prémio de melhor empreendimento imobiliário de habitaçãoO projeto da responsabilidade da VIC Properties, o condomínio de luxo “Prata Riverside Village”, venceu o no Salão Imobiliário de Lisboa - 2019.
O projeto da responsabilidade da VIC Properties S.A. foi eleito no âmbito dos prémios do Salão Imobiliário de Lisboa (SIL) 2019, atribuído de forma unânime pela Fundação AIP e pelo Conselho Estratégico do SIL.
A VIC Properties teve uma forte presença no salão do Parque das Nações, através do seu stand Prata Riverside Village, onde foi apresentada a maquete do projeto - da responsabilidade do arquiteto Renzo Piano - complementada com informações acerca da sua comercialização.
João Cabaça, CEO da VIC Properties, comentou esta distinção na categoria de habitação da seguinte forma:
“É com grande satisfação que vemos o Prata Riverside Village receber a distinção de melhor empreendimento imobiliário, reconhecimento de qualidade e da inovação daquele que é o primeiro grande 'projecto de autor' em Lisboa, desenhado para explorar ao máximo uma relação ímpar com o rio e com a zona verde envolvente. Com alicerces no passado, mas com os olhos postos no futuro, este empreendimento representa o que Lisboa tem de melhor para oferecer, inspirando a uma nova forma de viver a cidade”
Renzo Piano Building Workshop” (RPBW), sediada em Paris, em cujo atelier trabalham mais de 90 arquitetos. Trata-se do primeiro contributo de Renzo Piano para o desenvolvimento do sector imobiliário em Portugal. O renomado arquiteto italiano, distinguido em 1998 com o Prémio Pritzker de arquitetura de Itália, lidera uma agência internacional de arquitetura, chamada “
Renzo Piano, com mais de 120 projetos na Europa, América e na zona Ásia-Pacífico, conquistou a fama e o respeito com diversos projetos icónicos, desde a década de 70 do século passado até à atualidade, entre os quais se destacam:
A Menil Collection (Houston, Texas), o Aeroporto Internacional de Kansai (Osaka, Japão), o Centro Cultural Tjibaou (Nova-Caledônia), a Instituição Beyeler (Basileia, Israel), o Auditório de Roma, a Casa Hermès (Tóquio, Japão), a renovação e a extensão realizadas na Morgan Library (edifício da “New York Times”), a Academia de Ciências (São Francisco, Califórnia), a torre “The Shard” (Londres, Inglaterra), o Museu da Astrup Fearnley (Oslo, Noruega), a Instituição Pathé (Paris, França), o Campus da Universidade de Columbia e o Museu da Arte Americana (Nova Iorque, E.U.A.), Fundação Stavros Niarchos (Atenas), etc.
Este projeto veio criar uma nova centralidade em Lisboa, renovando a antiga zona industrial de Braço de Prata, em Marvila, com a construção de uma “vila à beira rio”, dando continuidade à intervenção do Parque das Nações, procurando ligar os bairros de Lisboa ao Tejo.
Estão previstas mais de 700 habitações Parque Ribeirinho Oriente., lojas, restaurantes, escritórios, parques infantis e outros equipamentos, tudo isto junto a um espaço verde que vai nascer com o nome de
Os apartamentos, com tipologias e preços variados, foram pensados para desfrutar da combinação perfeita entre Luz, Conforto e Estilo, entre o verde e o azul do Tejo.
A VIC Properties prevê um investimento de mais de 400 milhões de euros, com conclusão prevista para 2023, contando com 12 lotes e uma área total de construção de 128 000 m2 (sendo 102 000 m2 dedicados à habitação). Os primeiros edifícios já se encontram em fase de construção e comercialização, sendo este o estado atual:
- O Edificio One O Lote 8, que já se encontra construído e habitado, conta com total de 28 apartamentos;
- O Edifício Riverside, fica localizado no Lote 7, com 40 apartamentos, encontra-se em fase de construção e tem conclusão prevista para Julho de 2020;
- O Edifício West, localizado no Lote 1, começará brevemente a ser construído, terá 107 apartamentos de T0 a T3 e o fim da construção está previsto para o 1º trimestre de 2021.
Os preços variam entre os 285 mil e os dois milhões de euros.