A Inteligência Artificial e o Imobiliário em 2023

O hype da atualidade é liderado pelo ChatGPT e pelo Google Bard AI. Estas aplicações Web possuem poderosos motores de inteligência artificial e prometem revolucionar a atividade humana em todas as suas vertentes, com destaque para a atividade profissional. Há quem diga que se trata de uma nova Revolução Industrial.

A mediação imobiliária ainda não tinha recuperado das ameaças provenientes das empresas fintech e outras (como a Zillow e a Redfin), que ambicionam "uberizar" esta atividade, e subitamente depara-se com um novo desafio, cujo impacto e consequências ainda são difíceis de antecipar.

Poderia iniciar este artigo abordando as vantagens que a Inteligência Artificial trará ao setor imobiliário. No entanto, apetece-me "ir contra a corrente" e começar pelas características do ChatGPT que menos aprecio:

1 - O ChatGPT não tem nome de gente. Pergunto: "Como te chamas?" Resposta: "ChatGPT". Não conheço nenhum ser inteligente ao cima da Terra que não tenha um nome. Nome de gente, entenda-se. Um simples nome bastaria, em vez de ChatGPT, Bard ou Lambda. E porque não Elsa? "Oh Elsa, ajuda-me!", "Oh Elsa, recomenda-me um proprietário que precise de vender a sua casa.", "Oh Elsa, sabes de alguma casa por arrendar, na zona de Oeiras, abaixo de 1000€?". Pois nem o ChatGPT aceita chamar-se Elsa, nem eu gosto das respostas que ele dá a estas questões ;)

2- O ChatGPT não tem dúvidas. Tal como o Sebastião (este nome também serviria) o ChatGPT sabe tudo, tudo, tudo, não tem dúvidas e nunca se engana. O ChatGPT consegue ser tão assertivo, confiante e persuasivo nas respostas que juraria que está sempre certo, mesmo quando comete erros básicos! Faço uma pergunta e ele consulta os seus vastos chips de memória, processa, tritura e despeja caractere a caractere a sua "verdade", sem hesitações nem dúvidas e sem um pequeno "espera aí, deixa-me pensar melhor..." ou um "não tenho bem a certeza...". Mesmo quando a resposta parece um conjunto desconexo de ideias e temas, ele articula-se. Fico sempre desconfiada de quem sabe tudo e não tem dúvidas ;)

2- O ChatGPT nunca se compromete. Pergunto-lhe: "De onde surgiu essa resposta? Onde leste? Quem te disse tal?Resposta: "Eu sou um modelo de linguagem desenvolvido pela OpenAI e não recebo informações diretamente de uma pessoa específica. Em vez disso, o meu conhecimento é derivado de grandes quantidades de texto e dados disponíveis na internet, livros e outras fontes confiáveis". Ah... porque sou um software de Inteligência Artificial e não revelo as fontes... tretas! Tem medo que eu o processe, caso levante falsos testemunhos :)

Ora, estas são 3 características que o desqualificam para entrar no grupo dos Consultores Top :) Um Consultor Imobiliário de confiança tem nome e dá a cara, tem dúvidas e partilha-as com os seus clientes, compromete-se e assume a responsabilidade pelos seus erros. Tenho dito!

Inteligência Artificial, a ponta do iceberg

Brincadeiras de lado, o ChatGPT representa a ponta de um iceberg que há muito tempo se preparava para emergir. Por esse mundo fora, os grandes investimentos privados da última década têm-se concentrado na Inteligência Artificial (AI) e na Big Data. Essas duas áreas de pesquisa e desenvolvimento têm atraído quantias astronómicas de dinheiro e recursos humanos, em busca do "Santo Graal" dos negócios: substituir seres humanos em certas tarefas, aumentando a produtividade e melhorando o serviço prestado. Contudo, o objetivo principal, ainda que dissimulado, é evidentemente aumentar os lucros das grandes empresas e corporações que investem nessas duas áreas.

