Qual o melhor período do ano para vender uma casa?

Saber qual o mês e até o dia da semana em que se deve promover a venda de uma casa pode fazer a diferença num mercado publicitário cada vez mais competitivo.

Esta é uma pergunta que muitos proprietários e mediadores já se fizeram e claro, cada um tem o seu palpite. Mas este assunto é tratado com mais rigor quando se trata de empresas ligadas ao mercado de anúncios imobiliários, tal como o Grupo Zillow (a maior empresa de anúncios on-line para imóveis).

O que dizem os especialistas sobre as estações do ano para vender a sua casa

Estudo do Grupo Zillow sobre a oferta de anúncios de venda de casa nos E.U.A.Para o Zillow e após um estudo relativo aos imóveis publicados nos sites do grupo (que atua maioritariamente nos E.U.A.) é na primeira quinzena de maio que a pressão da oferta mais aumenta, com impacto positivo no volume de vendas. Quem anuncia neste período mágico consegue vender a sua casa 18.5 dias mais rápido do que fora desta janela temporal. De qualquer modo, o período que abrange os meses de Março a Junho é o mais adequado para conseguir vender a sua casa, ou seja durante a Primavera.

Em relação ao dia da semana o estudo refere que o sábado é o melhor dia da semana para iniciar a promoção e a colocação de anúncios de venda. As estatísticas do portal Zillow apontam para uma iteração dos visitantes 20% maior nesse dia, do que para outras casas anunciadas durante o início da semana.

A primavera é a altura certa para fazer planos e mudar de casa
 

Segundo a todo-poderosa HomeOwners Alliance, sediada na Grá-Bretanha e que representa 17 milhões de proprietários de imóveis e 5 milhões de aspirantes a esse estatuto, as estações do ano têm um impacto diferenciado sobre as vendas de imóveis e apresenta as seguintes conclusões:

  • A primavera é a melhor estação do ano para vender a sua casa. Isto deve-se provavelmente ao facto das pessoas estarem mais ausentes durante as férias de verão, ou mais ocupadas durante as celebrações de Natal. Outro facto positivo sobre a primavera é que as casas ficam mais convidativas graças aos jardins e ao ambiente exterior em floração. Além disso, o período de exposição solar aumenta, beneficiando a luz interior das casas e aumentando o tempo útil para marcar visitas.
     
  • O verão nunca foi o melhor momento para vender uma casa. Muitas pessoas escolhem este período para gozar as suas férias e por outro lado os compradores do tipo "familiar" vão estar mais ocupados a gerir o seu tempo de assistência aos mais jovens, por causa das férias escolares e depois, no fim do verão, com o arranque escolar.
     
  • O outono pode ser um bom momento para vender uma casa. O clima ainda facilita as visitas. O número de compradores tende a decrescer após outubro e portanto, as oportunidades que possam aparecer deverão ser aproveitadas.
     
  • O inverno pode ser o momento mais difícil para vender, especialmente antes do Natal. Se não está pronto para colocar a sua casa no mercado antes de dezembro, provavelmente valerá mais a pena esperar até janeiro, quando as pessoas estão mais recetivas a planear o que fazer durante o novo ano.

Outros factores regionais que influenciam o melhor período de venda

Mas, em cada país ou região existem factores de ordem regional que influenciam e até contrariam as tendências descritas. P.ex. em Portugal:

  • O verão é a estação do ano em que o número de emigrantes que visitam o nosso país mais cresce. Ora, o mercado de investidores e compradores pertencentes a este segmento tem vindo a aumentar nos últimos anos. Em 2016, por cada cinco pessoas que procuraram casa para comprar em Portugal, uma vivia fora do País.
     
  • A compra de casa ao abrigo dos Vistos Gold e dos planos especiais de impostos para cidadãos não residentes tem sido um sucesso, contribuindo de forma significativa para atrair investidores, mesmo fora do período mágico da Primavera atrás referido.

Vender a sua casa mais rápido ou pelo melhor preço?

Nem sempre o fator tempo é o mais importante, pelo menos para todos os vendedores. Existem proprietários de casas que privilegiam o preço de venda mais alto, como o fator determinante.

Pois, o que estes estudos também sugerem é que, com o avançar do ano, após o período de maior oferta de anúncios de venda de casas, a oferta tende a escassear tornando os imóveis à venda mais apetecíveis e suscetíveis de propostas concorrentes de compra. Tal, pode contribuir para realizar boas vendas em termos do preço final.

Outros fatores que afectam o sucesso do anúncio da venda de uma casa

No final, o que estes estudos revelam é que a procura e a oferta, nesta como noutras áreas comerciais, tem um efeito muito forte sobre o sucesso da venda. O momento em que decide anunciar a venda da sua casa é importante, mas não determinante:

  • Escolher o preço de venda adequado, quando confrontado com o preço doutros imóveis à venda na vizinhança, é determinante.
     
  • Anunciar no maior número possível de sites especializados, aumentando a janela de visibilidade do seu imóvel é muito importante, sem cair no erro de "banalização do seu imóvel" que a "venda sem contrato de exclusividade" muitas vezes acarreta.
     
  • Publicar anúncios de venda da sua casa recorrendo a fotos/vídeos com qualidade e boas descrições que foquem detalhadamente as características e vantagens da sua casa (descrevendo os serviços, escolas, transportes, etc. que existem nas proximidades) é muito importante.

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