ChatGPT para Consultores Imobiliários: Guia de utilização 2024

A mediação imobiliária, um pouco por todo o mundo, acolheu o ChatGPT com grande entusiasmo e curiosidade. Esta ferramenta de Inteligência Artificial é a mais sofisticada lançada até hoje, e é suportada por um modelo de linguagem baseado em aprendizagem profunda. Este Guia Completo explica como o ChatGPT pode ajudar um Consultor Imobiliário, como usá-lo e dicas valiosas para aproveitar ao máximo este software extraordinário de Inteligência Artificial.

Este guia de utilização do ChatGPT em 2024, oferece uma visão detalhada de como os consultores imobiliários podem tirar partido desta poderosa ferramenta de inteligência artificial de modo a melhorar a sua performance, comunicação e produtividade.

O que é o ChatGPT?(Top▲)

O ChatGPT é um modelo de linguagem avançado desenvolvido pela empresa OpenAI, baseado na arquitectura Generative Pre-Trained Transformer-GPT. Os GPTs são sistemas de Inteligência Artificial capazes de:

  • "G"erar conteúdo, como texto, áudio, imagens e vídeo. Os modelos são
  • "P"ré-treinados com base uma grande quantidade de dados provenientes da internet (incluindo conversas) e outras fontes (livros, artigos e informações, etc.) e utilizam
  • "T"ransformers para identificar padrões e prever a palavra mais adequada para continuar uma frase.

Como funciona o ChatGPT?(Top▲)

Sendo o mais poderoso modelo de linguagem da atualidade, o seu funcionamento é relativamente simples: é treinado com uma grande quantidade de dados, para que possa responder a perguntas de maneira precisa e natural, como se fosse um humano.

Em resumo, o modelo usa uma combinação de regras gramaticais, análise semântica e respostas pré-treinadas para gerar uma resposta, desenvolvendo progressivamente um modelo de linguagem que se adapta a qualquer contexto. Com o passar do tempo, vai melhorando a sua aprendizagem à medida que recebe mais dados e feedback dos utilizadores.

Como usar o ChatGPT?(Top▲)

Em primeiro terá que aceder ao link chat.openai.com/chat e registar-se. Pode registar-se e fazer login com a conta de e-mail da Google ou da Microsoft.

Como registar-se no ChatGPT

Como usar o ChatGPT num computador?(Top▲)

Seja em que equipamento for, pode sempre usar o o browser (Chrome, Edge, Safari, Firefox, etc.) para ter acesso ao ChatGPT, bastanto aceder a chat.openai.com/chat.
Mas existe uma forma mais rápida para não ter que estar a repetir sempre essa tarefa, basta criar uma aplicação Windows a partir da página Web.

Se tem o browser Chrome instalado aqui fica a dica:

Como usar o ChatGPT num smartphone ou num tablet?(Top▲)

Infelizmente ainda não existe uma versão APP do ChatGPT, como tal terá que usar o browser do seu telemóvel ou tablet e aceder à página Web.

Tenho um computador ou notebook Apple, como posso usar o ChatGPT?(Top▲)

Existe uma forma de criar uma App com o recurso ao MacGPT. O MacGPT é uma aplicação desenvolvida para o macOS e que permite aos utilizadores aceder rapidamente ao ChatGPT a partir da barra de menus. É seguro e é gratuito (basta colocar 0 na caixa de preço, ao transferir).

Como aceder ao ChatGPT num computador Mac da Apple

Graças ao seu modelo genérico de aprendizagem, o ChatGPT pode adaptar-se a diferentes funções com igual sucesso e desempenho: como tradutor, poeta ou escritor famoso, programador informático, músico, jurista, criador de receitas gastronómicas, letrista, etc. Teste-o e ficará surpreendido!