E qual será o futuro da atividade imobiliária? Seremos todos substituídos em breve por "bots", "chats" e "daemons" artificiais? Acredito que não. Acima de tudo, "este é um negócio de pessoas para pessoas". Como escreveu Massimo Forte, uma referência imprescindível na mediação imobiliária em Portugal:

“…nos últimos 20 anos este sector assistiu à passagem de um negócio puramente baseado em imóveis para outro essencialmente e totalmente focado em pessoas. Cada vez mais, a Mediação Imobiliária é uma atividade onde prevalece a ligação e a relação com os clientes, e não apenas uma carteira de imóveis. Quem ainda não percebeu isto estará ou irá certamente encontrar grandes dificuldades na angariação e fecho de vendas.

Quais são as ferramentas de Inteligência Artificial mais importantes, em 2023?

Esqueça a Siri e a Alexa, as regras do jogo mudaram!  Nasceu uma nova estrela no panorama da Inteligência Artificial, chamada ChatGPT. Este software integra-se numa tendência crescente na investigação e desenvolvimento de inteligência artificial, visando criar modelos de linguagem e automação cada vez mais avançados. Mais ferramentas similares estão anunciadas para breve e outras já estão ativas, nomeadamente o Google Bard, o Einstein GPT da poderosa empresa de software Salesforce (baseado num sistema proprietário e no próprio ChatGPT), o IBM Watson Assistant, etc. etc.

A corrida em direção ao mundo dourado das redes neurais e do machine learning já começou, segurem-se!

Além dos Chats de Linguagem Natural, novas aplicações baseadas nestas ferramentas estão em fase de desenvolvimento, com o objetivo de adaptá-las a diferentes modelos de negócio e, assim, redesenhar o panorama profissional de muitas atividades. Destaco as mais notáveis: ChatGPT e Google Bard AI.

ChatGPT

ChatGPT - A Inteligência Artificial ao serviço do Imobiliário

A empresa Open AI, sediada em Silicon Valley, nos EUA, lançou o ChatGPT em junho de 2020 e fez a sua divulgação oficial em novembro de 2022. Esta aplicação web tem como base um modelo de inteligência artificial, oferecendo uma ampla gama de serviços, desde a escrita de poesia, artigos jornalísticos e livros até ao desenvolvimento de código de programação e muito mais. É, provavelmente, a tecnologia mais poderosa e imprevisível da sua geração!

Sam Altman, o CEO da OpenAI, estabeleceu um acordo multimilionário com a Microsoft para os próximos anos, visando a integração da tecnologia em diversos serviços da gigante multinacional, com especial destaque para o Bing, a sua ferramenta de pesquisa. O ritmo de crescimento do ChatGPT é impressionante, já contando com dezenas de milhões de utilizadores em todo o mundo, tornando-se na aplicação com a adesão mais rápida da história da internet. Esta ferramenta atraiu 57 milhões de utilizadores apenas em dezembro e, segundo várias fontes, o número de utiizadores registados em janeiro já deverá ter ultrapassado os 100 milhões.

Nada melhor do que uma apresentação feita pelas palavras do "próprio":

O ChatGPT é um grande modelo de linguagem artificial, desenvolvido pela OpenAI, sendo um dos maiores criados até hoje, com 175 mil milhões de parâmetros. O ChatGPT foi projetado para gerar respostas humanas a perguntas em modo texto, tornando-o útil para uma ampla gama de tarefas de processamento de linguagem natural.

Uma das principais inovações do ChatGPT é sua capacidade de gerar respostas coerentes e contextualmente apropriadas para as perguntas que lhe são colocadas. Isso é obtido através de uma combinação de algoritmos avançados de aprendizagem automática, grandes quantidades de dados recolhidos da Web e uma arquitetura de rede neural sofisticada. À medida que mais e mais dados se tornam disponíveis, a nossa compreensão da aprendizagem via inteligência artificial e das redes neurais continuará a crescer.

O desenvolvimento do ChatGPT teve início em 2018 com o GPT-1 e prosseguiu através do lançamento de modelos progressivamente mais sofisticados: o GPT-2, a versão atual - o GPT-3 - e, recentemente, foi lançada uma versão ainda mais aperfeiçoada, a GPT-4.

Google Bard AI

Google Bard IA - O concorrente da Google ao ChatGPT

O Google Bard AI é um chatbot desenvolvido pela Google, ou seja, um sistema concebido para simular conversas humanas. Este é sustentado por inteligência artificial e utiliza técnicas avançadas de processamento de linguagem natural, desenvolvidas no âmbito do sistema proprietário da marca: LaMDA.

