Mais um mês, Novembro de 2023, em que me mantenho no lugar de Nº1 no Top Individual do acumulado do ano da KW Portugal, desde Março de 2023. E já falta pouco para terminar o ano!
Os resultados continuam a premiar a persistência da minha estratégia, que se pode resumir de forma simples:
- Lutar para que cada angariação se transforme numa transação bem-sucedida. Para mim, não existem imóveis fracos ou fortes, baratos ou caros; todos merecem a mesma atenção e o mesmo volume de investimento. Esta é uma das razões do meu sucesso, porque os proprietários que confiam no meu trabalho, de forma recorrente, sabem disso e reconhecem que são poucos os que estão dispostos a investir tanto nos seus imóveis, mesmo quando: o mercado não está de feição, o preço é um obstáculo, ou o imóvel apresenta características desafiadoras para a venda.
- Apostar na qualidade de apresentação dos imóveis que promovo. Contratar bons profissionais não é barato. Garantir que cada detalhe esteja quase perfeito, desde as fotos, passando pelo vídeo e Visita Virtual, até às plantas - que são todas refeitas para melhor visualização - e descrições traduzidas em várias línguas, exige um esforço de uma equipa de profissionais qualificados.
- Investir fortemente no ecossistema digital. A promoção é um dos vetores mais importantes na minha estratégia. A aposta em plataformas de anúncios e redes sociais é cara, mas a comissão que os meus clientes pagam serve exatamente para isso. Mesmo sabendo que corro o risco de perder todo o investimento caso não obtenha o sucesso desejado, a minha consciência profissional não me permite trabalhar de outra forma.
- Qualificar muito bem os interessados e manter uma postura comercial assertiva e profissional. Por vezes, os proprietários não compreendem porque realizo tão poucas visitas aos seus imóveis, comparativamente a outros consultores. Não se deve à falta de pedidos de informação. A minha percentagem de 'leads' por imóvel é elevada. Mas, como costumo dizer, "não faço visitas turísticas aos imóveis" e, infelizmente, existem compradores que usam e abusam desta estratégia. Qualificar bem os clientes impede o desperdício de recursos e evita falsas expectativas para os proprietários. Muitas vezes, com menos de meia dúzia de visitas, concretizo uma transação.
- Know-how e experiência fazem a diferença. Nem todos possuímos o mesmo grau de experiência, nem todos partilhamos o mesmo foco. Nem todos temos o mesmo trajeto profissional, nem as competências que são necessárias para atingir o grau de 'Top Producer'. Para mim, a cada ano que passa, o elevado volume de transações e a diversidade de casos com que me deparo contribuem para reforçar o meu conhecimento e elevar o patamar de especialização, tanto na minha zona de atuação (que abrange fundamentalmente a Área Metropolitana de Lisboa), quanto na mediação imobiliária em geral..
- Garantir que todos os detalhes de uma transação são previstos e têm uma resposta rápida. Desde o setor jurídico até à documentação do imóvel, passando pelas obrigações fiscais, todos os intervenientes que dependem de mim garantem que todas as etapas, durante o processo de venda, são concluídas com rapidez e sem surpresas.
O trabalho, a consistência e a qualidade garantem resultados. Basta ter a resiliência necessária!
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