O contrato de exclusividade na venda da sua casa não é uma desvantagem

O contrato de exclusividadeinfo-icon proposto por algumas imobiliárias, entre as quais a empresa onde trabalho; a Keller Williams, é normalmente um dos requisitos que mais faz balançar o proprietário na hora de decidir qual a estratégia para vender a sua casa. Contudo, o que parece ser uma desvantagem à primeira vista, não o é, e a prova disso acaba por vir ao de cima com o passar do tempo.

Vantagens do Contrato de Exclusividade

Aqui ficam algumas razões para não ter receio de assinar um contrato de exclusividade para vender a sua casa:

O Empenho do mediador na venda da sua casaO Empenho - O proprietário ganha uma dedicação maior por parte do consultor que trabalha em modo de exclusividade, contrariando a ideia errada de que: se existirem "n" consultores concorrentes a trabalhar em paralelo no mesmo imóvel, o trabalho é multiplicado por "n". O que a experiência acaba por demonstrar é que, depois de um pico inicial de atividade logo após a celebração do "contrato aberto" (imóvel à venda por diversas mediadoras), esta vai diminuindo e o imóvel tende a perder interesse por parte dos consultores, os quais preferem focar-se nos imóveis que vendem em exclusividade, em detrimento dos que são vendidos em "contrato aberto".

Riscos na venda da sua casa sem exclusividadeOs Riscos - A venda de uma casa, ao contrário do que pode parecer à primeira vista, não é uma mera transação idêntica à de tantos outros produtos comerciais. Existem demasiadas "armadilhas" jurídicas, fiscais e financeiras que podem conduzir o proprietário a situações bastante complicadas. Ora, o papel de um consultor imobiliário experiente e devidamente assessorado por uma equipa profissional, é aconselhar a cada momento o seu cliente e evitar que tal aconteça.

O tempo para vender a sua casa sem contrato de exclusividadeO Tempo - Esta é uma variável que deve contribuir para a qualidade da venda e não para uma venda a qualquer preço. Você confiaria num cirurgião cerebral só porque ele promete efetuar a operação de forma mais rápida? Ou num mecânico de oficina? Ou num construtor de uma casa? Não? Pois claro! Tem receio do que possa suceder no final, certo? Com a venda de uma casa não é diferente. Arriscar a sua casa numa competição desenfreada que pode acabar por desvalorizar o seu imóvel e aumentar a sua frustração, não parece assim tão boa ideia, pois não? Tudo isso para evitar um contrato de exclusividade, cujo período de tempo regra geral é de apenas 6 meses! 

O foco na venda da sua casaO Foco - Para o consultor, a exclusividade significa que este tem tempo para desenvolver um trabalho profissional. O seu foco deixa de estar centrado na competição com os restantes vendedores da sua casa e passa a incidir na procura do melhor cliente. Ou seja; aquele comprador que está disposto a valorizar o seu imóvel pelo preço mais elevado e a concretizar a compra no período de tempo mais curto. O consultor, em vez de lutar contra o tempo, passa a lutar pela valorização do seu imóvel, porque ambos têm a ganhar mais com isso.

O Marketing na venda da sua casaO Marketing - Quando o mediador lhe oferece a "não exclusividade" como uma vantagem e simultaneamente lhe promete usar um marketing poderoso ao serviço da comercialização do seu imóvel, ele não está a ser totalmente verdadeiro. O Marketing nos dias que correm tem custos elevados, quer se trate de marketing tradicional ou de marketing digital. Investir nas redes sociais, em equipas de profissionais (fotógrafos, produtores de audiovisual, marketters e designers, tradutores, etc.), nos múltiplos sites de anúncios nacionais e internacionais, etc. tem custos, muitos custos. A exclusividade é o preço a pagar por chegar em primeiro lugar junto do cliente final e conseguir o melhor cliente para a sua casa.

A confidencialidade na venda da sua casaA Confidencialidade - Nem sempre este argumento é suficientemente ponderado pelos proprietários que pretendem preservar a sua confidencialidade durante o processo de venda da casa. É fácil de perceber que, se esse é um fator importante para si, ao optar pela não exclusividade está a trilhar o caminho oposto ao pretendido. Um consultor experiente, que disponha de tempo suficiente pode conseguir vender a sua casa, terá o tempo e o estímulo adicional para explorar a sua rede de contactos e conseguir um comprador, mesmo sem recorrer à publicidade desregrada que a competição entre vários mediadores lhe traria por certo.

A partilha entre consultores imobiliários na venda sem exclusividadeA Partilha - Uma das vias para aumentar a visibilidade de um imóvel e para alcançar clientes qualificados passa pela partilha entre o consultor imobiliário e os restantes colegas da sua agência, ou de outras. Quando existe um Contrato de Exclusividade o consultor está mais à vontade para divulgar o mesmo, porque tem a garantia que não irá perder o negócio para a concorrência durante o período contratual. Mas quando a promoção é feita em regime de Contrato Aberto, tal não acontece por receio do consultor o que dificulta a promoção do imóvel e a subsequente venda.

A desvalorização de uma casa vendida sem exclusividadeA Desvalorização - Um imóvel para venda, ainda "virgem" no mercado, provoca interesse e curiosidade, isto porque ainda poucos o conhecem, conseguindo manter intacta a sua "aura de valorização". Um imóvel promovido por várias mediadoras, cada uma usando descritivos e reportagens fotográficas distintas, às vezes com o preço desatualizado, concorre rapidamente para uma imagem de imóvel "em quem ninguém pega e que provavelmente terá algum problema".

Resumindo: não receie um contrato de exclusividade, seis meses não são uma eternidade, mas sim uma oportunidade para junto com um profissional com provas já dadas, poder melhorar as suas chances de vender bem a sua casa

Estes são apenas alguns dos argumentos que confirmam o velho ditado: "depressa e bem não há quem!".

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