Logo após o ChatGPT se tornar viral nos meios de comunicação internacionais e atrair a atenção mundial, a Google apressou-se a anunciar o lançamento, para breve, de uma ferramenta semelhante: o Bard AI. É importante destacar algumas diferenças entre eles:

  • Origem dos Dados: Enquanto o ChatGPT (na versão 3) formula as respostas com base nos dados fornecidos até 2021 (Internet, livros, etc.), o Google Bard extrai informações diretamente da Internet, possuindo teoricamente informações mais atualizadas.
  • Acessibilidade: O acesso ao ChatGPT é aberto e gratuito, contudo, existe uma subscrição mensal paga, designada por ChatGPT Plus, com um custo de 20 €. Não obstante, não se verificam diferenças no conteúdo das respostas quando comparada à versão gratuita. Quanto ao Google Bard AI, atualmente em fase de testes, prevê o lançamento para Fevereiro/Março de 2023 e está disponível apenas para um número limitado de utilizadores.
  • Utilidade: O ChatGPT possibilita a geração de relatórios e resumos, a criação de materiais de marketing, a realização de traduções entre idiomas, o fornecimento de ideias e sugestões, a escrita de código de programação e a redação de ensaios. Além disso, é capaz de explicar conceitos complexos e simular uma conversa como se fosse uma pessoa real, entre outras funções. Já o Google Bard auxilia nas funções básicas de pesquisa, na explicação de conceitos complexos e no fornecimento de ideias e sugestões.

Como o ChatGPT e o Bard podem ser úteis na atividade imobiliária?

Deixando receios e críticas de lado, esta, como muitas outras inovações tecnológicas, são apenas ferramentas que tanto podem ajudar quanto prejudicar os profissionais do setor imobiliário. O segredo reside na sua correta utilização. 

ChatGPT e Google Bard AI, como podem ajudar na atividade imobiliária?

O âmbito de aplicação é ilimitado e abrange diversas áreas do ramo imobiliário, desde a construção até à mediação::

  • Mediação Imobiliária:
    • auxiliar consultores imobiliários na redação de descrições mais completas, assertivas e atrativas para o portfólio de imóveis;
    • facilitar a construção e síntese de respostas aos e-mails dos clientes;
    • criar e aperfeiçoar scripts de captação de imóveis, destinados a contactar clientes, prospects e proprietários;
    • ajudar na elaboração de relatórios de feedback sobre a atividade de mediação, enviados periodicamente aos proprietários;
    • planear eventos de divulgação de imóveis, tais como Open Houses ou outros, etc.
  • Tradução: 
    • sendo um modelo de IA, o ChatGPT possui amplas capacidades de tradução, sendo capaz de traduzir entre várias línguas e dialetos. Assim, pode ser utilizado para enviar mensagens a clientes estrangeiros ou traduzir descrições de imóveis, bem como validar a respetiva sintaxe e semântica;
    • as línguas em que o ChatGPT foi mais treinado incluem: Inglês, Espanhol, Francês, Alemão, Italiano, Português, Chinês (Mandarim), Japonês, Coreano, Russo, Árabe, Holandês, Sueco, Dinamarquês, Norueguês, Finlandês, Turco, Polaco, Hebraico, Grego, Tcheco, Húngaro, Romeno, Ucraniano e Tailandês;
  • Marketing: 
    • planear e ajustar a estratégia de marketing;
    • auxiliar na criação de campanhas publicitárias, procurando inspiração para temas, textos e slogans;
    • sugerir ideias e redigir posts para redes sociais;
    • ajudar na elaboração de artigos para o blog, ou a newsletter, etc.
  • Gestão e Finanças:
    • colaborar na elaboração de estratégias de negócio e decisões de gestão;
    • auxiliar na análise financeira (o ChatGPT é ótimo na criação de fórmulas para o Excel);
    • apoiar na redação de documentos legais, especialmente na área de cobranças. Tenha em atenção que o ChatGPT não substitui um advogado ou solicitador, mas pode contribuir para o envio de cartas mais assertivas e profissionais a clientes incumpridores.
  • Decoração e Home Staging: esclarecer dúvidas sobre tendências recentes em decoração, obter inspiração para intervenções de home staging, estilos de mobiliário, paletas de cores e muito mais.
  • Arquitetura: fornecer ideias e detalhes que auxiliem arquitetos no projeto de edifícios.