De que modo é que o ChatGPT pode auxiliar um consultor imobiliário?(Top▲)

A versatilidade desta ferramenta permite que os consultores imobiliários a utilizem de diversas maneiras, de modo a melhorar todos os seus serviços. Vamos nomear algumas:

O ChatGPT possui uma biblioteca API e pode ser integrado em plataformas de chat, e-mail e redes sociais, permitindo que os consultores imobiliários respondam automaticamente e de forma personalizada às perguntas dos clientes. Mas por enquanto, é uma tarefa que não é fácil de implementar pela generalidade dos consultores, mas acima de tudo tem riscos. Por causa das limitações do ChatGPT, descritas mais abaixo, é necessária alguma cautela. Um comprador de uma casa não pode ser tratado como um comprador qualquer, ele gosta de falar com humanos e perceber se pode depositar a sua confiança no consultor. Lembre-se que, este é um negócio de pessoas para pessoas.

Comunicação entre o consultor imobiliário e os seus clientes(Top▲)

Todavia existem muitas formas de tirar partido do ChatGPT no processo de comunicação entre um consultor e os seus clientes, aqui ficam algumas sugestões:

1- Gestão de e-mails e mensagens(Top▲)

O ChatGPT pode ajudar na redação e resposta de e-mails e mensagens, permitindo ao consultor focar-se em tarefas mais importantes. Uma forma passa por colar o texto do email do cliente e pedir ao Chat GPT que responda. Veja o exemplo ao lado. Aconselho a ler sempre bem a resposta dada pelo ChatGPT e dar um toque pessoal ao texto.

ChatGPT: Resposta por email a um pedido de informações relativo a um imóvel

2- Redação de descrições detalhadas e atraentes dos imóveis(Top▲)

Descubra a inovação que está a revolucionar a mediação imobiliária, por esse mundo fora! Deixe para trás as descrições telegráficas e repletas de erros ortográficos e de sintaxe. Apresento-lhe 2 opções de trabalho com o ChatGPT para elevar a qualidade dos seus anúncios imobiliários:

  1. Melhore a sua descrição existente: Forneça ao ChatGPT uma versão inicial da descrição do anúncio, mencionando as características do imóvel, e receba de volta uma versão aprimorada e cativante desse texto.
  2. Crie um anúncio personalizado: Peça ao ChatGPT para criar um anúncio genérico, baseado nas características fornecidas, e receba um texto exclusivo e envolvente.

Para obter resultados ainda melhores, personalize a redação do ChatGPT de acordo com as suas necessidades, fornecendo informações detalhadas. Quanto mais completo for o input dado, melhor será a descrição:

  • o idioma
  • a finalidade: venda, arrendamento, etc.
  • o preço de venda ou condições de arrendamento;
  • o segmento de clientes compradores: baixo, médio ou médio-alto / luxo;
  • a localização: o andar, rua, bairro e localidade. P.ex. "Rua da Indústria, no Bairro de Alcântara, em Lisboa".
  • a tipologia da habitação: moradia, apartamento, lote de terreno, penthouse, prédio, etc. Quantas divisões tem, o nº de quartos, o nº de casas de banho e restantes divisões, etc. Pode também indicar as áreas por cada divisão.
  • o estado do imovel: em projeto, em construção, novo, usado mas em bom estado, para remodelar, em ruína, etc.
  • as áreas: área bruta de construção, área útil, área do lote de terreno, do jardim ou terraço (caso se aplique). 
  • as características gerais: se tem elevador, se está por estrear, se é um terreno urbano ou rústico, se o lote tem projeto aprovado, etc.
  • as características específicas (quais os equipamentos da cozinha, tipo de climatização, tipo de janelas, domótica, estores elétricos, lareira, jardim, piscina, anexos, etc.)
  • etc.

A tendência normal do ChatGPT é para construir textos impessoais e de teor informativo, peça-lhe para construir uma narrativa atraente: "Desenvolva uma história envolvente sobre a moradia, destacando as suas características únicas, história e potencial.".

Explore os diversos exemplos que preparei para si e descubra as diferenças no texto gerado pelo ChatGPT. Dê um passo à frente na sua estratégia imobiliária e atraia mais clientes com anúncios cativantes e personalizados!

