Contrato de Exclusividade

Contrato de Exclusividade

Um contrato de exclusividadeinfo-icon no âmbito da mediação imobiliáriainfo-icon, é um contrato redigido com cláusulas que prevêem a obrigação da mediadora de promover um dado imóvel contra a obrigação do proprietário de não celebrar outros contratos de venda com qualquer outra mediadora, durante o período contratual.

Os contratos entre o proprietário do imóvel e a mediadora estão sujeitos a um prazo acordado entre ambas as partes, mas que normalmente referem um período de 6 meses, renovável automaticamente por um período semelhante. Caso o proprietário não esteja satisfeito poderá requerer o cancelamento da renovação, informando a empresa mediadora da sua intenção, por escrito, x dias antes do término do contrato, tal como previsto nas cláusulas do mesmo.

O proprietário pode ainda apresentar queixa junto do IMPIC - Instituto dos Mercados Públicos, do Imobiliárioinfo-icon e da Construçãoinfo-icon caso seja confrontado com alguma irregularidade por parte do mediador responsável pela celebração do contrato.

Artigos Relacionados

Usucapião Usucapião
Por usucapião entenda-se o direito de posse sobre um bem móvel ou imóvel, em função de o ter utilizado por um dado período de tempo, de forma contínua, como se fosse o real proprietário desse bem.
Taxa de Esforço Taxa de Esforço
A taxa de esforço é um indicador que mede o peso das despesas financeiras no rendimento total do agregado familiar e que é utilizado na análise de risco.
Avaliação imobiliária Avaliação imobiliária
A avaliação imobiliária é um processo que implica a inspeção física de um avaliador - profissional devidamente certificado - a um imóvel, com o propósito de estimar o valor financeiro do mesmo.