O OpenAI disponibiliza outra ferramenta, o DALL·E 2, que se encontra em fase de desenvolvimento e aperfeiçoamento. Este é um sistema de Inteligência Artificial de ponta, capaz de gerar imagens variadas e extremamente detalhadas a partir de descrições textuais ou variações relacionadas com uma imagem fornecida. De facto, a versão mais recente do ChatGPT, a 4.0, lançada hoje, promete analisar vídeos e imagens e interpretá-los, expandindo as possibilidades de interação com o utilizador e na criação de conteúdo multimédia.

Em suma, as ferramentas de Inteligência Artificial são atalhos para o conhecimento e o know-how, funcionando maravilhosamente como apoio e assistente em várias áreas da atividade imobiliária. Ferramentas como o ChatGPT 4 impressionam pela rapidez com que respondem a perguntas complexas, mas é importante complementá-las com pesquisas adicionais junto de fontes credíveis.

Pode consultar o meu Guia do ChatGPT patra consultores imobiliários.

ChatGPT - Alucinações, Erros e Remissão

ChatGPT - Erros e Alucinações

Embora o ChatGPT seja treinado com um extenso conjunto de dados e apresente bom desempenho em diversas tarefas, pode cometer erros e gerar respostas confusas ou enganosas. É crucial que os utilizadores estejam conscientes dessa limitação e não considerem as respostas como verdadeiras sem antes verificar outras fontes. Na versão 4.0 do ChatGPT, foi empreendido um grande esforço para atenuar estes efeitos, mas a empresa reconhece que ainda não estão completamente resolvidos. Portanto, tenha em mente que:

  1. O ChatGPT pode sofrer de "alucinações" e fornecer informações incorretas, tirar conclusões erradas, e os textos podem incluir frases ou palavras sem sentido, ou com erros ortográficos e de sintaxe;
  2. O ChatGPT pode misturar informações desatualizadas em relação ao local e ao tempo, enviesando as respostas e induzindo em erro;
  3. O ChatGPT possui conhecimento do mundo mais limitado do que o Google Bard. Na versão 3, apenas tem acesso a eventos e factos anteriores a 2021;

Basta solicitar, e o ChatGPT assume o papel de uma poetisa famosa. Pedi-lhe para escrever um breve poema como se fosse Sophia de Mello Breyner Andresen, e eis a resposta:

No mar de espuma, ondas quebrando,
A praia veste o manto da saudade,
Nas dunas, o vento dança, murmurando
Segredos ancestrais, na eternidade.

Na luz do sol, o sal se cristaliza,
As gaivotas no céu fazem a ronda,
Do farol a mensagem se eterniza,
Luzindo aos navegantes, além da sonda.

As conchas trazem histórias de viagem,
Guardam dentro de si, sonhos e lendas,
E nas areias brancas, a paisagem,
Se entrelaça em canções, que o tempo prendas (?).

Eu, Sophia, olho o mar com olhos límpidos,
Encontro inspiração na natureza,
Nos elementos, vejo o infinito,
E na simplicidade, a beleza.

Sophia de Mello Breyner Andresen - by ChatGPT

Não fosse pelo "by ChatGPT" e muitos seriam enganados. Mas espera! Perguntei ao ChatGPT: "Tens a certeza que a sintaxe da frase « Se entrelaça em canções, que o tempo prendas.» está correta?" Resposta:

Peço desculpas pelo erro. Agradeço por apontá-lo. Vou corrigir a frase para melhorar a sintaxe e a coerência. Aqui está a estrofe corrigida:

As conchas trazem histórias de viagem,
Guardam dentro de si, sonhos e lendas,
E nas areias brancas, a paisagem,
Se entrelaça em canções que o tempo prende.