3- Comunicação em múltiplas línguas(Top▲)

Embora o Google Tradutor tenha evoluido consideravelmente nos últimos anos, apoiado por um motor de Inteligência Artificial, ainda apresenta falhas significativas no que concerne a erros semânticos, devido à falta de contextualização na tradução. Na minha opinião, o ChatGPT demonstra um desempenho superior. Agora, já não é necessário frequentar um curso de Mandarim para responder a um cliente chinês, ou traduzir a descrição dos seus imóveis. Deixe essa tarefa ao ChatGPT! O seu modelo de linguagem foi treinado para traduzir entre várias línguas e dialetos, incluindo os seguintes: Inglês, Espanhol, Francês, Alemão, Italiano, Português, Chinês (Mandarim), Japonês, Coreano, Russo, Árabe, Holandês, Sueco, Dinamarquês, Norueguês, Finlandês, Turco, Polaco, Hebraico, Grego, Tcheco, Húngaro, Romeno, Ucraniano e Tailandês. Além disso, pode ser utilizado para verificar a qualidade de traduções que você mesmo tenha realizado previamente.

4- Elaboração de relatórios personalizados de mercado e análises comparativas(Top▲)

Uma das características que distingue um Consultor Top dos restantes, é o tipo de feedback que ele envia aos proprietários. O envio de relatórios com estatísticas da promoção, nº de visitas e resultados detalhados sobre as mesmas, permite tranquilizar os seus clientes e mostrar a qualidade do trabalho realizado. Lembre-se: "Quem não sabe é como quem não vê e ainda é obrigado a acreditar no que os outros dizem" - Welivelton Jhony.

O ChatGPT ajuda a produzir relatórios, baseado nos "inputs" que lhe possa fornecer, ajudando na elaboração de relatórios de: feedback sobre a atividade de mediação, e enviar periodicamente aos proprietários; relativos às visitas a imóveis, etc.

5- Criar e aperfeiçoar scripts de vendas(Top▲)

O script de vendas para imobiliária é importante porque orienta cada uma das etapas do funil de vendas imobiliário. de captação de imóveis, destinados a contactar clientes, prospects e proprietários. Se um cliente entrar em contato por telefone, por WhatsApp ou até mesmo chegar de surpresa na imobiliária, o vendedor saberá como proceder, terá uma trilha para seguir e fechar os negócios.

Se um cliente entrar em contato por telefone, e-mail, por WhatsApp, ou por telefone é importante que o consultor tenha um script que permita saber o que dizer sem hesitações e com confiança:

  1. Criar um script, num tom formal mas afável, em português de Portugal, para quando um interessado quer saber mais sobre um imóvel.

6- Planear reuniões, visitas ou eventos(Top▲)

O agendamento de visitas, reuniões ou a realização de open houses pode ser melhorado se contar com a ajuda do ChatGPT para o seu planeamento. Antes de agendar uma visita, planeie-a com a ajuda do ChatGPT, fornecendo informações sobre o tipo de imóvel a visitar e o perfil do cliente, solicitando assim um planeamento detalhado da visita.

Se pretender realizar um evento para divulgação de uma casa, como uma Open Houses, cocktail de apresentação, ou outro, peça ajuda ao ChatGPT, ele dar-lhe-á um plano de trabalho. 

Marketing(Top▲)

Os consultores imobiliários podem usar o ChatGPT para agilizar e aperfeiçoar  tarefas de marketing, permitindo que se concentrem no atendimento personalizado aos clientes. Algumas possibilidades incluem:

1- Planear e ajustar a estratégia de marketing(Top▲)

A mediação imobiliária é uma atividade cada vez mais competitiva. Apostar em Marketing não é uma opção, é uma obrigação e o ChatGPT é ótimo a delinear estratégias de Marketing. Por onde começar? O que fazer? Seja um rookie ou um Consultor Top, aqui fica um conjunto de perguntas úteis:

  • Sou consultora imobiliária em Oeiras, Portugal, qual a estratégia de marketing para promover o meu nome localmente?

2- Criação de conteúdos para o seu Blog/Website ou Redes Sociais(Top▲)

Com uma simples questão "10 ideias para um post no meu blog sobre casas para a geração Z", em 5 segundos o ChatGPT dá-lhe 10 sugestões originais para criar um artigo ou post nas redes sociais. Escolha a opção que lhe agrada mais e peça ao ChatGPT para produzir o artigo, sugerir o tipo de imagem e se necessário para o traduzir para o idioma que desejar. Mais rápido que isto não é possível.

