A Escolha da Imobiliária certa
Existem mais de 7.000 empresas com licença de mediação imobiliária registadas em Portugal, no IMPIC. A tarefa de escolher a empresa de mediação certa não aparenta ser fácil, pois não? Se estivesse no seu lugar e pretendesse comprar ou vender a minha casa, eis algumas das questões que colocaria:
Imobiliária de grande ou pequena dimensão?
Eis uma questão que não tem uma resposta única. Se pretende vender o seu imóvel por um preço elevado (mais de 350.000€), ou está localizado numa zona de forte procura, então a visibilidade é a palavra adequada. Obviamente que na teoria uma empresa, ou marca de franchising imobiliário, com maior dimensão tem mais recursos financeiros disponÃveis para promover o seu imóvel. Para além disso, se a promoção for feita por uma marca internacional irá ter maior procura por parte dos compradores estrangeiros, para os quais a confiança e a segurança de já conhecerem a marca imobiliária é importante.
Por outro lado, para um imóvel que não está localizado numa zona de forte procura internacional e turÃstica, ou possui um preço de venda mais baixo, a importância de uma agência local não será de menosprezar. O facto de ter instalações fÃsicas próximo da área onde o seu imóvel está localizado poderá ajudar, uma vez que a probabilidade dos interessados que morem nesse local conhecer a agência é grande.
Imobiliária que trabalhe com Exclusividade, sim ou não?Â
Esta é uma questão que é sempre colocada quando se está na fase de escolha da imobiliária. Não querendo influenciar, pois a Keller Williams na qual eu trabalho opera em regime de exclusividade (exceto para imóveis de valor elevado ou empreendimentos com construção nova), é uma questão que deve ser ponderada em função do seu grau de confiança na imobiliária ou no consultor escolhido. Se não conhecer nenhum profissional com referências no qual possa depositar a sua confiança em exclusividade, poderá optar por vender em regime aberto. Mas não se esqueça que existem desvantagens em vender em aberto que eu descrevo neste artigo: contrato-exclusividade-na-venda-sua-casa-nao-é-uma-desvantagem. Se for esta a sua opção não aconselho mais do que 3 imobiliárias e todas elas deverá ter alguma dimensão.
Por outro lado o Contrato de Exclusividade não é um bicho papão! Questões como o tempo de duração do contrato (habitualmente 6 meses) podem assustar o proprietário, mas esta questão não é assim tão importante se ponderada em função das vantagens referidas no meu artigo. Para os meus clientes este nunca foi um problema!
E o Consultor Imobiliário é importante?
Bom, para mim escolher a pessoa certa não é determinante mas é uma das questões mais importantes! Quantas vezes quando lidamos com empresas de serviços, como p.ex. um Banco, não sentimos o mesmo? Se o gestor é do nosso agrado segui-mo-lo, independentemente da agência para onde for trabalhar. O mesmo se passa com o cabeleireiro ou qualquer outro profissional cujo serviço nos tenha satisfeito. Empatia é a palavra chave!
Acredito que, mais do que ter muita experiência no ramo imobiliário (que obviamente não poderá ser pequena) terá que haver uma relação de confiança e conivência harmoniosa entre o proprietário e o consultor imobiliário. Escolha alguém com quem possa conversar e negociar ao longo de todo o processo e que tenha disponibilidade para o fazer, pois caso contrário e ao mÃnimo obstáculo "o verniz vai estalar".
Acredito firmemente na escolha de um consultor que trabalha em função do nosso interesse e não apenas do dele, ou da empresa que representa. Procure profissionais que transpareçam valores como a honestidade e a transparência. Procure alguém reconhecido pelo esforço e dedicação que coloca no seu trabalho, que seja empreendedor e autónomo e que saiba falar e saiba saber estar. Por último, por mais que isto possa parecer ser injusto, dê prioridade a um profissional com provas dadas, como costumo dizer: consultores há muitos, mas de topo há poucos!
E o Marketing?
Pergunte a si mesmo: "O marketing desta imobiliária é sobre eles ou sobre os seus imóveis?". Muitas vezes acontece esta confusão, existem marcas ou consultores que investem muito na auto-promoção mas que em relação aos imóveis que promovem, pecam por falta de investimento.
E quando falamos de Marketing, falamos também sobre tudo o que possa melhorar a perceção dos clientes em relação ao seu imóvel: boas fotografias (que não falseiem a perceção de terceiros), vÃdeos, bons descritivos, tradução profissional do imóvel (pelo menos em inglês), etc. etc.
Por outro lado, é importante que os imóveis tenham destaques pagos nos principais sites anunciantes (Idealista, Imovirtual, etc.), não basta que o seu imóvel seja colocado para ao fim de 1 semana desaparecer no fundo das listagens destes sites. Também é importante a divulgação nas redes sociais, Google e Bing, etc. etc. Tudo quanto possa aumentar a visibilidade do seu imóvel é bom, desde que feito com qualidade e profissionalismo.
Como posso avaliar um consultor ou uma imobiliária?
Comece por procurar referências de outros proprietários que conheça e que tenham vendido bem a sua casa. Não existe melhor referência do que a indicação por parte de um cliente anterior, que tenha ficado satisfeito. Procure um consultor que seja especialista na área em que está localizado o seu imóvel. Há sempre alguém que se destaca mais, esse é um dos que deverá considerar.
Procure chegar à fala com ele, faça perguntas tais como: "em quanto tempo acha que venderia a minha casa?", "quanto acha que poderá valer a minha casa?", "baseia a sua estimativa em quê?", "fez algum estudo de mercado que me possa mostrar?", "quais os imóveis que vendeu recentemente nesta área?", "que estratégia de marketing vai usar para promover o meu imóvel?". "que melhorias me aconselha a fazer antes de pôr a minha casa à venda?" Pelo tipo de respostas ficará com uma percepção de quem tem pela frente. Excesso de otimismo é mau. Preço de venda milagroso acima das suas expetativas, também é mau. Procure sinais de honestidade e humildade e alguém que lhe inspire confiança. Valorize a sinceridade e a paixão no seu discurso. Avalie o grau de conhecimento técnico que ele possui. Siga o seu instinto!
Os consultores de sucesso nunca surgem do nada, leva muito tempo para construir um histórico que atraia uma carteira de imóveis de qualidade. Têm normalmente uma carreira ligada a relações públicas, têm formação ou currÃculo académico, dominam lÃnguas e acima de tudo é fácil de verificar o rasto dos imóveis vendidos, prémios, testemunhos, etc. O Google e o Linkedin são os seus amigos de confiança quando se trata de avaliar o currÃculo e o passado de um profissional.
Quanto à s imobiliárias, avalie se o front-office de atendimento telefónico é bom. Procure saber o rasto positivo ou negativo que estas sempre deixam na Web. É fácil verificar se existem muitas queixas ou imbróglios jurÃdicos, a Internet é um terreno minado de pistas, para o bem ou para o mal. Procure ponderar os testemunhos negativos com os positivos. Queixas todas as empresas possuem, o que é importante é verificar se os responsáveis se preocupam em responder e se o tipo de respostas demonstram vontade real de resolver os problemas que sempre ocorrem.
Não existem muitos rankings onde se possa apoiar para poder avaliar uma imobiliária, mas a sua presença nas redes sociais ajuda a aferir do grau de satisfação dos clientes, ou não. Uma empresa com pouca presença nas redes sociais, ou com poucos testemunhos, pode ser um indÃcio de falta de transparência.