Surpresa! Afinal este ChatGPT 4, acabado de sair do caldeirão da Inteligência Artificial, reconhece erros e assume as suas vulnerabilidades :)

No entanto, um dos erros admitidos pela empresa é conhecido como "Alucinações do ChatGPT". As alucinações, conforme descritas pelas próprias palavras do Chat de Inteligência Artificial, são:

As "alucinações" do ChatGPT referem-se a momentos em que o modelo gera informações incorretas, irrelevantes ou fantasiosas como resposta a uma pergunta ou solicitação. Essas alucinações podem ocorrer devido a diversos fatores, como a falta de compreensão do modelo em relação ao contexto, ruído durante o treino e aprendizagem, ou limitações na capacidade do modelo em discernir entre informações verdadeiras e falsas.

    Estratégias e Dicas para aproveitar ao máximo o ChatGPT

    Estratégias e Dicas para usar o Chat GPT

    Aparentemente, não são necessárias grandes lições: basta perguntar e o ChatGPT responde. Simples, não é? Bem, nunca é assim tão simples quando se trata da linguagem e da sua utilização num determinado contexto. Aqui estão algumas sugestões para aproveitar ao máximo as capacidades do ChatGPT:

    Forneça contexto - Se perguntar "Como encontrar o melhor consultor imobiliário para vender minha casa?", tente adicionar a localização ou o país à pergunta, por exemplo, "... em Oeiras, Portugal?". Verá que a resposta se adapta à sua localização. Quanto mais detalhes fornecer, mais contextualizada e assertiva será a resposta do ChatGPT. Alguns exemplos: "Escreve um descritivo para uma moradia isolada, totalmente renovada, com 4 quartos, 2 salas, com jardim e piscina, 3 casas de banho, implantada num terreno com 400 m2 e uma área bruta de construção de 220 m2, na Quinta dos Lombos, Carcavelos, Cascais.". Experimente e surpreenda-se.

    Seja específico - Quanto mais específica for a pergunta, maior será a sua satisfação com a resposta. Se a resposta for muito genérica, reformule a pergunta ou adicione mais informações.

    Regenere a resposta - Se a resposta não for adequada, clique no botão "Regenerate response" no fim do painel. O ChatGPT apagará a resposta dada e recomeçará a conversa. Tente reformular a pergunta, fornecendo mais contexto. Uma sugestão: o ChatGPT tende a responder utilizando o português do Brasil ou a relacionar a resposta com a realidade brasileira. Por isso, iniciar ou encerrar as perguntas com "..., em Portugal?" contribui para adaptar a resposta à realidade portuguesa.

    Converse, não pergunte apenas - O ChatGPT muitas vezes comporta-se como uma criança de 5 anos, tentando aprender sobre o tema em discussão para compreender melhor as perguntas. Faça perguntas adicionais para refinar a resposta e ajude o sistema a entender melhor o que pretende. Persista na pergunta e forneça feedback, como "dá-me mais opções" ou "não estou satisfeita com a resposta", entre outros. Conforme a conversa avança, com mais perguntas e respostas relacionadas à questão inicial, o ChatGPT aprende e ajusta-se melhor à resposta desejada.

    Seja paciente e criativo - A resposta desejada nem sempre surge após a primeira pergunta. Insista e forneça mais detalhes, reformule a pergunta ou aborde o assunto de outra perspectiva. Seja criativo nas perguntas e surpreenda-se com as respostas.

    Obtenha traduções mais precisas - Apesar de estar registado e fornecer alguns dados pessoais, as respostas podem ser influenciadas por idiomas mais utilizados, como o português do Brasil. Para evitar isso, formule o pedido da seguinte forma: "Traduz do português de Portugal... "...texto a traduzir..."... para inglês do Reino Unido".

    Peça um tipo específico de texto ou tradução -  Informe o ChatGPT sobre o propósito da tradução ou composição do texto pretendido, por exemplo, "Dá-me uma tradução jurídica de...", "Escreve um artigo técnico sobre...", ou "Escreve uma resposta formal a este email...", etc. Verá que o tom e o estilo da resposta muda.