3- Criação de newsletters / campanhas de e-mail marketing(Top▲)

Esta é uma tarefa que exige criatividade, ora esta é uma das características mais surpreendentes do ChatGPT. Pode ajudá-lo fornecendo sugestões sobre temas e artigos para incluir na Newsletter ou para criar uma campanha de mass-mail.

4- Campanhas Comerciais(Top▲)

O ChatGPT pode auxiliá-lo na criação de campanhas publicitárias, fornecendo-lhe inspiração e temas para a campanha, os respetivos textos e slogans;

Tarefas Administrativas(Top▲)

Elaboração de contratos e documentos legais padronizados, redação de cartas de teor "jurídico", cartas de cobranças, etc. etc.

Formação, aquisição de conhecimento e apoio técnico(Top▲)

O ChatGPT também pode ser uma ferramenta de aprendizagem para consultores imobiliários que desejam melhorar as suas competências. A plataforma pode fornecer-lhe artigos e explicações sobre:

  1. Informações sobre tendências de mercado e análises sectoriais
  2. Formação e recursos relacionados com o setor imobiliário
  3. Sugestões de estratégias e técnicas de venda inovadoras

Explorando ao máximo o ChatGPT: dicas práticas para consultores imobiliários(Top▲)

Aparentemente, não são necessárias grandes lições: basta perguntar e o ChatGPT responde. Simples, não é? Bem, nunca é assim tão simples quando se trata da linguagem e da sua utilização num determinado contexto. Aqui estão algumas sugestões para aproveitar ao máximo as capacidades do ChatGPT:

Sugerir, Criar e Rever

Estes são 3 tipos de abordagem onde o ChatGPT se destaca e seja qual for o tema, ele estará apto para o ajudar:

  • "Sugere-me 10 ideias para uma publicação de Natal em Cascais";
  • "Cria um texto para um post a publicar nas redes sociais, sobre as tradições e festividades de Natal em Cascais, com uma imagem";
  • "Revê o texto anterior, melhora-o e escreve uma versão adaptada para os brasileiros que visitam portugal"

Seja específico e forneça contexto

Quanto mais específica for a pergunta, maior será a sua satisfação com a resposta. Se a resposta for muito genérica, reformule a pergunta ou adicione mais informações. 

Se perguntar "Uma descrição sobre as vantagens de morar numa moradia", tente adicionar a localização ou o país à pergunta, por exemplo, "... em Oeiras, Portugal?". Verá que a resposta se adapta à sua localização. Quanto mais detalhes fornecer, mais contextualizada e assertiva será a resposta do ChatGPT. 

Alguns exemplos: "Um descritivo para uma moradia isolada, totalmente renovada, com 4 quartos, 2 salas, com jardim e piscina, 3 casas de banho, implantada num terreno com 400 m2 e uma área bruta de construção de 220 m2, na Quinta dos Lombos, Carcavelos, Cascais". Clique na galeria de imagens em baixo para ver vários exemplos, experimente e surpreenda-se:


Regenere a resposta - Se a resposta não for adequada, clique no botão "Regenerate response" no rodapé da janela. O ChatGPT apagará a resposta dada e recomeçará a conversa. Tente reformular a pergunta, fornecendo mais contexto. Uma sugestão: o ChatGPT tende a responder utilizando o português do Brasil ou a relacionar a resposta com a realidade brasileira. Por isso, iniciar ou encerrar as perguntas com "..., em Portugal?" contribui para adaptar a resposta à realidade portuguesa.

Converse, não pergunte apenas - O ChatGPT muitas vezes comporta-se como uma criança de 5 anos, tentando aprender sobre o tema em discussão para compreender melhor as perguntas. Faça perguntas adicionais para refinar a resposta e ajude o sistema a entender melhor o que pretende. Persista na pergunta e forneça feedback, como "dá-me mais opções" ou "não estou satisfeita com a resposta", entre outros. Conforme a conversa avança, com mais perguntas e respostas relacionadas à questão inicial, o ChatGPT aprende e ajusta-se melhor à resposta desejada.

