Esta é a primeira pergunta que um potencial vendedor faz quando decide colocar a sua casa à venda.
Não existindo uma resposta fácil, aqui ficam algumas dicas e sugestões para o ajudar:
- Não existe o melhor preço, tudo se resume à célebre relação entre tempo e lucro: "quanto maior o preço, mais demorada poderá ser a venda da sua casa".
- Procure saber os preços de outras casas à venda no seu bairro, ou que tenham sido vendidas recentemente. O mais importante é averiguar qual o preço do imóvel que foi efetivamente escriturado, pois entre o preço anunciado e o que prevalece após a negociação da venda é normal que existia diferença.
- Consulte a opinião de um consultor imobiliário com experiência e que trabalhe numa agência com alguma dimensão. De preferência que opere com alguma frequência na zona onde tem a sua casa à venda.
- Consulte os guias de preços de casas por metro quadrado, disponÃveis na web.
- Consulte as tabelas de preços médios de empréstimo para habitação, que o INE disponibiliza mensalmente (ver a tabela em baixo que está atualizada até Fev. 2017).
- Esteja preparado para baixar o preço ao fim de algum tempo, caso o número de visitas não seja o desejado. Baixar o preço de uma casa, após um perÃodo de promoção mal sucedida, com um preço superior, não constitui nenhum "handicap", desde que o preço não sofra múltiplas revisões em baixa, podendo consolidar a ideia de que o "imóvel não tem interesse".
A frustração de ter uma casa à venda e não receber manifestações de interesse, poderá ser um sinal de que o preço não é o mais adequado.Â
E lembre-se: a ajuda profissional na venda de uma casa tem um custo, mas... "tempo é dinheiro".
Consulte-me e sentirá a diferença.
O INE publica mensalmente os valores médios de avaliação bancária das habitações (€/m²), distribuÃdos pelos municÃpios com população superior a 100000 habitantes (dados censos 2011).
Dados referentes a Agosto de 2018
Fonte: INE - Valor médio de avaliação bancária - Agosto de 2018