    Forneça um texto - Além da habilidade de gerar textos "por encomenda", o ChatGPT consegue inspirar-se e elaborar um novo texto com base num já existente, adaptando-o a novas situações ou exigências. Por exemplo, é possível criar descrições de propriedades imobiliárias a partir de uma redação preexistente. Basta fornecer esse texto ao ChatGPT e solicitar que elabore uma versão melhorada. Graças à sua avançada tecnologia de processamento de linguagem natural, o ChatGPT tem a capacidade de ler e compreender o conteúdo, para depois gerar um novo material de elevada qualidade e relevância, tirando partido da sua sofisticada inteligência artificial.

    Quais são as principais desvantagens do ChatGPT?

    A lista não é assim tão grande mas as desvantagens merecem ser levadas em consideração:

    • Respostas imprecisas ou desinformadas - Como os GPTs são treinados através de tentativa e erro, eles são apenas tão precisos quanto os dados e algoritmos em que se baseiam. Pode gerar respostas tecnicamente corretas, mas não totalmente precisas em termos de contexto. Como resultado, algumas conversas com chatbots podem gerar frustração e confusão. A verificação das informações geradas é essencial.
    • Falta de senso comum - Embora o ChatGPT possa gerar respostas semelhantes às humanas e tenha acesso a uma grande quantidade de informações, não possui senso comum ao nível humano e carece do conhecimento que temos. Isso significa que, às vezes, pode fornecer respostas sem sentido ou imprecisas.
    • Falta de inteligência emocional - O ChatGPT gera respostas que parecem empáticas, mas não possui verdadeira inteligência emocional. Não consegue detectar emoções sutis nem responder adequadamente a situações emocionais complexas.
    • Limitações na compreensão do contexto - O ChatGPT tem dificuldade em entender contextos, especialmente sarcasmo e humor. Pode ter dificuldades em captar nuances subtis da comunicação humana, respondendo de forma inadequada ou irrelevante.
    • Conhecimento limitado - Embora o ChatGPT tenha acesso a muitas informações, as fontes de informação com as quais foi treinado são limitadas e anteriores a 2021. Pode não responder a questões muito específicas ou estar a par de desenvolvimentos recentes em certos campos.
    • Dificuldade em gerar conteúdos longos - O ChatGPT tem problemas em gerar conteúdo longo e estruturado. É mais adequado para gerar conteúdos curtos, como resumos ou explicações breves, embora a versão 4.0 prometa colmatar essa falha.
    • Problemas gramaticais - A sensibilidade do ChatGPT a erros gramaticais e ortográficos é limitada. Dou um exemplo disto no poema mencionado. 

    Quais são as principais vantagens do ChatGPT?

    A lista seria infinda, mas vou elencar as que considero mais importantes para a atividade imobiliária:

    • Rapidez - Experimente comparar o tempo que leva para obter uma resposta, recorrendo a um motor de pesquisa ou navegando na Internet, com o tempo que leva para a obter do ChatGPT. É uma das vantagens que mais impressiona, a velocidade com que o ChatGPT fornece informações que levariam dezenas de minutos ou mesmo horas a obter.
    • Versatilidade - Mude de assunto, mude o local, mude o idioma, mude a atividade profissional, mude para um tom mais informal ou mais profissional e o ChatGPT muda e adapta-se como um camaleão.
    • Multilíngue - O ChatGPT bebeu a informação que serve de suporte às suas respostas em dezenas de idiomas. Domina razoavelmente bem as regras de semântica e sintaxe de pelo menos 25 idiomas.
    • Resolução de problemas complexos - A versão 4.0 veio melhorar ainda mais esta funcionalidade. Damos-lhe um conjunto de inputs e ele analisa e sugere uma solução ou um plano. Por exemplo:
      • Pergunta: "Preciso de visitar 3 clientes no mesmo dia, a Ana, o José e a Maria e tenho que almoçar com a Maria. Eu moro em Oeiras, a Ana mora em Setúbal, o José mora em Lisboa e a Maria mora em Cascais. Como devo organizar a minha agenda?"
      • Resposta: 
        • Primeiro, vá a Lisboa e visite o José, pois é o local mais próximo de Oeiras.
        • Depois, siga para Cascais para almoçar com a Maria, já que fica relativamente perto de Lisboa.
        • Após o almoço, finalize o dia visitando a Ana em Setúbal, e depois retorne para Oeiras.

    Esta sequência de visitas minimiza a distância total percorrida e aproveita a hora do almoço para se encontrar com a Maria em Cascais."

