar, um pequeno fogareiro de campismo (a gás ou álcool) pode ser útil para aquecer refeições ou água. Atenção: Use-o sempre em local ventilado e longe de materiais inflamáveis. Se tiver um grelhador a carvão ou a gás no exterior, pode ser uma alternativa. Nunca, mas nunca, use equipamentos de exterior dentro de casa devido ao risco de intoxicação por monóxido de carbono.
  • Gestão do Frigorífico, Congelador e Arca Frigorífica: Evite abrir as portas desnecessariamente. Um frigorífico fechado conserva os alimentos frios durante cerca de 4 horas; um congelador cheio mantém a temperatura durante cerca de 48 horas (ou 24 horas, se estiver meio cheio). Uma arca frigorífica cheia pode conservar os alimentos congelados durante cerca de 48 a 72 horas, dependendo do seu isolamento e da capacidade. Utilize um termómetro específico para verificar a temperatura quando a eletricidade for restabelecida — alimentos que permaneçam acima dos 4°C por mais de 2 horas poderão não ser seguros para consumo.

Conforto e Higiene:

Guia do Apagão - Kit de Primeiros Socorros Completo

  • Kit de Primeiros Socorros Completo: Verificae se está tudo em ordem e se tem medicamentos essenciais para todos os membros da família (especialmente se houver doenças crónicas). Um estojo de primeiros socorros deverá incluir:
    • Materiais essenciais:

      • Pensos rápidos (vários tamanhos);
      • Ligaduras esterilizadas (gaze);
      • Ligadura elástica (para entorses);
      • Tesoura pequena e pinça;
      • Luvas descartáveis (látex ou nitrilo);
      • Soro fisiológico (para lavar feridas e olhos);
      • Antisséptico (ex.: Betadine®);
      • Termómetro digital;
      • Pomada para queimaduras;
    • Medicamentos básicos:
      • Analgésicos/antipiréticos (paracetamol ou ibuprofeno);
      • Creme anti-histamínico (picadas ou alergias leves);
    • Materiais complementares úteis em emergência:
      • Manta térmica (para evitar hipotermia);
      • Compressas frias instantâneas;
      • Apito para chamar a atenção, caso tenha uma emergência;
      • Caso necessite de óculos, ter uns suplentes não é má ideia;
      • Lista de contactos de emergência;
  • Higiene Pessoal: Toalhitas húmidas, álcool gel, sacos do lixo (para resíduos e, em emergência, como sanita improvisada).
  • Mantas e Roupa Quente: Mesmo fora do inverno, as noites podem arrefecer. Ter mantas extra à mão é sempre bom. No verão, um leque ou borrifador de água podem ajudar.

Dinheiro Vivo:

Guia do Apagão - Dinheiro Vivo

As caixas multibanco e os terminais de pagamento podem não funcionar. Ter algum dinheiro em numerário para pequenas despesas é uma boa precaução.

Estar preparado para o pior, não é uma questão de pessimismo ou paranoia, é apenas uma questão de bom-senso.

Mantenha uma lista de itens a transportar em caso de evacuação, com todos os itens pessoais que deverá levar. Em momentos de stress ou pânico a memória tende a falhar.

Pensar a Casa para Além do Apagão: O Investimento Imobiliário

Para quem está a pensar comprar, construir ou remodelar casa, um apagão pode ser um bom momento para refletir sobre algumas características que aumentam a resiliência e o conforto do imóvel:

Guia do Apagão - Pensar a Casa para Além do Apagão: O Investimento Imobiliário

Sistemas de Backup de Energia:

  • Geradores: Podem alimentar toda a casa ou apenas os circuitos essenciais. Requerem investimento e manutenção, além de espaço exterior e cuidados com o ruído e fumos. São mais usados em casas remotas, mas existem soluções mais pequenas que poderá usar na sua moradia.
  • UPS (Uninterruptible Power Supply): Ideal para proteger equipamentos eletrónicos sensíveis (computadores, sistemas de segurança) e garantir que continuam a funcionar por um período limitado, permitindo desligá-los em segurança.
  • Painéis Solares com Baterias: Uma solução cada vez mais popular, sustentável e segura. Os sistemas solares com baterias permitem armazenar a energia produzida durante o dia, podendo utilizá-la durante a noite ou em períodos prolongados sem eletricidade. Além da autonomia energética, esta opção representa uma clara mais-valia para o seu imóvel. Atenção: possuir painéis solares sem baterias não oferece qualquer vantagem em caso de apagão, uma vez que necessitam de energia da rede para o funcionamento do conversor (inversor) que transforma a corrente contínua (CC) gerada pelos painéis em corrente alternada (CA).

Alternativas Não Elétricas:

  • Salamandras a Lenha ou Lareiras: Se a estrutura da casa o permitir, podem ser uma fonte de aquecimento alternativa e acolhedora.
  • Esquentador a Gás: Garante água quente mesmo sem eletricidade (desde que haja abastecimento de gás). Contudo, atenção: Alguns esquentadores possuem ignição elétrica, não funcionando sem eletricidade. Prefira modelos com ignição manual ou a pilhas para maior segurança em caso de apagão.
  • Isolamento e Design Inteligente: Uma casa bem isolada mantém a temperatura interior por mais tempo, seja no frio ou no calor, reduzindo a dependência de sistemas de climatização elétricos. Janelas eficientes também fazem uma grande diferença.

Segurança Doméstica:

  • Portões Elétricos: Certifique-se de que os seus portões elétricos possuem um sistema de abertura manual fácil de utilizar em caso de falha elétrica. Se reside num apartamento com garagem coletiva, contacte previamente o administrador do condomínio para garantir que terá acesso à abertura manual em situações de emergência.
  • Sistema de Alarme: Caso possua um sistema de alarme, confirme previamente qual é a duração da bateria de reserva (backup) e como o sistema reage em situações de falha prolongada de energia.

Água:

Se vive numa zona com poço ou furo, ter uma bomba manual ou um sistema de bombagem com backup pode ser uma mais-valia.

O Plano Familiar: Quem faz o quê?

Guia do Apagão - Plano Familiar: Quem faz o quê?

Tão importante como ter o material certo é ter um plano. Converse em família:

  • Definir tarefas: Quem fica responsável pelas lanternas? Quem verifica os vizinhos mais idosos ou vulneráveis?
  • Ponto de encontro: Se o apagão acontecer quando estiverem separados, combine um ponto de encontro.
  • Informação: Decida qual o rádio ou meio de comunicação a usar para obter informações oficiais.
  • Crianças e Idosos: Tenha em atenção as necessidades específicas dos mais novos e dos mais velhos. Explique às crianças o que está a acontecer de forma calma para não as assustar.

Um Apagão Também Pode Ser uma Oportunidade

Pode parecer estranho, mas um apagão pode ter o seu lado "positivo". Sem televisão, internet ou as distrações habituais, como aconteceu no recente apagão, pode ser um momento ideal para:

Guia do Apagão - Convivência

  • Conviver em família: Pôr a conversa em dia, jogar jogos de tabuleiro à luz das velas, jogar à bola ou outros desportos ao ar livre, etc.
  • Ler aquele livro que está na prateleira há meses.
  • Observar as estrelas: Se o apagão for de longa duração e numa zona com pouca poluição luminosa, o céu noturno pode ser um espetáculo único. Os seus filhos vão adorar.

Estar preparado não é viver com medo, mas sim com a tranquilidade de saber que, perante um imprevisto, tem as ferramentas e o conhecimento para cuidar de si e da sua família. Um pequeno investimento de tempo e recursos agora pode poupar-lhe muitos dissabores no futuro, tanto mais que existem diversos alertas que sugerem que este pode não ser um evento singular.