Seja paciente e criativo - A resposta desejada nem sempre surge após a primeira pergunta. Insista e forneça mais detalhes, reformule a pergunta ou aborde o assunto de outra perspectiva. Seja criativo nas perguntas e surpreenda-se com as respostas.

Obtenha traduções mais precisas - Apesar de estar registado e fornecer alguns dados pessoais, as respostas podem ser influenciadas por idiomas mais utilizados, como o português do Brasil. Para evitar isso, formule o pedido da seguinte forma: "Traduz do português de Portugal... "...texto a traduzir..."... para inglês do Reino Unido".

Peça um tipo específico de texto ou tradução -  Informe o ChatGPT sobre o propósito da tradução ou composição do texto pretendido, por exemplo, "Dá-me uma tradução jurídica de...", "Escreve um artigo técnico sobre...", ou "Escreve uma resposta formal a este email...", etc. Verá que o tom e o estilo da resposta muda.

Forneça um texto - Além da habilidade de gerar textos "por encomenda", o ChatGPT consegue inspirar-se e elaborar um novo texto com base num já existente, adaptando-o a novas situações ou exigências. Por exemplo, é possível criar descrições de propriedades imobiliárias a partir de uma redação preexistente. Basta fornecer esse texto ao ChatGPT e solicitar que elabore uma versão melhorada. Graças à sua avançada tecnologia de processamento de linguagem natural, o ChatGPT tem a capacidade de ler e compreender o conteúdo, para depois gerar um novo material de elevada qualidade e relevância, tirando partido da sua sofisticada inteligência artificial.

Vantagens e desvantagens do ChatGPT para o consultor imobiliário(Top▲)

A lista não é assim tão grande mas as desvantagens devem ser levadas em consideração:

  • Respostas imprecisas ou desinformadas - Como os GPTs são treinados através de tentativa e erro, eles são apenas tão precisos quanto os dados e algoritmos em que se baseiam. Pode gerar respostas tecnicamente corretas, mas não totalmente precisas em termos de contexto. Como resultado, algumas conversas com chatbots podem gerar frustração e confusão. A verificação das informações geradas é essencial.
  • Falta de senso comum - Embora o ChatGPT possa gerar respostas semelhantes às humanas e tenha acesso a uma grande quantidade de informações, não possui senso comum ao nível humano e carece do conhecimento que temos. Isso significa que, às vezes, pode fornecer respostas sem sentido ou imprecisas.
  • Falta de inteligência emocional - O ChatGPT gera respostas que parecem empáticas, mas não possui verdadeira inteligência emocional. Não consegue detectar emoções sutis nem responder adequadamente a situações emocionais complexas.
  • Limitações na compreensão do contexto - O ChatGPT tem dificuldade em entender contextos, especialmente sarcasmo e humor. Pode ter dificuldades em captar nuances subtis da comunicação humana, respondendo de forma inadequada ou irrelevante.
  • Conhecimento limitado - Embora o ChatGPT tenha acesso a muitas informações, as fontes de informação com as quais foi treinado são limitadas e anteriores a 2021. Pode não responder a questões muito específicas ou estar a par de desenvolvimentos recentes em certos campos.
  • Dificuldade em gerar conteúdos longos - O ChatGPT tem problemas em gerar conteúdo longo e estruturado. É mais adequado para gerar conteúdos curtos, como resumos ou explicações breves, embora a versão 4.0 prometa colmatar essa falha.
  • Problemas gramaticais - A sensibilidade do ChatGPT a erros gramaticais e ortográficos é limitada. Dou um exemplo disto no poema mencionado. 