    • É Gratuito - Embora exista uma subscrição mensal para quem deseja maior rapidez no acesso ao serviço, o ChatGPT é de uso livre e gratuito. Experimente contratar um assistente humano, facultar-lhe um espaço e condições de trabalho, definir um horário de trabalho, etc.... pois, o ChatGPT não almoça, não precisa de um local de trabalho, trabalha 24x24h - 365 dias/ano e não cobra nada, Ah e não pago impostos. Estamos falados ;);
    • Personalização - O ChatGPT adapta-se ao interlocutor e aprende com ele a melhor forma de responder. A resposta difere em função do modo como a pergunta é colocada e da consequente conversação. É assim a modos que um "assistente alfaiate" que fornece o serviço de resposta à medida do utilizador.
    • É bom a Português e a Matemática ;) - Escreve textos originais, corrige a ortografia/semântica/sintaxe de textos que lhe fornecemos, sintetiza ou expande textos, traduz... enfim "é um barra a escrever". A matemática ainda é melhor! Tente pedir-lhe: "Dá-me uma fórmula de excel para calcular o IMT de um imóvel" e surpreenda-se!
    • Criatividade - Apesar deste predicado estar reservado aos humanos, quem usa o ChatGPT não pode deixar de se surpreender com a facilidade com que este sugere ideias, que um assistente humano teria dificuldade em o acompanhar, no mesmo tempo de resposta e com a mesma criatividade.
      Para um humano a criatividade precisa de um contexto favorável: estar no dia certo, ter tempo para pensar, inspirar-se em muitas fontes e depois ranger e esforçar as "engrenagens do cérebro" até sair uma ideia. O ChatGPT dispara ideias, à dezena de cada vez:) 
      Uma forma de colocar a questão passa por quantificar a resposta: "Dá-me 10 sugestões para um post do Dia do Pai, que tenha algo a ver com o imobiliário e com a família". Em 5 segundos tenho 10 sugestões criativas. Escolho uma e peço: "Escreve o texto do post baseado na sugestão 10, de forma mais elaborada e bem disposta e sugere uma imagem", a resposta surge após mais 5 segundos (demoraria mais tempo se fosse um criativo humano a dá-la):

    Resposta do ChatGPT ao pedido de sugestão de um posto para o Dia do Pai

    Perguntas Frequentes sobre o ChatGPT

    Perguntas Frequentes sobre o ChatGPT

    Quem criou o ChatGPT?

    A OpenAI é responsável por este projeto, tendo como fundadores Elon Musk (PayPal e Tesla), Sam Altman (atual CEO), Peter Thiel (PayPal) e Reid Hoffman (LinkedIn).

    O que é o ChatGPT?

    Trata-se de uma ferramenta web que responde às perguntas colocadas em formato de texto, suportada por um modelo de linguagem baseado em deep learning, um ramo da inteligência artificial.

    O que significa ChatGPT?

    A sigla representa "Generative Pre-Trained Transformer". Os GPTs são sistemas de Inteligência Artificial capazes de "G"erar conteúdo, como texto, áudio, imagens e vídeo. Os modelos são "P"ré-treinados com base em dados finitos e utilizam "T"ransformers para identificar padrões e prever a palavra mais adequada para continuar uma frase.

    Como funciona o ChatGPT?

    Sendo o mais poderoso modelo de linguagem da atualidade, o seu funcionamento é relativamente simples: é treinado com uma grande quantidade de dados da internet (incluindo conversas), livros, artigos e informações, para que possa responder a perguntas de maneira precisa e natural. Os seus algoritmos são treinados para avaliar se uma frase é mais provável do que outra e o sistema tenta adivinhar as palavras omissas em frases e textos. Em resumo, o modelo usa uma combinação de regras gramaticais, análise semântica e respostas pré-treinadas para gerar uma resposta, desenvolvendo progressivamente um modelo de linguagem que se adapta a qualquer contexto. Com o passar do tempo, melhora a sua aprendizagem à medida que recebe mais dados e feedback dos utilizadores.

    Onde posso usar o ChatGPT e para que serve?

