Prata Riverside Village - Prémio de melhor empreendimento imobiliário de habitação no Salão Imobiliário de Lisboa - 2019

O projeto da responsabilidade da VIC Properties, o condomínio de luxo “Prata Riverside Village”, venceu o prémio de melhor empreendimento imobiliário de habitação no Salão Imobiliário de Lisboa - 2019.

O projeto da responsabilidade da VIC Properties S.A. foi eleito no âmbito dos prémios do Salão Imobiliário de Lisboa (SIL) 2019, atribuído de forma unânime pela Fundação AIP e pelo Conselho Estratégico do SIL.

A VIC Properties teve uma forte presença no salão do Parque das Nações, através do seu stand Prata Riverside Village, onde foi apresentada a maquete do projeto - da responsabilidade do arquiteto Renzo Piano - complementada com informações acerca da sua comercialização.

João Cabaça, CEO da VIC Properties, comentou esta distinção na categoria de habitação da seguinte forma:

“É com grande satisfação que vemos o Prata Riverside Village receber a distinção de melhor empreendimento imobiliário, reconhecimento de qualidade e da inovação daquele que é o primeiro grande 'projecto de autor' em Lisboa, desenhado para explorar ao máximo uma relação ímpar com o rio e com a zona verde envolvente. Com alicerces no passado, mas com os olhos postos no futuro, este empreendimento representa o que Lisboa tem de melhor para oferecer, inspirando a uma nova forma de viver a cidade”

Trata-se do primeiro contributo de Renzo Piano para o desenvolvimento do sector imobiliário em Portugal. O renomado arquiteto italiano, distinguido em 1998 com o Prémio Pritzker de arquitetura de Itália, lidera uma agência internacional de arquitetura, chamada “Renzo Piano Building Workshop” (RPBW), sediada em Paris, em cujo atelier trabalham mais de 90 arquitetos. 

Renzo Piano, com mais de 120 projetos na Europa, América e na zona Ásia-Pacífico, conquistou a fama e o respeito com diversos projetos icónicos, desde a década de 70 do século passado até à atualidade, entre os quais se destacam:

Menil Collection (Houston, Texas), o Aeroporto Internacional de Kansai  (Osaka, Japão), o Centro Cultural Tjibaou (Nova-Caledônia), a Instituição Beyeler (Basileia, Israel), o Auditório de Roma, a Casa Hermès (Tóquio, Japão), a renovação e a extensão realizadas na Morgan Library (edifício da “New York Times”), a Academia de Ciências (São Francisco, Califórnia), a torre “The Shard” (Londres, Inglaterra), o Museu da Astrup Fearnley (Oslo, Noruega), a Instituição Pathé (Paris, França), o Campus da Universidade de Columbia e o Museu da Arte Americana (Nova Iorque, E.U.A.), Fundação Stavros Niarchos (Atenas),  etc.

Este projeto veio criar uma nova centralidade em Lisboa, renovando a antiga zona industrial de Braço de Prata, em Marvila, com a construção de uma “vila à beira rio”, dando continuidade à intervenção do Parque das Nações, procurando ligar os bairros de Lisboa ao Tejo.

Estão previstas mais de 700 habitações, lojas, restaurantes, escritórios, parques infantis e outros equipamentos, tudo isto junto a um espaço verde que vai nascer com o nome de Parque Ribeirinho Oriente.

Os apartamentos, com tipologias e preços variados, foram pensados para desfrutar da combinação perfeita entre Luz, Conforto e Estilo, entre o verde e o azul do Tejo.

A VIC Properties prevê um investimento de mais de 400 milhões de euros, com conclusão prevista para 2023, contando com 12 lotes e uma área total de construção de 128 000 m2 (sendo 102 000 m2 dedicados à habitação). Os primeiros edifícios já se encontram em fase de construção e comercialização, sendo este o estado atual:

  • O Edificio One O Lote 8, que já se encontra construído e habitado, conta com total de 28 apartamentos;
  • O Edifício Riverside, fica localizado no Lote 7, com 40 apartamentos, encontra-se em fase de construção e tem conclusão prevista para Julho de 2020;
  • O Edifício West, localizado no Lote 1, começará brevemente a ser construído, terá 107 apartamentos de T0 a T3 e o fim da construção está previsto para o 1º trimestre de 2021.

Os preços variam entre os 285 mil e os dois milhões de euros. 

Siga-me nas redes sociais