E quais são as principais vantagens do ChatGPT? A lista seria infinda, mas vou elencar as que considero mais importantes para a atividade imobiliária:

  • Rapidez - Experimente comparar o tempo que leva para obter uma resposta, recorrendo a um motor de pesquisa ou navegando na Internet, com o tempo que leva para a obter do ChatGPT. É uma das vantagens que mais impressiona, a velocidade com que o ChatGPT fornece informações que levariam dezenas de minutos ou mesmo horas a obter.
  • Versatilidade - Mude de assunto, mude o local, mude o idioma, mude a atividade profissional, mude para um tom mais informal ou mais profissional e o ChatGPT muda e adapta-se como um camaleão.
  • Multilíngue - O ChatGPT bebeu a informação que serve de suporte às suas respostas em dezenas de idiomas. Domina razoavelmente bem as regras de semântica e sintaxe de pelo menos 25 idiomas.
  • Resolução de problemas complexos - A versão 4.0 veio melhorar ainda mais esta funcionalidade. Damos-lhe um conjunto de inputs e ele analisa e sugere uma solução ou um plano. Por exemplo:
    • Pergunta: "Preciso de visitar 3 clientes no mesmo dia, a Ana, o José e a Maria e tenho que almoçar com a Maria. Eu moro em Oeiras, a Ana mora em Setúbal, o José mora em Lisboa e a Maria mora em Cascais. Como devo organizar a minha agenda?". Resposta: Primeiro, vá a Lisboa e visite o José, pois é o local mais próximo de Oeiras. Depois, siga para Cascais para almoçar com a Maria, já que fica relativamente perto de Lisboa. Após o almoço, finalize o dia visitando a Ana em Setúbal, e depois retorne para Oeiras. Esta sequência de visitas minimiza a distância total percorrida e aproveita a hora do almoço para se encontrar com a Maria em Cascais."
  • É Gratuito - Embora exista uma subscrição mensal para quem deseja maior rapidez no acesso ao serviço, o ChatGPT é de uso livre e gratuito. Experimente contratar um assistente humano, facultar-lhe um espaço e condições de trabalho, definir um horário de trabalho, etc.... pois, o ChatGPT não almoça, não precisa de um local de trabalho, trabalha 24x24h - 365 dias/ano e não cobra nada, Ah e não pago impostos. Estamos falados ;);
  • Personalização - O ChatGPT adapta-se ao interlocutor e aprende com ele a melhor forma de responder. A resposta difere em função do modo como a pergunta é colocada e da consequente conversação. É assim a modos que um "assistente alfaiate" que fornece o serviço de resposta à medida do utilizador.
  • É bom a Português e a Matemática ;) - Escreve textos originais, corrige a ortografia/semântica/sintaxe de textos que lhe fornecemos, sintetiza ou expande textos, traduz... enfim "é um barra a escrever". A matemática ainda é melhor! Tente pedir-lhe: "Dá-me uma fórmula de excel para calcular o IMT de um imóvel" e surpreenda-se!
  • Criatividade - Apesar deste predicado estar reservado aos humanos, quem usa o ChatGPT não pode deixar de se surpreender com a facilidade com que este sugere ideias, que um assistente humano teria dificuldade em o acompanhar, no mesmo tempo de resposta e com a mesma criatividade.
    • Para um humano a criatividade precisa de um contexto favorável: estar no dia certo, ter tempo para pensar, inspirar-se em muitas fontes e depois ranger e esforçar as "engrenagens do cérebro" até sair uma ideia. O ChatGPT dispara ideias, à dezena de cada vez:) 
    • Uma forma de colocar a questão passa por quantificar a resposta: "Dá-me 10 sugestões para um post do Dia do Pai, que tenha algo a ver com o imobiliário e com a família". Em 5 segundos tenho 10 sugestões criativas. Escolho uma e peço: "Escreve o texto do post baseado na sugestão 10, de forma mais elaborada e bem disposta e sugere uma imagem", a resposta surge após mais 5 segundos (demoraria mais tempo se fosse um criativo humano a dá-la):

Conclusões(Top▲)

O ChatGPT é uma ferramenta poderosa e versátil que pode revolucionar a forma como os consultores imobiliários trabalham e interagem com os seus clientes. Ao adoptar esta tecnologia, os profissionais do sector poderão melhorar a sua comunicação, eficiência e desenvolvimento profissional, proporcionando um serviço de excelência aos seus clientes. 

Acima de tudo, a rapidez e a qualidade de muitas tarefas irá aumentar, podendo em alternativa usar esse tempo para dedicar aos seus clientes.

Este guia de utilização de 2023 é apenas o começo; explore e descubra como o ChatGPT pode impulsionar o seu negócio imobiliário.

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