    Basta aceder ao link chat.openai.com/chat, registar-se e começar! Pode registar-se e fazer login com a conta de e-mail da Google ou da Microsoft. Graças ao seu modelo genérico de aprendizagem, o ChatGPT pode adaptar-se a diferentes funções com igual sucesso e desempenho: como tradutor, poeta ou escritor famoso, programador informático, músico, jurista, criador de receitas gastronómicas, letrista, etc. Teste-o e ficará surpreendido!

    Quanto custa utilizar o ChatGPT?

    Na versão web existem dois tipos de acesso: o acesso livre e gratuito e uma versão paga cuja subscrição custa 20 euros mensais. A versão paga tem algumas vantagens face à versão gratuita:

    • Disponível mesmo quando a procura é elevada - A versão gratuita pode ter constrangimentos de acesso em determinados momentos do dia, devido ao crescimento exponencial do número de utilizadores.
    • Velocidade de resposta mais rápida - A versão paga oferece uma maior rapidez na resposta do ChatGPT.
    • Acesso prioritário a novos recursos - O ChatGPT está em permanente evolução e desenvolvimento. Os subscritores da versão paga têm acesso prioritário a novidades.

    Existem ainda serviços pagos à parte como a biblioteca API acessível via aplicações comerciais (incorporações em sistemas de atendimento automático, nas viaturas automóveis), etc.

    Como usar o ChatGPT em Português?

    O ChatGPT está disponível em língua portuguesa, basta escrever as perguntas em português e o ChatGPT responderá no mesmo idioma. Recomendo incluir na primeira pergunta, no início da conversa, "..., no idioma português de Portugal", uma vez que o sistema tende a "abrasileirar" algumas respostas.

    Posso usar os textos do ChatGPT para uso comercial?

    Sim. Não há qualquer restrição. Embora a responsabilidade do seu uso caiba a quem publica ou faz uso dos seus textos. Já existem inclusive 20 livros publicados na Amazon totalmente escritos pelo ChatGPT.

    As perguntas que faço são confidenciais. Ficam registadas e podem ser usadas pelo ChatGPT?

    Não. Embora a Open AI se reserve o direito de analisar as conversações do ponto de vista técnico, ainda mais quando existe feedback do utilizador quanto à qualidade das respostas (ver o icon com o polegar levantado, ao lado de cada resposta), a confidencialidade está coberta pelas leis de proteção de dados e não poderão ser incorporadas ou servirem de fundamento para outras perguntas, no futuro.

    O ChatGPT e os restantes Chats de AI vão substituir os motores de pesquisa?

    Não. O Google Search e o Microsoft Bing têm funcionalidades complementares e estão a trabalhar para incorporar estas ferramentas nas suas páginas de pesquisa, de modo a adicionar mais funcionalidades aos seus utilizadores:

    • Fruto de um acordo multimilionário por parte da Microsoft, o Bing já integrou o ChatGPT 4.0 na sua página, ficando esta funcionalidade acessível muito em breve, para todos os 100 milhões de utilizadores.
    • Também muito em breve, a Google terá o Bard IA incorporado na sua página de pesquisa (ainda durante o mês de Março.2023).
    • A integração do ChatGPT com o Google Search pode ser feita facilmente, instalando a extensão ChatGPT for Google no seu browser (Google, Baidu, Bing, DuckDuckGo, Brave, Yahoo, Naver, Yandex, Kagi, Searx),

    Em conclusão, a Inteligência Artificial (IA) tem o potencial de transformar a indústria imobiliária de maneiras significativas nos próximos anos. Embora possa haver desafios a superar, como a privacidade dos dados e a ética no uso da tecnologia, a IA pode fornecer informações valiosas para os agentes imobiliários e proprietários, como previsões de preços de imóveis e padrões de oferta e procura do mercado. Além disso, a IA também pode melhorar a experiência do cliente, automatizando processos e oferecendo recomendações personalizadas com base nas preferências individuais.

    No entanto, é importante lembrar que a IA não pode substituir completamente o papel dos consultores imobiliários ou a tomada de decisões humanas. É fundamental encontrar um equilíbrio entre o uso da tecnologia e a expertise humana para garantir uma indústria imobiliária sustentável e bem-sucedida. Nota: Esta página foi revista e assistida pelo ChatGPT 4.0.

    Siga-me nas redes sociais