A Lourinhã é uma terra com fortes pergaminhos históricos, os quais remontam ao povoamento feito por Iberos, Fenícios, Gregos, Túrdulos, Cartagineses e Romanos. Todos eles contribuíram para povoar esta região, onde outrora o Mar chegava, e deixar o respetivo legado histórico, logo a começar pelo nome que se julga ter origem numa vila romana: Laurinius.
Mas a fundação da vila tal como a conhecemos deve-se ao rei D. Afonso Henriques que concedeu estas terras a D. Jordão, um cavaleiro francês, pela sua participação no cerco a Lisboa, em 1147.
O concelho contabiliza 23 265 habitantes - segundo números do censo de 2011 - e na última década assistiu-se a um crescimento urbano significativo, muito graças à sua proximidade com Lisboa, melhoria nas ligações rodoviárias e ao incremento do turismo. A Lourinhã é famosa pelas suas belas praias e pelos achados paleontológicos de Dinossauros, que por aqui andaram há 65 milhões de anos. A pesca e agricultura têm também um papel importante, já que 80% do território do concelho está ligado à exploração agrícola, sendo de destacar a produção de batatas, Pêra Rocha, as vinhas, a Aguardente da Lourinhã, etc.
Planalto das Cezaredas
O Planalto das Cezaredas situa-se no centro da região Oeste, abrangendo quatro concelhos : Bombarral, Lourinhã, Óbidos, e Peniche. Tem um comprimento de 12 quilómetros e é um território calcário com cerca de 140 milhões de anos, pertencente ao período que medeia entre o Cretácio e o Jurássico Médio. O mar que outrora ocupou parte desta região, começou a recuar deixando registos fossilizados de espécies marinhas desaparecidas há cerca de 65 milhões de anos e que pode observar no Museu da Lourinhã.
Praias do Concelho da Lourinhã
Graças aos seus 12 quilómetros de costa, não faltam praias que atraem para a região visitantes e turistas para desfrutar das suas belas praias e praticar desportos náuticos (surf, jet ski, caça submarina, fotografia subaquática, etc.)
- Praia de Vale Pombas (Lourinhã)
- Praia de Paimogo (Lourinhã)
- Praia do Caniçal (Lourinhã)
- Praia de Vale Frades (Lourinhã)
- Praia da Malhada (Lourinhã)
- Praia da Areia Branca (Lourinhã)
- Praia de Areal (Lourinhã)
- Praia do Mexilhoal (Atalaia)
- Praia da Peralta (Atalaia)
- Praia de Porto das Barcas (Atalaia)
- Praia do Zimbral (Ribamar)
- Praia de Porto Dinheiro (Ribamar)
- Praia de Valmitão (Ribamar)
Pontos de Interesse
- O Dino Parque - É um parque temático dedicado aos dinossauros e o maior museu ao ar livre em Portugal. Em exposição poderá encontrar cerca de 120 modelos de espécies de dinossauros à escala real. Poderá conhecer mais sobre o fantástico mundo e a época dos dinossauros e dos animais pré-históricos, entre eles o famoso Tyrannossaurus Rex que chegava a medir 15 metros de comprimento. No Dino Parque poderá divertir-se enquanto aprende sobre paleontologia, fossilização, dinossauros e os períodos da história da terra.
- Museu da Lourinhã - Localizado no centro da vila e fundado em 1984, possui a maior colecção ibérica de fósseis de dinossauros do Jurássico Superior e uma das mais importantes a nível mundial. Ao concelho da Lourinhã foi concedido o título de Capital Portuguesa dos Dinossauros, graças aos vestígios únicos de dinossauros (ossos fossilizados, pegadas, embriões de dinossauros, etc.). São mundialmente famosas as raras pegadas de dinossauros aqui descobertas.
- A Rota dos Dinossauros - É um percurso pedonal de 10 km, cuja duração aproximada é de 3 horas e que vai do centro da Lourinhã até ao Forte de Paimogo. O caminhante pode visitar o património religioso como o Convento de Santo António, a Igreja da Misericórdia e a Igreja de Santa Maria do Castelo e deslumbrar-se com belas paisagens, com as praias da Areia Branca, Vale Frades, Caniçal e a praia de Paimogo.
- O Museu GEAL - regista os vestígios da presença humana na região desde o Paleolítico, do Neolítico e do Calcolítico.
- Igreja de Santa Maria do Castelo - igreja cuja arquitetura foi inspirada pelo estilo gótico e que deve o seu nome ao antigo Castelo da Lourinhã, por ter sido edificada junto das suas muralhas.
- Igreja de São Sebastião - Localizada no centro vila da Lourinhã, construída em 1730, devendo parte da sua beleza aos lambris de azulejos, brancos e de figuras avulsas.
- Convento Santo António da Lourinhã - Monumento nacional, fundado em 1598, outrora pertencente à ordem franciscana.
- Os diversos festivais e feiras que animam esta região e que atraem visitantes de toda a parte.
- Restauração - Sendo esta uma região rica em pescado, marisco, vinhos e produtos regionais de excelente qualidade não admira que seja fácil encontrar bons restaurantes. Entre muitos, destacaria: Carlos dos Leitões, Barracão do Petisco,